You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

04/06/2020
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Entretenimento Music Preservação cultural: Grupo “Amantes do Rasqueado” toca por amor a arte

Preservação cultural: Grupo “Amantes do Rasqueado” toca por amor a arte

E-mail Print PDF
rasqueado_4_640x480Alguns já são vovôs e deixam o convívio do lar para se alegrar e alegrar ao outros com o rasqueado mato-grossense levado na bagagem, sendo o tom dos encontros desses amigos, que gostam do estilo musical e, inadvertidamente, mantém acesa a cultura regional. Fermino ou Ico, como queiram, é uma espécie de maestro e comanda o grupo com boas piadas e brincadeiras nos intervalos de um ou outro sucesso apresentado ao som de violão, sanfona e o pandeiro do popular Baré.
rasqueado_2_640x480O prof. Leomar ou o lateral esquerdo Dunga, do bairro Lagoa Limpa, empunha a sanfona e dá o ritmo ao violão, moldando algumas das canções sertanejas ao rasqueado. Emocionam quando cantam o hino mais executado da música sertaneja, "Saudades da Minha Terra" adaptado ao estilo do grupo e com acompanhamento do pandeirista Baré, um mineiro de Salinas, que leva a vida na esportiva, espantando seus males com a cantoria e com uma alegria muito peculiar.
Entre uma cervejinha e outra, eles metem o dedo na viola, no teclado da gaita e passam o dia se lembrando das lindas morenas e de como já foram bons na arte da conquista: "Aqui tem alguém que diz que me quer bem, mas não me convém, eu tenho pensado... essa morena não sabe o sistema que eu fui criado; estou aqui cantando, de longe alguém está chorando com rádio ligado...".
No domingo, 05 de setembro, eles se apresentaram na morada do Baré, no bairro Jardim Petrópolis, enquanto aguardavam um ensopadão, ao melhor estilo mineiro, preparado pela dona da casa, a que manda e desmanda por lá, dona Santa, mineira, também de Salinas, que fisgou o coração do Baré. Ico, Zélito, Chem, Dunga, Baré, Zézito & Cia Ltda, são os "Amantes do Rasqueado" que ainda cantam e encantam na preservação de uma cultura que vai se perdendo com o tempo e com o progresso.
rasqueado_3_640x480rasqueado_1_640x480
 

TRINCHEIRA LVII

Fatos Novos Tem gente se roendo para saber como anda os bastidores da política em Nobres. Parece que não há céu de brigadeiro e muita gente anda acreditando em revolução. Será mesmo? Muito boato sendo espalhado e nada de novo, salvo a confirmação daquilo que todos já sabiam, que Esmeraldo f

Protagonismo democrático

A construção de uma quantidade está longe de representar qualidade, mas é possível estabelecer uma amálgama entre esses dois elementos? Quando o cenário é político, a fusão de quantidade e qualidade talvez ocorra, mas só será possível medir esse resultado quando todas as variantes se co