You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

05/12/2020
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Editorial Incógnita ou variável?

Incógnita ou variável?

E-mail Print PDF

O ano de 2016 é reconhecidamente um ano político municipal, quando partidos e candidatos se alinham para a disputa eleitoral. No caso específico de Nobres, o cenário político sugere uma incógnita com muitas variáveis, capaz de proporcionar dores de cabeça para o respeitado matemático francês, se vivo estivesse, François Viète, o das consoantes para as incógnitas e das vogais para as constantes.

A incógnita, ainda indecifrável, o que seria uma afirmativa redundante já que ninguém sabe o resultado, é se o atual prefeito vai mesmo disputar à reeleição. Recentemente, em Nobres, o deputado federal Fábio Garcia, esteve com o prefeito Gilmarzinho da Ecoplan no gabinete institucional, antes de participar de uma reunião política do seu partido (dele, Fábio Garcia).

Fábio Garcia deixou de comparecer a uma reunião política em Nobres quando o prefeito Gilmarzinho e seu grupo pretendia deixar o PSD. Simplesmente, não veio, pressionado, supostamente, por um grupo político doméstico.

Quando veio, indisfarçadamente, veio para “pescar pérolas” e não deixou de perguntar se o prefeito ia à reeleição. Ao saber de uma negativa do prefeito, calçou-se, com a informação, para a reunião com outro grupo, o de seus partidários.

Só aí, temos duas incógnitas: o convite do deputado federal para que o prefeito Gilmarzinho se filie ao PSB foi sincero? O prefeito não vai mesmo disputar um segundo mandato?

Entre incógnitas e variáveis, o prefeito Gilmarzinho da Ecoplan tem sido pressionado para que dispute um segundo mandato, mas tem declinado do convite (e também da livre e espontânea pressão).

Sem o prefeito na disputa, cria-se o conceito abstrato de que seja fácil a disputa ao cargo majoritário. Mas, é preciso avaliar numericamente as possibilidades de uma eleição, longe de ter como parâmetro a sondagem eleitoral calcada na venda de cadernos de pesquisa em que as variáveis apresentadas levam a uma incógnita... todos bem representados numericamente na sondagem. “Todos” estão representados como uma incógnita ao adquirir uma sondagem agradável aos olhos de todos, em que dois e dois são cinco.

Mas, a maior incógnita está mesmo na decisão do prefeito Gilmarzinho da Ecoplan, se vai ou se fica em campo para o segundo tempo. A variável se apresenta com a sua decisão de não disputar, como tem se posicionado, apontando que já deu a sua contribuição política e vai abrir a vaga para um companheiro.

Ao equacionarmos essa incógnita, todos os dados convergem para o apoiamento a um nome, que seria do PSDB. Especula-se sobre o nome do “Velho Chico”, o Chico Valandro. Há anos vemos outra incógnita rondar os cálculos matemáticos, para tudo terminar na representatividade zero. É o nome do empresário Leocir Hanel, que surge a cada quatro anos como a uma topologia algébrica... embora não visível e nem possível para demonstrar que uma caneca seja a deformação de um aro.

Bem, Isaac Newton nos deixa como resposta que: “Sem o cálculo seria impossível medir precisamente o volume de objetos curvos ou calcular a velocidade de objetos em aceleração”.

Qual o nome com capacidade para reverter as incógnitas e se tornar uma opção clara e calculada ao eleitor?


Bem, isso ainda é uma equação linear, quando não quadrática. Vamos ver no que vai dar.

 

TRINCHEIRA LVIII

Tempos Reflexivos No ano 2.000, vi e ouvi vereadores reclamarem que ajudaram em batizados, casamentos, velórios e festas familiares para receberem ingratidão nas urnas. Foi em mesma época que os eleitos daquele ano reclamavam da negativa nas urnas. E o que é pior, sem nem os repasses constitucion

Opostos em desencontro

Se alguém se propuser a analisar o momento político em Nobres, pode não encontrar parâmetro para o que se vê e está colocado ao eleitorado e a toda comunidade municipal, sem distinção, neste ano de 2.020. Em um município de grandes contendas políticas, com até quatro nomes na disputa, nest
Banner
Banner
Banner
Banner