You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

16/10/2019
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Entretenimento Movies Pedro Martins: um homem, sua vida e os fatos marcantes de uma trajetória de lutas

Pedro Martins: um homem, sua vida e os fatos marcantes de uma trajetória de lutas

E-mail Print PDF
Pedro_Martins_640x426Segundo Atkinson, "o mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo que aspira". (Foto/arquivo de família: Pedro Martins aparece ladeado pelo cunhado Neguinho, pelo vereador Bacalhau e pela esposa de Pedrão, a sra. Luzilene - saudades eternas).

Pedro Martins, certamente que sempre acreditou em si e teve a confiança necessária naquilo que fazia. Esse é o homem nascido "na cidade de Mirandópolis (SP), em novembro de 1943, criado na roça, na dura vida do campo, cheia de lutas, muitas delas convertidas em vitórias", conforme relata o filho Jean, em um resgate das memórias póstumas desse paulistano/nobrense.
Pedro Martins aprendeu desde cedo a enfrentar a vida e dela tirar sustento e dignidade. "E nesse diapasão, me dirigi até Mato Grosso, almejando melhorar minhas condições de vida, carregando comigo a esperança", de acordo com relato familiar.
Ao chegar por aqui, Pedro deparou com a emergente cidade de Nobres, onde pode sentir que este seria o seu lugar, onde faria boas amizades e grandes negócios, situações óbvias a quem buscava um lugar ao sol. Naquela época, Nobres era conhecida como a cidade do calcário, onde várias empresas ligadas a esse ramo estavam se instalando, fato que levou Pedro Martins a notar a importância da sua atividade junto ao setor.
Começou com uma borracharia, à avenida Getúlio Vargas de hoje e às margens da BR 163/364 de ontem, que cortava o centro da cidade, onde o fluxo de caminhões era constante e sabia que estava no rumo certo. Isso, por volta de 1975, aos 32 anos de idade. Assim, Pedro Martins iniciava as suas atividades profissionais em Nobres, onde estabeleceu uma das primeiras borracharias da cidade, a Borracharia São Jorge.
Com o exercício dessa atividade, logo foi conhecendo os proprietários das grandes empresas, estabelecendo assim uma parceria de sucesso, mas com a idéia de que sempre estaria faltando aquele algo mais. Não estava satisfeito, precisava crescer e ampliar o próprio horizonte.
Foi quando deu início a empresa Martins & Merquides Ltda., ressoladora de pneus, tendo como parceiro o amigo "Cridão", que tinha ao lado uma transportadora. A essa altura, já contava com grandes parceiros na cidade de Nobres, entre os quais a Transangelo, Copacel, Ecoplan, Emal, Turis, Calcário Cuiabá, Rei Cal, Ita Branca, Posto Xaxim, entre outros, muito importantes para Pedro Martins e sua empresa.
Ao longo dos anos, foi feliz com os negócios, fez muitos amigos, muitos parceiros, mas o trabalho não era tudo. E por intermédio de uma grande comadre, conheceu Luzilene Soares de Moraes, a peça feminina que viria a incrementar a vida de Pedro Martins, fazendo-o pensar que precisava descansar, aproveitar a vida um pouco mais pelo lado afetivo e familiar, no aconchego de um lar.
Foi a vida que Pedro Martins viveu até os últimos dias dentre os cerca de 37 anos de Nobres e na vivência dos seus 68 anos, completados em novembro passado.
O homem, suas andanças, suas lutas, o dever cumprido nos círculos da convivência humana, onde o maior legado deixado foi combater o bom combate com as armas do trabalho e da dignidade.
 

Trincheira LV

Avaliação e Reavaliação O prefeito Leocir Hanel deve promover a correção de rumos da sua gestão e uma das medidas, essencialmente essencial e redundantemente redundante, é garantir que gente que desconhece a realidade de Nobres, que não conheça os bastidores políticos, saia por aí, emitin

Imagem reversa

O setor industrial em Nobres tem a intenção de mudar alguns conceitos e até pré-conceitos sobre a indústria da mineração em Nobres. Sabe-se que o setor quer mostrar que não é o grande vilão da história e que contribui para a melhoria e o desenvolvimento do município. Na verdade, a indúst