You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

04/12/2020
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Política Estado Perto de 450 mil (20,96%) não votaram em Mato Grosso

Perto de 450 mil (20,96%) não votaram em Mato Grosso

E-mail Print PDF
Das 6.436 seções existentes para um eleitorado de 2.094.032 milhões de eleitores, foi registrado o comparecimento de 1.655.212 (79,04%) eleitores, com 60.783 (3,67%) votos em branco e 68.274 (4,12%) de votos nulos. Foram considerados os votos válidos de 1.526.155 eleitores ou 92,20% de votos com validação. Deixaram de votar 438.820 eleitores, ou seja, 20,96% do eleitorado.
Entre as abstenções, votos nulos e brancos chega-se a um total de 567.887 votos que deixaram de ser dados aos candidatos, entre governador, senador, deputado federal, estadual e presidente. Em nível de Mato Grosso, esses votos fazem falta a muitos candidatos que não conseguiram atingir a votação desejada.
E pelo resultado expressado nas urnas, fica claro que o eleitor mato-grossense parece bem mais politizado, deixando de cair em lorotas contadas por candidatos, notadamente os que têm ficha suja. Nem tanto, mas a capacidade de discernimento do eleitorado melhorou, tanto que a rejeição a determinados nomes tornou a eleição um pouco mais interessante e aqueles que apostaram na "rasteira" ao concorrente, foram rejeitados nas urnas.
Ficam de fora os deputados estaduais Chica Nunes, Maksuês Leite, Alexandre Cesar e o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar, "fritado" pelo seu próprio partido por conta do discurso de campanha, de combate a corrupção na Câmara de Cuiabá e com a promessa de fazer o mesmo na Assembléia Legislativa.
Antero de Barros, Carlos Abicalil ao Senado, Serys Marli e Thelma de Oliveira à Câmara Federal ficaram de fora da lista dos eleitos. O triângulo Antero, Abicalil e Serys acabou gerando uma crise altamente prejudicial na relação política. Antero contra Abicalil, Serys contra Abicalil e todos ficaram de fora.
Resta agora o segundo turno das eleições à presidente da República na disputa entre Dilma Roussef e José Serra. Provavelmente, a abstenção será maior ainda.
Confira o nome e a votação dos eleitos:
lista_575x480
 

TRINCHEIRA LVIII

Tempos Reflexivos No ano 2.000, vi e ouvi vereadores reclamarem que ajudaram em batizados, casamentos, velórios e festas familiares para receberem ingratidão nas urnas. Foi em mesma época que os eleitos daquele ano reclamavam da negativa nas urnas. E o que é pior, sem nem os repasses constitucion

Opostos em desencontro

Se alguém se propuser a analisar o momento político em Nobres, pode não encontrar parâmetro para o que se vê e está colocado ao eleitorado e a toda comunidade municipal, sem distinção, neste ano de 2.020. Em um município de grandes contendas políticas, com até quatro nomes na disputa, nest