You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

21/01/2021
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Trincheira TRINCHEIRA LVIII

TRINCHEIRA LVIII

E-mail Print PDF

Tempos Reflexivos

No ano 2.000, vi e ouvi vereadores reclamarem que ajudaram em batizados, casamentos, velórios e festas familiares para receberem ingratidão nas urnas. Foi em mesma época que os eleitos daquele ano reclamavam da negativa nas urnas. E o que é pior, sem nem os repasses constitucionais da Câmara Municipal, de Nobres, é claro. O povo deu um coice em vereadores naquele ano, há 20 passados.

- Nada dura para sempre e a humildade, quer dizer, a falta dela, já fez muitas vítimas nesse trajeto.

Tempos Reflexivos II

Vou vendo, enquanto der, os mesmos comportamentos de antanho nos dias de hoje. Vereador apontando dedo ao próximo e se dizendo “autoridade”. Vereador aproveitando-se das atividades do Executivo e mostrando imagens nas redes sociais de que estava ao lado do prefeito nas realizações, acreditando ou fazendo acreditar que esse seria o seu papel.

- O eleitor, que não é nenhum bôbo, via tudo e deixou para dará o troco agora, em 15 de novembro, excepcionalmente.

Tempos Reflexivos III

Ainda há muitas máscaras por cair nesse desdenhar da sabedoria popular. “Meu povo” nunca passou de linguagem para enfeitar pé de pavão. “Você está falando com autoridade. Eu sou autoridade”, tudo isso passa sem nem ao menos se saber o gosto do que é representatividade popular. É competência delegada pelo povo e chega um instante que o povo retira essa confiança, mesmo com todos os agrados possíveis.

- Humildade não é coisa que se pendure no varal e após dias passados se vá lá e recupere.

Período Eleitoral

É quando personalidades anônimas se erguem, quase sempre para atacar o poder. O resultado da eleição vem como uma borracha, para apagar o muito falar e colocar os falastrões no anonimato, de novo. O que se viu de áudios por aí, atacando os políticos, não foi brincadeira. É o momento em que parece que se abrem os sarcófagos e sombras da noite se arvoram de grandes entendedores de gestão pública e passam a atacar.

- Pobre mundo político.

Tadinhos

Alguns cabos eleitorais que atuam profissionalmente a cada quatro anos e se dizem conquistadores de eleitores, costumam cobrar fortunas de candidatos para cooptar votos. Nesta eleição, os mais conhecidos falharam e uns e outros ficam por aí divulgando boatos sobre supostas urnas emperradas e recursos eleitorais imaginários. São tão cômicos que sequer ousam dividir suas tragédias com os candidatos para os quais trabalharam e ficam esperando por milagres inventados.

- Bem, tem uma urna que não abriu, mas isso foi lá no cemitério do Sertão do Cabrobó. Conta outra seu cabo.

Tadinhos II

Tem muitos cabos eleitorais que já podem pedir música no Fantástico, não vencem há três eleições, sem se falar na eleição de presidência de bairro. Aqui em Nobres, tem um que gosta de se situar só na contramão, já foi atropelado em três eleições e pode pedir a música que quiser.

- Como sugestão, serve essa: “Vamos ser outra vez nós dois; Vai chover PINGOs de amor...”.

Sub-100 – O Retorno

Depois de um longo e tenebroso inverno, o Sub-100, que envolve os atletas em forma da Prefeitura de Nobres, voltou a ativa e o Paulo Roberto nem passou o placar do jogo. Será como foi? Depois de ver como são os candidatos a vereadores e de saber como a maioria deles se portou, o jeito é bater uma bolinha pra desestressar.

- Precisaria de uma petição para se saber como foi o resultado? 

Novidade Bancária

Os bancos e empresas credoras oferecem empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, geralmente, garotões com mais de 65 anos, em até 90 meses e não fazem seguro por serem pessoas idosas. Isso seria uma maravilha não fosse a bomba estourar no colo dos herdeiros. É uma picaretagem inominável, onde os credores oferecem seus empréstimos todos os dias através de mensagens.

- 80 anos de idade e um empréstimo de 80 suaves prestações, é muita confiança na saúde do cliente. Parentes que aguardem a bomba de efeito retardado.

“Guerra Particular”

No grupo de whatsapp, denominado de democrático, uma única pessoa trava uma batalha bem pessoal e relativamente contra a imagem do empresário Leocir Hanel, buscando desqualificar a pessoa do candidato. Há mais de 30 anos em Nobres, como pode alguém com pouco tempo no município buscar a “destruição” da imagem de um avô, de um pai e um esposo apenas pelo fato de o empresário estar defendo a reeleição.

- Perseguição gratuita?!

“Guerra Particular II”

Desconstruir a imagem para favorecer a quem? Ou será que os adversários do candidato Leocir compartilham desse mesmo pensamento? Não é de se acreditar nessa proposta, até porque ninguém é inimigo pessoal e a ideologia é que define o momento. Algo que se consiga provar, o caminho certo é a justiça. O resto terá sido meramente ataques pessoais. E quando a política passar?

- Desconstruir o que se levou uma vida toda para ser feito. De onde veio e o que quer com isso? A bagagem, por vezes não reflete os anseios pessoais.

Eleição Sem Favoritos

Mas é para vereador, onde a disputa está acirrada e tem até grupo denominado de mais forte, o chamado “Grupo da Morte”, de onde pode sair dois nomes. A disputa é grande e os nomes dos candidatos são os mais ventilados, que é o que representa o 10, aliado do 45 na majoritária. Um pênalti pra cada um, errou está fora.

- Republicanos em guerra, mas é pelo voto do eleitor.

Favoritismo

O candidato Leocir Hanel (PSDB), que está na luta pela reeleição, largou na “pole position” na corrida eleitoral de 2.020. Leocir Hanel predomina com 69,92% dos votos válidos, já a candidata adversária, Simone Aguiar (PSB), teria 30,08% dos votos válidos. O universo de pessoas entrevistadas é o de 372, realizada entre os dias 10 e 11 de outubro de 2020 e a margem de erro é de 5%, com intervalo de confiança de 95%. A divulgação vem sendo realizada por todas as mídias disponíveis.

- A encomenda da avaliação eleitoral é da Nobres FM.

Candidatos por Tonelada

Estão por aí, trombando uns aos outros na correria pelos votos. Assim como na Bíblia, muitos serão chamados e poucos os escolhidos. O ruim é que, sempre ocorre, de contar com uma gente ruim de escola que nem imagina o que é legislar, ler direito nem pensar, e que está nesse vestibular. Vá falar que um deles não vai ser eleito... briga na certa.

- Todos apostam em si mesmos. Só onze estarão na lista.

Bicho Pegando

Tem gente apostando as últimas fichas na eleição à vereador, ainda que as chances sejam reduzidas, mas está apostando. É como chutar a canela de um adversário só pra ver se ele reage. Correr atrás do prejuízo seria tudo? Só que não, a sorte está lançada e a torcida contra o jacaré, só isso não resolve, ele vai te morder.

- Em alguns casos, só a sorte não ajuda, é preciso muito mais que isso.

Previsão do Previsível

'Aforante’ o reforço pleonástico/redundante, em um certo grupo na disputa, quase todos os candidatos trabalhariam para puxar votos para um. Seria o caso de Rogério Frazão, um oposicionista respeitado e de demonstrada capacidade como parlamentar, atuando dentro de uma linha de ação com cálculo cirúrgico do seu papel como representante popular. Não tem sido agressivo e tem uma pauta de trabalho conduzida pela ética e longe da incoerência como parlamentar.

- Se estiver com a percepção errada, só saberemos no day after ou quem sabe no dia 15 de novembro, mesmo.

Fim de Ano/Limpeza

É algo fora do comum, a capacidade de as pessoas produzirem entulhos nos quintais. Tem gente que consegue produzir no mínimo uma tonelada de entulhos a cada semestre e vai e coloca à porta e se vire o pessoal do setor de limpeza urbana municipal. De onde vem, eis a pergunta. Isso em cada imóvel, multiplique isso por cinco mil.

- Ah! São Sujismundo que nos proteja.

Demarcação de Território

Tem vereador ligando, um a outro, para abordagem sobre território demarcado. A presunção é de que o sujeito (neste caso, oculto) seja dono de uma certa ‘capitania’ e ali estaria tudo dominado. Realmente, o eleitor tem livre arbítrio e não serão as relés pretensão de propriedade do voto que possa alterar o inalterável.

- É uma péssima forma de participar do processo, dito democrático.

Confusão de Pensamentos

Não é porque o eleitor anda anunciando que vai votar “em branco” que alguém pense que esse voto já seja seu (dele ou de outrem). Vale lembrar, a profusão de candidatos que estão à cata de eleitor e não tem sido fácil convencer o eleitor a votar. Que o digam os candidatos que estão por aí, buscando um lugar... seria ao sol, mas é ao “ar condicionado”.

- Como já dizia o ecologista de carteirinha: “um lobo (Guará) incomoda muita gente, o que não dizer de dois lobos.

Pergunta Frequente

Quantos dentre os 11 atuais vereadores ficarão? Diz-se que quando o prefeito vai bem, todos os demais coadjuvantes vão bem. Se a cidade melhora é porque tem vereador. Pensando assim, 06 dentre 11 devem ficar e até 07, por conta dessa linha de pensamento. Mas o vereador precisa mostrar o que fez e como fez. Se ajudou o prefeito a administrar, se contribuiu buscando recursos para o município.

- Se trabalhou e mostrou, vai poder requisitar uma segunda chance.

Disputa Majoritária

O prefeito Leocir Hanel (PSDB) está em campanha e já colocou o seu bloco na rua. De outro lado, a candidata dra. Simone Aguiar está dividida entre o estado de saúde do esposo, Esmeraldo Ribeiro e a campanha política. Obviamente, a saúde do companheiro em primeiro (primeiríssimo) lugar e a política em plano secundário. Está cumprindo tabela e todos sabem que não está na disputa por inteira.

- Os candidatos proporcionais da chapa precisam tocar o barco.

Corrente Positiva

Os Hanel assim como toda a comunidade está em oração pelo médico Esmeraldo Ribeiro. Como costuma destacar o prefeito Leocir, adversário político não é inimigo. Sendo assim, essa corrente positiva tem que continuar e queira Deus que o dr. Esmeraldo esteja com a saúde restabelecida em breve. A melhora significativa do paciente coincide com uma onda de negativismo expressada pelas redes sociais recentemente.

- Enquanto uns oram e pensam positivo, algumas aves agourentas são tiradas de circulação pela corrente de fé.

Invasão de Privacidade

Em nome da informação, ninguém precisa se posicionar como o cavaleiro do apocalipse e tentar invadir a privacidade familiar para saber como está o paciente. É de uma má influência esse tipo de comportamento, onde algumas pessoas buscam a invasão da necessidade absoluta de serenidade em momento difícil por mera curiosidade.

- São os arautos da maledicência. Cuuuurrrruzes!

Marca Forte

A Educação à Distância que já tinha o perfil de ser o modelo do futuro está cada vez mais presente no cotidiano de nossa gente. A Universidade Paulista (UNIP) tem uma extensão em Nobres pela qual o vereador dr. André batalhou muito. Marcou presença na inauguração e continua na linha de frente em prol da educação de nosso povo, porque as melhorias sociais e econômicas caminham junto com uma boa educação.

- Educação superior e qualidade de vida, juntos.

Armação Limitada

O atual secretário de Turismo e Cultura de Nobres, Daniel Martins da Cruz, teve a necessária clarividência ao perceber que estaria sendo deixado de lado ou marginalizado em evento do Governo do Estado realizado em Nobres na área afim, na entrega de diplomas à guias turísticos em Bom Jardim. Engraçado, pessoas sem representatividade oficial “tomaram” posse do evento e estavam propensas a realizar o ato sem a participação do município.

- Só que não, deu errado e o secretário desfez a tentativa desastrosa.

Armação Limitada II

Ao contatar com o Governo do Estado, o secretário Municipal de Turismo de Nobres anunciou que o município tinha interesse, e não seria diferente isso, em participar do evento com cerimonial municipal. Aí é que deu errado... o pessoal civil, em equipe, foi destronado e a armação, limitada aos interesses nada altaneiros, foi desarmada. E Daniel Martins foi incisivo, cortou a galera de outra galáxia, botando ordem na casa para descontentamento de uma troupè inteira.

- Desarmados na Hora H.

Armação Limitada III

Durante o evento, sob nova direção, Daniel Martins comandou o cerimonial e deixou de fora a equipe intergalática, não dando vez e nem voz, nem mesmo a eterna presidente de uma entidade, dita dos guias turísticos. Os visitantes levaram até um deputado à tiracolo. Barrados no baile ameaçaram pedir a cabeça do secretário. Que coisa, hein!? É um pessoal que tem fama de auto-afirmar que elege vereador e tem poder sobre o eleitor sem nem morar aqui.

- Nem sabia que o eleitor de Nobres atende solicitação de voto por telepatia. Bem, a eleição está aí e vamos aguardar.

Last Updated ( Thursday, 03 December 2020 19:58 )  

TRINCHEIRA LIX

Segundo Tempo A reeleição é um processo complexo e de difícil entendimento, mas no caso específico de Nobres, em 2.020, deste é possível tirar muitas lições e talvez a maior delas terá sido a “guerra’ que vem sendo travada pela recolocação no serviço público. Quem perdeu quer um lug

Novas caras, velhas ilusões

O ano de 2.021 começará com um processo político e administrativo novo, com alguns novos vereadores e um pensamento velho, onde alguns acreditam que conseguirão promover uma revolução no cenário político local. São os entusiasmados novos edis, eleitos para o primeiro mandato com a cabeça a
Banner
Banner
Banner
Banner