You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

19/07/2018
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Política População Câncer de colo de útero: nova campanha de combate será no dia 05/07, sábado

Câncer de colo de útero: nova campanha de combate será no dia 05/07, sábado

E-mail Print PDF

Coleta CCODe acordo com dados estatísticos dos organismos de saúde pública, o câncer de colo de útero

está ranqueado como a segunda doença que mais mortes por tumor causam no mundo. Dados apontam que embora a incidência do câncer de colo de útero esteja diminuindo, esse tipo de doença está entre as que mais atingem as mulheres e que levam a óbito no Brasil, atrás apenas do câncer de mama.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nobres destaca que, felizmente, as estatísticas apontam que 44% dos casos diagnosticados no País são de lesão in situ precursora do câncer, esta que se apresenta restrita ao colo e não desenvolveu características de malignidade. Nessa fase, segundo o setor de saúde pública municipal, a doença pode ser curada na quase totalidade dos casos.

O câncer de colo de útero, conforme se informa, também é conhecido por câncer cervical, que é uma doença com lenta evolução que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos. A relevância na informação é a que aponta que o principal agente da enfermidade é o papiloma vírus humano, com a sigla científica, HPV, que apresenta como fatores de risco o início precoce da atividade sexual; a prática sexual com múltiplos parceiros e atividade sexual promíscua; baixa imunidade; o tabagismo e más condições de higiene.

Em suas fases iniciais, vale destacar, o câncer de colo de útero não apresenta sintomas. Entretanto, quando os sintomas aparecem, os mais relevantes se apresentam em forma de sangramento vaginal, especialmente, depois das relações sexuais no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa; corrimento vaginal (leucorréia) de cor escura e com mau cheiro. Já em seus estágios mais avançados da doença, outros sinais que podem aparecer são massa palpável no colo de útero; hemorragias; obstrução das vias urinárias e intestinos; dores lombares e abdominais; e ainda perda de apetite e peso.

De acordo com o Coordenador de Programas do município, Lázaro Alves Dias, a avaliação ginecológica, o Exame Citopatológico de Papanicolau (CCO) realizados regular e periodicamente são recursos essenciais para diagnóstico do câncer de colo de útero. Informa ainda que na fase assintomática da enfermidade, o rastreamento realizado por meio do Papanicolau permite detectar a existência de alterações celulares características da infecção pelo HPV ou a existência de lesões pré-malignas.

Visando contribuir para melhorar os dados estatísticos em favor da melhor incidência da doença, a Secretaria de Saúde do município de Nobres dá ênfase à Campanha de Combate ao câncer de colo de útero através da coleta CCO no dia 05 de julho (sábado), nas unidades de saúde dos bairros Jardim Glória, Jardim Petrópolis e na área central da cidade, no Centro Preventivo de Saúde, à Praça Josino Serra. (Assessoria).

 

TRINCHEIRA LIV

Troca de Farpas Todos estavam no mesmo barco para destronar Silval Barbosa (MDB), agora, todos se voltaram contra Pedro Taques e a união histórica entre PMDB e PFL volta a acontecer só que, com a maquiagem da mudança de nome embora os ocupantes das naus sejam os mesmos. A política mato-grossense

Razão desconsiderada

O impasse gerado entre a categoria dos profissionais da Educação e o Executivo municipal está longe de terminar em Nobres. Nenhum dos dois lados cede e o prazo para que os alunos voltem a estudar está sendo esticado. As negociações estão emperradas e a crise entre educação e governo permane