You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

07/12/2019
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Política Agricultura Produção de tomate em Nobres encontra mercado promissor

Produção de tomate em Nobres encontra mercado promissor

E-mail Print PDF

Aproximação entre produtor e consumidor integra conjunto de ações que colocam a agricultura familiar conectada ao turismo

TOMATE 1O município de Nobres começa dar os primeiros passos em direção a uma integração que pode produzir resultados auspiciosos

para a agricultura familiar e para a atividade turística. Trata-se das ações implementadas através da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Turismo que já vem trabalhando nessa junção, há meses e, finalmente, os resultados positivos começam a surgir e esse fato foi comprovado e registrado na manhã de 20 de julho, na propriedade do casal Adair Cassilio/ Maria Aparecida dos Santos, localizada na região da Lagoa Salgada.

O casal produz cerca de 300 caixas de tomate por semana, que abastece apenas o mercado interno, e sem recursos de mecanização. Produz melancia e estuda a possibilidade de ampliar a área agricultável com o experimento do plantio de abacaxi.

Cerca de 110 caixas de tomate foram entregues e armazenadas em um caminhão-baú pertencente ao empresário Amilton, que detém mercado de fornecimento de hortifrutigranjeiros para empresas que atuam na atividade turística no entorno de Cuiabá.

A produtora rural Maria Aparecida dos Santos (foto, à esquerda) vê com bons olhos essa iniciativa, de colocar a produção de tomates num mercado considerado permanente e seguro, incentivando maior oferta do produto e ao mesmo permitindo que se vislumbre novos horizontes. Dona Cida agradeceu a intervenção da administração municipal no sentido de viabilizar a comercialização da sua produção rural.

Apesar do descaso de setores que deveriam ser colaboradores diretos no incremento dessa relação quase que umbilical entre a agricultura familiar e a atividade turística, a Secretaria Municipal de Agricultura não se intimidou e tocou o projeto que, finalmente, está entrando em atividade.

As primeiras 110 caixas de tomate foram entregues e estão destinadas ao Sesc/Porto Cercado, mas o mercado é abrangente e pode servir a setores que estão sendo formatados como produtos turísticos interessantes e consumidores de produtos de boa qualidade, que é o caso do tomate produzido em Nobres que até então tinha uma clientela consumidora reduzida.

A proposta colocada é a de garantir, inicialmente, uma demanda de dois carregamentos semanais de tomate para o empresário Amilton que deseja ampliar a aquisição de novos produtos para inserção no pacote de comercialização direta entre o agente comercial e os produtores, com a produção sendo entregue ainda na roça.

TOMATE 2O secretário municipal interino de Agricultura, Cleber Oliveira Leite (E), o coordenador de Agricultura e o que faz a ponte entre o produtor rural e a feira do consumidor, Dênis Campos, em companhia do consultor Raimundo Bispo Júnior e do fotógrafo Silvio Vince Esgalha, visitaram outros produtores rurais na tarde de ontem (21/07), para adiantar detalhes de uma futura reunião que visa à ampliação das ações que colocam a agricultura familiar em consonância com a atividade turística.

A região do Córrego Fundo tem sido importante na formatação de um projeto que permita o aumento da oferta de novos produtos que integrarão a lista de aquisições do empresário Amilton.

Mas as ações de consultoria visam ampliar esse leque de novas oportunidades através da utilização da produção da agricultura familiar conciliada com a visitação turística aos locais de produção agrícola. Essa proposta está sendo formatada para integrar uma Carta de Intenções que terá como escopo a continuidade dessa aliança entre um setor e outro e que será colocada à análise dos candidatos majoritários em Nobres, após a homologação das candidaturas em convenção municipal.

Os bons exemplos do município de Socorro, no Estado de São Paulo, é que tem se espalhado pelo Brasil e, principalmente, chega ao município de Nobres através do intercâmbio proporcionado pelas palestras e demonstrações de sucesso na atividade turística. Um dos maiores exemplos desse intercâmbio ocorreu recentemente, quando a cidade de Nobres recebeu, em 12 de julho, o “Encontro de Empreendedores – Cidade Turística é Lugar de Bons Negócios”, através do Sebrae, oportunidade em que o empresário José Fernandes Franco, da empresa Campo dos Sonhos e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo – Socorro/SP.

E ainda tivemos a palestra com Marcela Saad, da Barcelona Média, sob o tema “Posicionamento do mercado turísitico”. Paralelamente ao evento do Sebrae em Nobres, realizado na Câmara Municipal, tivemos a Feira da Agricultura Familiar que reuniu importantes segmentos naquele acontecimento social e de negócios importantes para o fomento dos setores, de agricultura e turismo no âmbito do município de Nobres.

São projeções otimistas que visam á preservação de ações que já estão sendo implementadas e que resultarão na oferta de um produto turístico que seja sustentável e ao mesmo tempo agregue valor à produção rural da agricultura familiar. Quanto a essa proposta, o atual secretário de Turismo e interino de Agricultura, Clebinho Leite e o consultor Raimundo Bispo Júnior pensam de forma igual, que é hora de abrir caminhos que permitam a associação entre turismo e agricultura familiar de modo a se estabelecer uma dinâmica que permita valorizar pessoas em seu meio, os negócios da agricultura e a melhor forma possível de receber o turista e fazer com que ele se sinta em casa fora de sua localidade original. (Fotos Aqui: ASCOM/PMNBS/Cedidas).

TOMATE 4

TOMATE 5

TOMATE 3

 

Last Updated ( Thursday, 21 July 2016 21:21 )  

Trincheira LVI

Imaginação Fértil Se você não pensa, há quem pense por você. Tem gente imaginando como seria uma confraternização entre o pessoal da imprensa local nos próximos dias e depois de uma três caixas de cerveja (garrafas). Um dos problemas para esse acontecimento, pra lá de surreal, seria a uni

Rumos e Definições

A política municipal em Nobres parece que converge para um rumo que difere completamente do sistema político nacional. Longe da crise de confiança estabelecida no cenário nacional a partir da corrupção que ainda é marca nacional e a política exercida sorrateiramente por antigas cobras de um
Banner
Banner
Banner
Banner