You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

19/10/2019
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Política Agricultura Agricultores familiares de Córrego Fundo ganham elogios e seguem buscando avanços

Agricultores familiares de Córrego Fundo ganham elogios e seguem buscando avanços

E-mail Print PDF

Córrego F 2No último dia 24 de julho, após as 10:30 horas,

reunidos na sede da associação de produtores na localidade de Córrego Fundo, o pessoal que já atua na produção e comercialização de produtos originários da agricultura familiar esteve reunido mais uma vez. Nesta oportunidade, para receber a visita da Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMT e professora de Fitoterapia da Faculdade de Farmácia da UNIC, Isanete G. C. Bieski (foto), que busca a viabilização de projeto em que as plantas medicinais serão objeto de apresentação, estudo, produção e utilização junto àquela comunidade rural, o Projeto "Farmácia Viva".

Mestranda e em fase de conclusão de Doutorado, Isanete Bieski, esclareceu aos presentes os pontos mais importantes do seu projeto, gestado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nobres, na oportunidade, representada pela profissional de Enfermagem Ana Carolina Fortes. A doutora Isanete palestrou para os presentes e adiantou a sua proposta, que é de desenvolver canteiros com ervas medicinais, buscando a disseminação da cura através das plantas. O projeto será desenvolvido em etapas e tem a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Nobres.

Córrego F 5O secretário municipal de Turismo, Cleber de Oliveira Leite, que também exerce interinamente a pasta da Agricultura, convidou o gerente do Sesc Serra Azul, Raimundo Bispo Júnior (foto), que palestrou e apresentou dados positivos sobre o turismo e a sua interligação com a agricultura familiar tendo a alimentação como fator importante dentro da atividade turística. Júnior e sua experiência em números e dados sobre a atividade turística, acrescentou mais conhecimento aos presentes, que já trabalham com a experiência profissional de Hewerton da Silveira Vargas, do Sebrae, que ministra cursos sobre produção e valor agregado à agricultura familiar.

Para uma comunidade que já demonstra senso organizacional e participação ativa na produção rural que vem sendo comercializada na Feira do Produtor Rural de Nobres, eventos como o que foi realizado com a presença de pessoas de reconhecida capacidade técnica e experiência profissional, só vem enriquecer a agricultura familiar em Córrego Fundo, sob a liderança da líder associativa, dona Floriza.

O gerente do Sesc Serra Azul, Raimundo Júnior, elogiou a organização daquela associação e teceu comentários positivos sobre a exposição da produção agrícola ali, naquele dia. Segundo Júnior, as perspectivas de mercado para aqueles produtos são imensas.

Córrego F 8Como um dos coordenadores das ações que visam melhorar e agregar valor a produção, o representante do Sebrae, Hewerton Vargas (foto, à esquerda), também elogiou a participação e organização daquelas pessoas. Vargas destacou o apoio e presença permanente do prefeito Sebastião Gilmar no meio rural como incentivo ao agricultor familiar.

A comitiva municipal, ali representada pelos secretários Cleber Leite e Eva Valdinéia Pereira, secretária do Bem Estar Social, assessores ligados à pasta do Turismo e Agricultura (Dahiana, Dênis, Célio e Dina), também comentaram sobre a participação dos agricultores familiares na comercialização dos seus produtos, seja em Nobres ou em Várzea Grande. Júnior destacou a importância da proximidade de Nobres com o grande centro consumidor, que é Cuiabá e seus 1,5 milhão de habitantes.

Cleber Leite, secretário de Turismo, tem sido um dos mais entusiastas organizadores de reuniões e de articulações para que a comunidade de Córrego Fundo ganhe cada vez mais conhecimento e espaço no mercado.

Córrego F 7O prefeito Sebastião Gilmar, apesar dos elogios recebidos dos presentes pelo incentivo à agricultura familiar, preferiu ver o lado organizado dos agricultores familiares de Córrego Fundo como fator principal para que os olhares se voltem para aquele setor rural. O Chefe do Executivo fez questão de frisar que tudo começou com a participação do então secretário de Agricultura, Irineu Langer, que deu importante contribuição para que os bons frutos produzidos pela agricultura familiar chegassem à cidade.

Conforme Sebastião Gilmar (foto, ao lado) há que se destacar a união de todos em torno do sucesso da agricultura familiar, esta que leva os produtos do campo para a mesa daqueles que vivem na cidade. "Os produtos aqui expostos demonstram a capacidade produtiva dessa gente e nós só temos que reconhecer que isso se deve a organização e a participação, o interesse de cada um pela própria melhoria e da família".

A secretária de Assistência Social e primeira dama, Eva Valdinéia Pereira, além de elogiar os organizadores daquele evento, mostrou-se uma consumidora da produção da agricultura familiar, trazendo para casa verduras e doces.

As reuniões que tem ocorrido na sede da associação em Córrego Fundo, zona rural de Nobres, têm surpreendido os visitantes, mas é a organização e a união de todos que tem sido a marca mais característica dos encontros e serviria até como rótulo dos produtos da agricultura familiar, a "União de Todos Pelo Bem Comum".

Córrego F 3

Córrego F 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Córrego F 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Córrego F 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trincheira LV

Curva Famosa Logo após a aquela travessia pelo Córrego Cocalzinho, tem-se o início de uma curva acentuada com ângulo bem acima dos 50º, segundo os nossos cálculos (Zero de Matemática). É a denominada curva do Pocotó, bem próximo à Estância “Rabo de Fora” (sei lá, por quê?). A fama d

Imagem reversa

O setor industrial em Nobres tem a intenção de mudar alguns conceitos e até pré-conceitos sobre a indústria da mineração em Nobres. Sabe-se que o setor quer mostrar que não é o grande vilão da história e que contribui para a melhoria e o desenvolvimento do município. Na verdade, a indúst
Banner
Banner
Banner
Banner