You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

14/08/2020
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Entretenimento Movies Acadêmica de Enfermagem apresenta resultado de pesquisa

Acadêmica de Enfermagem apresenta resultado de pesquisa

E-mail Print PDF
Silvia_369x480Recém saída do curso de Enfermagem, Silvia da Silva Sobrinho (foto), de Nobres, é formada pela na Unemat, campus de Tangará da Serra e realizou pesquisa sobre "A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE NOBRES – MT". No município desde 1994, estudou em escola pública, no "Nilo Póvoas", fez faculdade e apresentou seu trabalho de monografia com base em pesquisa acerca do exercício profissional e a importância das ações de ações de saúde a partir do trabalho do enfermeiro nas unidades de saúde.
Silvia Sobrinho, informalmente, conversou com a nossa reportagem e falou do que viu e ouviu nos domicílios, tirando conclusões lógicas ao seu trabalho e até para o seu aprimoramento pós-acadêmico e porque não dizer, lições para a vida pessoal. Extrovertida, a enfermeira revelou que quer ficar por aqui, onde já se encontra há pelo menos 16 anos, como uma nobrense que já se sente. Contou com a ajuda da equipe da saúde para realizar o seu trabalho e entende que a divulgação do resumo do que pesquisou mostrará um pouco do que descobriu na sua pesquisa.
Silvia foi convidada e aceitou convite para ministrar palestra na Escola onde estudou, o "Nilo Póvoas", sob o tema da sexualidade, uma quase tabu que persiste na comunidade escolar com o passar do tempo. Espera ser ouvida atentamente e poder mostrar uma realidade que não é nova, mas que integra os índices, medidos ou não com precisão, que são as doenças causadas pelo contato sexual sem a devida prevenção. As DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis), infelizmente, fazem parte de dados estatísticos que ainda assustam e por vezes mutilam as pessoas ao lado das drogas, temas que integrarão o contexto da palestra prevista para 18 de setembro.
E Silvia aceitou o desafio e vai abordar esse tema no meio da comunidade escolar, aproveitando esse período em que se mantém em quase 'férias', aguardando uma oportunidade de se integrar definitivamente na profissão.
Abaixo, o resumo do seu trabalho, ipsis litteris, ou seja, textualmente e com as mesmas palavras. O resumo:
"O ministério da saúde criou em 1994 o Programa de Saúde da Família (PSF) com o intuito de substituir o modelo tradicional aproximando a saúde das famílias. Tendo como ações principais a prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e contínua, em unidades de saúde ou no domicílio pelos profissionais de saúde que compõe essa equipe. Dentre esses profissionais o enfermeiro desempenha importantes papéis, porém, não tem tido o reconhecimento profissional por parte da sociedade. A população tem uma visão prática em relação ao enfermeiro, sendo que o mesmo tem funções administrativas, gerenciais e estão ganhando cada vez mais espaço em pesquisas. O trabalho tem como objetivo relatar o conhecimento da população do município de Nobres - MT, em relação às atribuições do enfermeiro nas unidades de saúde da família. Foi utilizada como procedimento metodológico a abordagem qualitativa denominada pesquisa exploratória que tem por finalidade a elaboração de instrumento de pesquisa adequado à realidade. Para a realização do levantamento de dados foi construído um roteiro de entrevista especificamente para esse estudo, pelo fato de não existir pesquisas nesse foco não há nenhum questionário validado que pudesse ser usado. Foram aplicados de forma aleatória a 5% das famílias cobertas pela área de cada unidade de saúde do município de Nobres - MT, totalizando 125 entrevistas. O resultado indica que grande parte da população desconhece a função do profissional enfermeiro, quando se comparou as funções do Enfermeiro com as respostas dos entrevistados, verificou-se uma discrepância enorme no que se refere ao conhecimento das funções exercidas por parte dos entrevistados. Outro problema revelado foi um elemento confusão caracterizado pela simbologia do "branco", ou seja, o hábito dos profissionais da saúde para com o branco, de forma a dificultar a identificação do profissional por parte da comunidade."
 

TRINCHEIRA LVII

Circulando Algumas pessoas, supostamente, com o problema de suspeição em relação ao Corona Vírus insistem em circular e em conversar com os demais como se nada estivesse acontecendo. Daí chega alguém que aparentemente sabe e repreende o elemento e só então ele desconfia. É lamentável que e

As regras e os contra as regras

O que faz um contrarregra? Bem, é aquele profissional que presta serviços em teatro e nos set de filmagens com o papel ou função de marcar a entrada e a saída de atores em cena. É quem garante apoio à produção de montagem e desmontagem de cenários e mudança de figurinos de espetáculos, p