You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

04/12/2020
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Editorial Opostos em desencontro

Opostos em desencontro

E-mail Print PDF

Se algu√©m se propuser a analisar o momento pol√≠tico em Nobres, pode n√£o encontrar par√Ęmetro para o que se v√™ e est√° colocado ao eleitorado e a toda comunidade municipal, sem distin√ß√£o, neste ano de 2.020.

Em um munic√≠pio de grandes contendas pol√≠ticas, com at√© quatro nomes na disputa, nestas elei√ß√Ķes municipais a popula√ß√£o v√™ o regresso ao dia 15 de novembro como fora outrora embora com um cen√°rio totalmente at√≠pico.

De um lado estão dois nomes na disputa que representam a conectividade com o local e com as coisas de Nobres há pelo menos três décadas. Um empresário que está aqui há 35 anos. Trata-se do empresário Leocir Hanel representando o PSDB.

O seu vice √© um m√©dico que h√° pelo menos 30 anos dedica-se √† sa√ļde p√ļblica e tem toda uma hist√≥ria de viv√™ncia em Nobres lidando com a sa√ļde do povo. Como disse o dr. S√©rgio Takeuti recentemente, um excelente m√©dico, mas bastou aceitar convite para ser vice que passaram a buscar erros para atac√°-lo.

Na disputa pelo cargo majoritário está a dentista Simone Aguiar (PSB), sem nenhuma experiência política e administrativa anterior e ancorada numa preferência que a ela nunca pertenceu. Ela, por absoluta fatalidade, defende a candidatura que seria do esposo, dr. Esmeraldo Ribeiro, apanhado por uma fatalidade em série, perdendo a mãe, sobrinho e outros parentes pelo vírus da Covid-19.

Esmeraldo Ribeiro acabou acometido pelo v√≠rus e o seu quadro de sa√ļde, que j√° esteve grave, acabou regredindo a uma situa√ß√£o n√£o menos grave, mas permanece vivo e em tratamento e a sua recupera√ß√£o √© lenta.

O vice, tamb√©m empres√°rio do ramo de pet shop, est√° h√° 16 anos em Nobres e mal sabe o tamanho e a relev√Ęncia da disputa em que est√°.

S√£o situa√ß√Ķes totalmente opostas em momento provavelmente √ļnico na pol√≠tica, salvo um m√≠nimo de semelhan√ßa, j√° colocada, sobre a elei√ß√£o do ent√£o prefeito M√°rio Abra√£o Nassarden com Baliza ou Eloizio Nunes da Luz.

Leocir Hanel/Sergio Takeutti x Simone Aguiar/Luiz Lehnen em embate que se apresenta como os que desejam ver um município em franco desenvolvimento e aqueles que são apenas contra Leocir e partidários do colega acometido por um vírus letal, sendo um sobrevivente da pandemia.

H√° um grupo de insatisfeitos que acreditam que a gest√£o p√ļblica deva ser tratada pela √≥tica da amizade e com a cren√ßa de que um governante possa ‚Äėfavorecer‚Äô uma ou outra classe.

De outra parte, entende-se que seja uma razoável maioria a demonstrar preocupação com o município como um todo e não apenas em possibilidades ou por ser contra a pessoa do prefeito.

Se fosse unanimidade, não seria bom, então há que se ter contrários, o que torna saudável a disputa e faz desta um cenário democrático. Entretanto, se fosse tão fácil administrar e se não fosse preciso fazer alianças, o Estado do Rio de Janeiro não estaria como está.

E quem conhece o Rio de Janeiro sabe como funcionam as coisas por l√°.

A√≠ vai do eleitor, escolher a raz√£o ou optar pela emo√ß√£o. Uma boa gest√£o tem riscos calculados, necessita de di√°logo, de planejamento e de conhecimento sobre o que seja uma C√Ęmara Municipal e como funciona essa rela√ß√£o entre os poderes.

 

TRINCHEIRA LVIII

Tempos Reflexivos No ano 2.000, vi e ouvi vereadores reclamarem que ajudaram em batizados, casamentos, velórios e festas familiares para receberem ingratidão nas urnas. Foi em mesma época que os eleitos daquele ano reclamavam da negativa nas urnas. E o que é pior, sem nem os repasses constitucion

Opostos em desencontro

Se algu√©m se propuser a analisar o momento pol√≠tico em Nobres, pode n√£o encontrar par√Ęmetro para o que se v√™ e est√° colocado ao eleitorado e a toda comunidade municipal, sem distin√ß√£o, neste ano de 2.020. Em um munic√≠pio de grandes contendas pol√≠ticas, com at√© quatro nomes na disputa, nest
Banner
Banner
Banner
Banner