You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

10/12/2018
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home News Vem aí, mais uma Campanha contra o câncer de colo de útero

Vem aí, mais uma Campanha contra o câncer de colo de útero

E-mail Print PDF

Câncer Útero 2Exames preventivos serão realizados no dia 28 de abril, um sábado, entre 08:00 e 16:00 horas em todas as unidades de saúde da área urbana, seja no Jardim Glória, Jardim Petrópolis, São José e no Centro Preventivo de Saúde, na área central da cidade, à Praça Josino Serra.

A Campanha de Combate ao câncer de colo de útero é realizada com a coleta de exame preventivo e a Secretaria Municipal de Saúde coloca sua equipe em plena atividade nesse dia para que os resultados sejam positivos no que se refere à coleta para exame preventivo.

É importante ressaltar que essa é uma das campanhas com a necessidade de participação efetiva de mulheres com idade acima dos 25 anos. O câncer de colo de útero, segundo dados fornecidos pelo setor de saúde pública, é a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no mundo. As campanhas preventivas realizadas indicam que a doença esteja diminuindo, mas o câncer de colo de útero ainda está entre as enfermidades que mais atingem as mulheres e levam a óbito no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama.

Outro dado interessante revelado é que, felizmente, os números mostram que 44% dos casos diagnosticados no País são de lesão “in situ” precursora do câncer, mas que se apresenta restrita ao colo e sem as características de ser maligna. Esses dados são esclarecedores e apontam que, nessa fase, a doença pode ser curada em quase toda sua totalidade de casos.

O câncer de colo de útero também é conhecido como câncer cervical e trata-se de uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres com idade acima dos 25 anos. A causa principal desse tipo de câncer que acomete a mulher é através do papilomavírus humano, cuja sigla é o HPV.

O HPV chega através do início precoce da atividade sexual, com a atividade sexual intensa, com múltiplos parceiros sexuais ou aqueles parceiros com vida sexual promíscua. Baixa imunidade é uma das formas de contração da doença, o cigarro e ainda as más condições de higiene.

Em seu início, o câncer de colo de útero não é sentido e quando os sintomas começam a aparecer, os mais notáveis são: sangramento vaginal, especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa; em caso de corrimento vaginal, a chamada leucorréia, que apresenta cor escura e com mau cheiro.

De outra forma, quando a doença apresenta-se em estágio avançado, os sinais que podem aparecer é massa palpável do colo de útero, as hemorragias, a obstrução das vias urinárias e intestinos; as dores lombares e abdominais e ainda perda de apetite e de peso.

Câncer Útero 3A recomendação é a de que a avaliação ginecológica, o exame citopatológico de Papanicolau (CCO), quando realizados regular e periodicamente, “são recursos essenciais para o diagnóstico do câncer de colo de útero”, cita o Coordenador de Atenção Básica, Lázaro Alves Dias (foto).

E para complementar as informações, vale ressaltar que na fase da doença em que nenhum sintoma é registrado, o rastreamento realizado por meio do exame Papanicolau permite detectar a existência de alterações celulares características da infecção pelo HPV ou qualquer lesão com evidências de pré-malignidade, conforme Alves Dias divulga para conhecimento do público, notadamente aquele alvo, que são as mulheres de 25 anos acima.

Vale reiterar, o CCO será colhido em todos os postos de saúde (Unidades Básicas de Saúde) e Posto Central no dia 28 de abril, das 08:00 às 16:00 horas.

 

Trincheira LV

Décimo Segundo Guardião Em Nobres, depois dos 11 vereadores, a sequência é contínua e temos o 12º Guardião, o que vê erro em tudo na cidade e na gestão da city. Em tempos da mística novela o Sétimo Guardião, na nossa Serro Azul real tem seus guardiões às avessas e, quem sabe, se a Lagoa

A ponte governista

O Legislativo é a ponte entre os pleitos populares e o Executivo, ao menos deveria ser assim nos municípios, onde o vereador é pago para atuar em favor das causas populares. É o vereador que tem a obrigação de fazer esse meio de campo entre o que o povo quer e o que governo pode atender. Não h