Rua Bahia
Pedir votos na rua Bahia após aquelas enchentes, isso é difícil, muito difícil. Arriscar, é ouvir, ao pé da letra e do ouvido. Será que tem alguém que arriscou? Terá que ouvir poucas e boas, aquele que arriscar. Dizem que alguém já ouviu, quem será que foi?
- É pau, é pedra, é o fim do caminho... águas de março.
Nota de Desaparecimento
Onde estão aqueles veículos que foram buscar lá em Foz do Iguaçu? Dois Pálio's Weekend, duas motos, um barco e muito combustível nessa excursão a Ciudad del Leste. As motos ou as sucatas mandaram arrumar, um veículo, Pálio Weekend, repousa sobre um cavalete em uma oficina da cidade, o outro Pálio, verde garrafa, circula em Nobres sem adesivos, como se fosse propriedade particular e veículo preferencial de uma única pessoa no governo. E o barco, será aonde que se encontra? Apesar de sucata, pertencem ao município e é propriedade pública. Estão catalogados no setor de Patrimônio?
- Alguém para expedir Nota Oficial esclarecendo aos verdadeiros donos, o povo de Nobres? Empresta um molinete aí?
Informática
Algum técnico de informática para checar as máquinas das repartições públicas? As páginas de relacionamento social estariam sendo utilizadas para navegação e postagens de propagandas de candidatos. Bacana, né? E por falar nisso, para onde foi parar a biblioteca municipal que iriam construir para substituir a que existia? Que mania de acabar com o que existe e não repor no lugar.
- Quero passar um "weekend" com você. Buenas, jo me voy a las Águas Calientes.
Sacanagem
Tem alguém por aí se apresentando como "irmão" do vereador Bacalhau e pedindo votos a outro candidato. Isso, no mínimo, soa como uma brincadeira de péssimo gosto e demonstra como algumas pessoas brincam de fazer política, disparando contra companheiros, no chamado fogo amigo. Também, na nossa fauna, os sucuris adultos "papam" os menores, da mesma espécie; na política, dizer que espécie dizima espécie não seria nada de anormal. Com um "brother" desses, pra que mais inimigos?
- Desde Caim que começou esse canhanhãim todo.
CDC (Condenado – Devendo – Conta)...
...que não é sua. Mais uma vez apareceu uma conta sobre conta na conta do professor. Um empréstimo através de CDC, descontado na folha salarial e depois descontado pelo banco por conta de não pagamento. A Prefeitura de Nobres retém o valor mensal do CDC do salário do servidor, mas este valor não chega ao banco que cobra do servidor, de novo! O caso é bem de fiscalização séria sobre essas informações de servidores.
- O servidor tá igual gado, sendo ferrado...
Parabéns a Você...
... por esta data... e tome cervejas, novilha na brasa e discurso de candidato. Se você já viu algo semelhante por aí, tome nota. Jeito novo de atrair as pessoas para o lado do candidato, mas as pessoas hoje andam mais ladinas que vendedor de seguro: come o churrasco, bebe a cerveja, aceita a placa na porta, pega a grana e vota em outro candidato. Pra pouca mala... bom bagageiro. Quantos aniversários uma única pessoa faz num ano?
- Então tá! Inté o próximo aniversário.
Esperar Sentados
Era uma vez, numa cidade qualquer por aí, que antes de acabar as reuniões políticas, um grupo corria para fazer as reservas de cervejadas e dizia: "emende as mesas, o candidato vem aí". Num belo dia, digo, numa bela noite, o candidato "deu a volta" no pessoal e foi pra casa, para onde encomendou petiscos e deixou o pessoal que fica na aba só aguardando. O candidato não vem e mandou avisar, foi aquela chatice toda e gente com aquele sorriso amarelo, indo embora. Adivinhem de quem foi á ideia... de mandar todos às favas?
- No dia 08 de outubro, pela manhã, eu conto tudinho, desde a cidade e as pessoas.
Combustível Zero
Um ônibus, desses que foram entregues pelo governo do Estado para Nobres, o "Yellow Buss", esteve parado na semana passada por falta de diesel, segundo uma informação que chegou de Bom Jardim. Realmente, o ano atual, que está quase no fim, tá de lascar. Aonde vamos parar, gente? Será que não se pode falar nisso? A péssima situação atingiu também a zona rural, e não é de agora.
- Tá complicado.
Caixa Eletrônico
Buuuuuummmm! E lá foi mais um caixa eletrônico estourado em Nobres. Esse negócio de trabalhar parece que está saindo de moda e a parada passou a ser bem outra... a de ganhar na moleza. Mas, em Nobres a situação anda tão repetitiva que tira até o ar de cidade pacata que sempre foi, sem violência e bem calma. A agência Sicredi, em pouco mais de 30 dias, já foi visitada duas vezes com explosões de terminais eletrônicos; e desta feita, a pouquinho mais de 500 metros de onde se realizava um velório. Nem tentem adivinhar como funciona esse esquema de "trabalho" da rapaziada. Num raio de 20 kms., Nobres tem sido preferencialmente a city que caiu nas graças dessa gente.
- Com bom humor, diríamos: "Pega Intiligência!".
Chuviscos
Alguns pontos que cansamos de apontar aqui começam a se restabelecer em determinas ruas de Nobres onde os serviços foram mal executados e as chuvas o resgatam. À av. Mato Grosso, em frente ao Real Mini Mercado, um ponto de alagamento em plena pista pavimentada atrapalha a entrada de clientes no estabelecimento. Naquele ponto, ao menos uns 50 técnicos já foram vistoriar ali e nada de solução. À rua Almerinda, esquina com Tomé de Campos, além dos buracos, a água fica represada sobre a esquina, margem esquerda da rua Almerinda, sentido centro/São José.
- Ah! Mas lá na Five Avenue também é assim... e o Tesouro norte-americano também está sem fluxo de caixa. Pôrrrrra, aqui é Nobres e os problemas estão aqui!
Parado
Um caminhão carregado de pedra britada repousaria no pátio de uma repartição do governo municipal por absoluta falta de combustível. E gente por aí preocupada com uma tal de multidões. Independentemente do número de pessoas, a multidão vai ser só uma já que é quantidade colocada de forma coletiva. Alcatéia de um único lobo, alguém já viu isso? Cardume de um peixe só? E por falar nisso, cresce o número de desesperançados no governo com os salários em atraso, fornecedores sem receber e o hospital conveniado sem ver a cor do dinheiro.
- O Tombador em chamas e o pessoal contando carneirinhos.
Em Chamas
O Tombador em chamas e um ex-todo poderoso curtindo Águas Quentes. Como se vê, infidelidades políticas costumam ocorrer quando o iceberg está se aproximando... foi assim em 1912 com aquela máquina feita para não afundar. Modestamente, daqui do nosso ponto de observação, anunciamos sobre o risco de o governo abraçar arrivistas. E não terá sido por falta de aviso embora algumas correntes queiram que aqui só falemos de flores.
- Vem, vamos embora que esperar não é saber...
Em Chamas II
Amiúde, anunciamos precauções com relação a esse inebriante interesse por condicionadores de ar nas repartições públicas... ora se se vendesse fumaça ensacada, o vendedor ou algum preposto insistiria mil vezes sobre a necessidade de o governo adquirir esse produto. Cada um vende o peixe que tem e dotar as repartições públicas de condicionadores de ar interessaria a quem? E as empresas de assessoria, quantas foram que prestaram serviços que nunca passavam dos R$ 8.000,00, teto máximo para evitar processos licitatórios. E os pagamentos on line... foram para o infinito?
- Águas Calientes lá e a pressão aqui a mil. Não foi por falta de aviso.
Peixaria Ambulante
Na luta pela sobrevivência e para não deixar a peteca cair, tem servidor público vendendo o almoço para reforçar a janta; vendendo peixe, carne de porco e tem prestador de serviços ao município que anda com o carro puxado a reboque por absoluta falta de combustível e do dinheiro para abastecer. Entretanto, em águas calientes a vida está uma maravilha. E ainda tem gente que não sabe nem 2% do que ocorreria nos bastidores políticos e administrativos e continua a insistir que há um alguém na multidão. Quem deveria estar na linha de frente do tiroteio, jogou a toalha e foi veranear, enquanto uma galera insiste que vai dar.
- Atentem-se para os fatos e baixem a guarda... e o iceberg vindo na direção.
Sem Combustível
Ganhou as ruas os comentários de que sem combustível os carros públicos não rodam e se fosse com água, também não rodaria, o caixa do governo está furado. De dia 10 os servidores públicos municipais esperam pelo dia 20, 21, 22, 23, 24... e até o 7 de outubro, que está batendo à porta. Nem Picasso conseguiria retratar um panorama assim em seu quadro "O Desespero" e ainda dizem que é dos outros o cenário. Greve do funcionalismo, com algumas poucas pessoas pagas e as pessoas pregando às crianças que não haverá mais Ação Social ano que vem. As pessoas chegam e vão embora, mas as instituições permanecem e são transitórias as pessoas e seus cargos na hierarquia administrativa.
- Vinde a Mim os Pequeninos... mas contem-lhes apenas a verdade.
Sem Molhar?
Dizem que já faz mais de uma semana que as ruas da Vila Bom Jardim não é molhada mais; e há 60 dias que o prestador dos serviços não vê a cor do dinheiro. Que é isso? E a população enfrenta a baixa umidade do ar, a poeira e os irrespiráveis dias sem ver a cor do dinheiro dos salários por aquelas bandas. Vai chegar a hora em que pode ocorrer uma briga por um único comprimido de descongestionante nasal por aquelas bandas. Seria o "Poeira 60", uma imitação do Poeira Zero, de Cuiabá? Bom, falar em reservatório de água numa hora dessas seria até inoportuno, não é mesmo?
- E pensar que oásis só existia no deserto.
Tá Esquisito
Recebemos a informação de que o lixo de determinadas casas na Cohab Jardim Paraná estariam sendo deixados. Isso parece inacreditável, mas estaria ocorrendo ali pelas bandas da Praça da Cohab, margem esquerda, sentido agência da Sefaz. Seria por número a coleta? Por acaso, aonde for número ímpar, por exemplo, "não apanhar o lixo". Mas... bééééééééééé, reclamava o bode.
- Béééééééé´... tem muda de noni, aí?
Confusão
Pesquisa é coisa séria e exige dados científicos, método de aplicabilidade e a assinatura de um profissional que trabalha com estatística, com os rigores da Justiça Eleitoral para a publicação de dados levantados. Mesmo assim, tem gente corajosa por aí, publicando resultados de sondagem eleitoral, sem registro na Justiça Eleitoral e sem se preocupar com os rigores da lei. Em 2.008, induziram uma alta patente política estadual a ler em palanque dados de suposta pesquisa, sem registro e sem nenhum método científico, resultando em nada, pelos dados apócrifos.
- Então, sem registro nada feito.
Fundo de Previdência
O parcelamento de dívidas junto ao fundo de previdência (PreviNobres) em quatro parcelas foi apenas o relativo à parte patronal e quanto ao que já foi descontado dos servidores em folha, nessa parte ninguém falou nada e tudo continua como antes, na moita, e seria a parte maior do desfalque nos créditos do fundo. E quem será que tomará partido dessa situação? Onde estão aqueles a quem cabe fiscalizar o governo? O futuro dos aposentados está comprometido e ninguém fala nada ou toma atitudes, até quando isso vai perdurar?
- O fundo vai ficar sem fundo no futuro.
Hospital/Problemas
O hospital conveniado com a Prefeitura de Nobres está inviabilizado e sem poder seguir adiante na prestação de serviços à população. Quem trabalha não recebe; quem fornece ao hospital não recebe e o caos está instalado. Apelar a quem? Não seria o caso de se instalar faixas à porta da casa de saúde para falar que não tem como tocar o barco adiante sem dinheiro? Se a direção do hospital agir assim, com faixas e tornando público o caos financeiro, alguém há de se mobilizar pela recuperação financeira do nosocômio. Se não se atende...
- ... não tem mais pra ninguém.
Altas Somas
Tem gente dizendo por aí que o município de Nobres deve algo em torno de R$ 6.000.000,00 na praça. Se a soma for essa, realmente, será impagável daqui até 31 de dezembro de 2012. Não há prazo além desse, o último dia do ano deste 2012, de agradáveis lembranças; de outras, nem tanto. E por falar em valores, aonde anda o 13º salário?
- Virou capa de revista?
Vestindo Carapuças
Tem gente que anda lendo o jornal que condena e até xinga, pelo que agradecemos. E até vestindo carapuças, o que é errado quando não há referências, salvo se a identidade secreta do JGB que pinta e borda no Facebook seja a mesma daquele que vestiu a carapuça do "aborrecente". De qualquer forma, agradecemos pela leitura.
- É isso aí, priminho pobre.
Notícias da Trivelato
Agora, que a campanha política começa a se acentuar, começa a surgir notícias escabrosas sobre a passagem de uma corte por lá. E olha que as informações não são nada animadoras e dizem que havia um grande esquema de implantação de ao menos quatro empresas para operar comercialmente com o setor público no município de Santa Rita do Trivelato. Well! Aqui em Nobres, só daqui mais alguns meses, se vai saber como tantas empresas de assessoria prestavam serviços ao município e esses serviços nunca ultrapassavam o valor dos R$ 8.000,00. E o pior, a gestão pública nunca melhorou nesse período, daí, o questionamento sobre os serviços. Quem ganha para fiscalizar isso não fiscaliza, fazer o quê?
- Temos detalhes de alguns fatos de lá, revelados recentemente.
Mandando Recado
Tem gente no governo mandando recado, tipo assim: "fulano vai ter que comprar uma passagem e se mandar de Nobres". Justo quem não é daqui e chegou em desabalada carreira, vindo de outras plagas? E o que dá a certeza para que essa ameaça seja feita? Ah! Rapaz, pega leve porque a pessoa a quem foi enviado o recado, é daqui e tem raízes aqui e não vai reagir a tais absurdos, os recadinhos marotos. Sítio do Pica-pau Amarelo... sabugo de milho é gente, escreveu Machado. Após 07 de outubro, ficarás ajoelhado, rezando sobre um grão de milho. Se tudo correr bem. Igual à parábola do grão de mostarda, né?
- Santa Rita do Trivelato, tirai o pecado deles. Amém.
Sapatadas
E seguem as botinadas em palanque nas duas coligações ou mais, onde estão os aspirantes a vereadores. Tanto de um lado quanto de outro, de vez em quando vem uma pernada contra um ou outro vereador. É como no treino de jogadores profissionais, entre reservas e titulares, às vésperas de um clássico, sempre espere por uma pegada mais forte, do reserva, é claro.
- A propósito, quem é o secretário de Obras titular?
E o Salário...
...sumiu, escafedeu-se das mãos e das contas do funcionalismo público. E o que é pior, só após 7 de setembro, se tudo correr bem lá pelos lados das "margens plácidas" do palácio governista. Cartinha: "Querido Santo Expedito, sei que esta causa é impossível, mas, valha-nos nesta hora, minha conta de água e luz estão atrasadas, os carnês estão só crescendo, o meu celular já não vê mais crédito e os bônus sumiram. Pode até ser pecado, mas não tô nem podendo 'pendurar' mais umas cervejotas, o pessoal do boteco já não me aguenta mais com o 'prego'. Dá uma força aí pra nós, para dia 10 já serve!".
- Como se vê, a história de "canhanhãim" é fato.
Patrocínio
Lucidalva Gomes, presidente do Sintspun, ficou sabendo que tinha alguém disposto a patrocinar matéria ofensiva contra ela e foi saber quem era. Mas logo descobriu de quem se tratava, de um famoso "Don Juan", segundo lhe contaram; e ela, sabendo da história das "massas e das maçãs", guardou munição para contraatacar. É guerra? E lá vem ela: "galopando em desafio, abrindo fendas e cobrindo vales, quem tentar seguir seu rastro, se perderá no caminho...".
- Melhor não enfrentar essa parada. É como diria Lionel Ritchie: "Hello, is it me you're looking for?
Badalação
Seria ofensa perguntar: "Quem paga a pajelança nos restaurantes locais onde os governistas fazem fila pra comer?". A pergunta seria feita àquele polvo adivinhão, mas ele mórreuuuuuu. O jeito vai ser apelar aos búzios ou a alguma quiromante ou cartomante para saber quem banca essas despesas e tem gente exigente, que não come se não for picanha maturada. Se for para bancar prejuízos, aí o jeito é mandar para o lombo do contribuinte. De segunda a sexta a galera frequenta os locais badalados da city, mas vem à dúvida: "será que assinam nota e pronto?". Vá ver se alguém do governo se habilita a dar uma "cagadazinha" básica no banheiro da rodoviária.
- Há certos tipos de sanitários que subvertem a ordem natural e, ao invés de o elemento cagar ali... sai cagado. Aqui em Nobres, passageiro não é tudo e sifu quem quer garantir uma "xixidinha" básica.
Mensagem ou Premonição?
Uma mensagem enviada ao Poder Legislativo para solicitar aval a parcelamento de dívidas em 15 meses, vê-se no texto da mesma uma linguagem vulgar, não apropriada para autoridades administrativas e políticas. "Seria suicídio exigir da Prefeitura...". Se todos os que tomassem dinheiro emprestado de banco alegassem com tal argumento, os bancos quebrariam facilmente. "Se não pago, morro...". A tarefa de gastar é muito mais cômoda que a de justificar que não tem como pagar. Agora, imagine um dono de restaurante que fornece para a prefeitura e não recebe em dia, o que ele vai dizer aos seus fornecedores? Comer e assinar nota é bom, djimaaaaaaaaaaais, já pagar, fica para quando der. E se em todos os comércios se visualizasse placa com os dizeres: "Vender para a Prefeitura de Nobres é um suicídio".
- Infeliz, sob todos os aspectos, essa citação em documento público e sugere que alguém precisa se consultar com um psicanalista. "Pôrra, Sigmund, não Fróid com essa conversa vulgar".
Panela de Pressão
O funcionalismo público vive dias de amargura, sem salário em dia e ainda pressionado a cumprir tarefas que lhe fogem à compreensão do que é regime democrático de direito. Após as eleições, vai ser uma tal de fuga ao psicanalista e no divã alguém dirá: "vejo placas me perseguindo e adesivos povoam meus pensamentos". E a psicanalista, uma jovem, bela e segura, com o seu caderninho de anotações, conforta: "prossiga em seu relato, mas, se sentes algum desconforto, relaxe e goze... tudo vai terminar bem. Com mais 55 sessões, os seus 'fantasmas' desaparecerão".
- E aquele chefe que pressiona diz: "Eu sei de tudo; Com quem andas, aonde vais; Mas eu disfarço o meu ciúme... E fecho os olhos; Para todos os teus passos; Me enganando...". Ah! Esses deslizes.
Futebolizando
A regra é clara, carrinho por trás no futebol, é falta grave e cartão vermelho. "Pelas barbas do profeta", algumas tamancadas que saem em palanque são como um carrinho por trás no futebol. Em palanque, em frente ao público, um aspirante diz perto de um titular que "fulano é corrupto, que não fiscaliza, que não faz nada...". Isso, dito assim, na lata, é mais chato que aquele chato que vaga pelos pentelhos... ora pinica, ora dá uma picadinha.
- Well! As pérolas saem em todos os palanques, é aspirante sonhando com a vaga de titular.
Pedir votos na rua Bahia após aquelas enchentes, isso é difícil, muito difícil. Arriscar, é ouvir, ao pé da letra e do ouvido. Será que tem alguém que arriscou? Terá que ouvir poucas e boas, aquele que arriscar. Dizem que alguém já ouviu, quem será que foi?
- É pau, é pedra, é o fim do caminho... águas de março.
Nota de Desaparecimento
Onde estão aqueles veículos que foram buscar lá em Foz do Iguaçu? Dois Pálio's Weekend, duas motos, um barco e muito combustível nessa excursão a Ciudad del Leste. As motos ou as sucatas mandaram arrumar, um veículo, Pálio Weekend, repousa sobre um cavalete em uma oficina da cidade, o outro Pálio, verde garrafa, circula em Nobres sem adesivos, como se fosse propriedade particular e veículo preferencial de uma única pessoa no governo. E o barco, será aonde que se encontra? Apesar de sucata, pertencem ao município e é propriedade pública. Estão catalogados no setor de Patrimônio?
- Alguém para expedir Nota Oficial esclarecendo aos verdadeiros donos, o povo de Nobres? Empresta um molinete aí?
Informática
Algum técnico de informática para checar as máquinas das repartições públicas? As páginas de relacionamento social estariam sendo utilizadas para navegação e postagens de propagandas de candidatos. Bacana, né? E por falar nisso, para onde foi parar a biblioteca municipal que iriam construir para substituir a que existia? Que mania de acabar com o que existe e não repor no lugar.
- Quero passar um "weekend" com você. Buenas, jo me voy a las Águas Calientes.
Sacanagem
Tem alguém por aí se apresentando como "irmão" do vereador Bacalhau e pedindo votos a outro candidato. Isso, no mínimo, soa como uma brincadeira de péssimo gosto e demonstra como algumas pessoas brincam de fazer política, disparando contra companheiros, no chamado fogo amigo. Também, na nossa fauna, os sucuris adultos "papam" os menores, da mesma espécie; na política, dizer que espécie dizima espécie não seria nada de anormal. Com um "brother" desses, pra que mais inimigos?
- Desde Caim que começou esse canhanhãim todo.
CDC (Condenado – Devendo – Conta)...
...que não é sua. Mais uma vez apareceu uma conta sobre conta na conta do professor. Um empréstimo através de CDC, descontado na folha salarial e depois descontado pelo banco por conta de não pagamento. A Prefeitura de Nobres retém o valor mensal do CDC do salário do servidor, mas este valor não chega ao banco que cobra do servidor, de novo! O caso é bem de fiscalização séria sobre essas informações de servidores.
- O servidor tá igual gado, sendo ferrado...
Parabéns a Você...
... por esta data... e tome cervejas, novilha na brasa e discurso de candidato. Se você já viu algo semelhante por aí, tome nota. Jeito novo de atrair as pessoas para o lado do candidato, mas as pessoas hoje andam mais ladinas que vendedor de seguro: come o churrasco, bebe a cerveja, aceita a placa na porta, pega a grana e vota em outro candidato. Pra pouca mala... bom bagageiro. Quantos aniversários uma única pessoa faz num ano?
- Então tá! Inté o próximo aniversário.
Esperar Sentados
Era uma vez, numa cidade qualquer por aí, que antes de acabar as reuniões políticas, um grupo corria para fazer as reservas de cervejadas e dizia: "emende as mesas, o candidato vem aí". Num belo dia, digo, numa bela noite, o candidato "deu a volta" no pessoal e foi pra casa, para onde encomendou petiscos e deixou o pessoal que fica na aba só aguardando. O candidato não vem e mandou avisar, foi aquela chatice toda e gente com aquele sorriso amarelo, indo embora. Adivinhem de quem foi á ideia... de mandar todos às favas?
- No dia 08 de outubro, pela manhã, eu conto tudinho, desde a cidade e as pessoas.
Combustível Zero
Um ônibus, desses que foram entregues pelo governo do Estado para Nobres, o "Yellow Buss", esteve parado na semana passada por falta de diesel, segundo uma informação que chegou de Bom Jardim. Realmente, o ano atual, que está quase no fim, tá de lascar. Aonde vamos parar, gente? Será que não se pode falar nisso? A péssima situação atingiu também a zona rural, e não é de agora.
- Tá complicado.
Caixa Eletrônico
Buuuuuummmm! E lá foi mais um caixa eletrônico estourado em Nobres. Esse negócio de trabalhar parece que está saindo de moda e a parada passou a ser bem outra... a de ganhar na moleza. Mas, em Nobres a situação anda tão repetitiva que tira até o ar de cidade pacata que sempre foi, sem violência e bem calma. A agência Sicredi, em pouco mais de 30 dias, já foi visitada duas vezes com explosões de terminais eletrônicos; e desta feita, a pouquinho mais de 500 metros de onde se realizava um velório. Nem tentem adivinhar como funciona esse esquema de "trabalho" da rapaziada. Num raio de 20 kms., Nobres tem sido preferencialmente a city que caiu nas graças dessa gente.
- Com bom humor, diríamos: "Pega Intiligência!".
Chuviscos
Alguns pontos que cansamos de apontar aqui começam a se restabelecer em determinas ruas de Nobres onde os serviços foram mal executados e as chuvas o resgatam. À av. Mato Grosso, em frente ao Real Mini Mercado, um ponto de alagamento em plena pista pavimentada atrapalha a entrada de clientes no estabelecimento. Naquele ponto, ao menos uns 50 técnicos já foram vistoriar ali e nada de solução. À rua Almerinda, esquina com Tomé de Campos, além dos buracos, a água fica represada sobre a esquina, margem esquerda da rua Almerinda, sentido centro/São José.
- Ah! Mas lá na Five Avenue também é assim... e o Tesouro norte-americano também está sem fluxo de caixa. Pôrrrrra, aqui é Nobres e os problemas estão aqui!
Parado
Um caminhão carregado de pedra britada repousaria no pátio de uma repartição do governo municipal por absoluta falta de combustível. E gente por aí preocupada com uma tal de multidões. Independentemente do número de pessoas, a multidão vai ser só uma já que é quantidade colocada de forma coletiva. Alcatéia de um único lobo, alguém já viu isso? Cardume de um peixe só? E por falar nisso, cresce o número de desesperançados no governo com os salários em atraso, fornecedores sem receber e o hospital conveniado sem ver a cor do dinheiro.
- O Tombador em chamas e o pessoal contando carneirinhos.
Em Chamas
O Tombador em chamas e um ex-todo poderoso curtindo Águas Quentes. Como se vê, infidelidades políticas costumam ocorrer quando o iceberg está se aproximando... foi assim em 1912 com aquela máquina feita para não afundar. Modestamente, daqui do nosso ponto de observação, anunciamos sobre o risco de o governo abraçar arrivistas. E não terá sido por falta de aviso embora algumas correntes queiram que aqui só falemos de flores.
- Vem, vamos embora que esperar não é saber...
Em Chamas II
Amiúde, anunciamos precauções com relação a esse inebriante interesse por condicionadores de ar nas repartições públicas... ora se se vendesse fumaça ensacada, o vendedor ou algum preposto insistiria mil vezes sobre a necessidade de o governo adquirir esse produto. Cada um vende o peixe que tem e dotar as repartições públicas de condicionadores de ar interessaria a quem? E as empresas de assessoria, quantas foram que prestaram serviços que nunca passavam dos R$ 8.000,00, teto máximo para evitar processos licitatórios. E os pagamentos on line... foram para o infinito?
- Águas Calientes lá e a pressão aqui a mil. Não foi por falta de aviso.
Peixaria Ambulante
Na luta pela sobrevivência e para não deixar a peteca cair, tem servidor público vendendo o almoço para reforçar a janta; vendendo peixe, carne de porco e tem prestador de serviços ao município que anda com o carro puxado a reboque por absoluta falta de combustível e do dinheiro para abastecer. Entretanto, em águas calientes a vida está uma maravilha. E ainda tem gente que não sabe nem 2% do que ocorreria nos bastidores políticos e administrativos e continua a insistir que há um alguém na multidão. Quem deveria estar na linha de frente do tiroteio, jogou a toalha e foi veranear, enquanto uma galera insiste que vai dar.
- Atentem-se para os fatos e baixem a guarda... e o iceberg vindo na direção.
Sem Combustível
Ganhou as ruas os comentários de que sem combustível os carros públicos não rodam e se fosse com água, também não rodaria, o caixa do governo está furado. De dia 10 os servidores públicos municipais esperam pelo dia 20, 21, 22, 23, 24... e até o 7 de outubro, que está batendo à porta. Nem Picasso conseguiria retratar um panorama assim em seu quadro "O Desespero" e ainda dizem que é dos outros o cenário. Greve do funcionalismo, com algumas poucas pessoas pagas e as pessoas pregando às crianças que não haverá mais Ação Social ano que vem. As pessoas chegam e vão embora, mas as instituições permanecem e são transitórias as pessoas e seus cargos na hierarquia administrativa.
- Vinde a Mim os Pequeninos... mas contem-lhes apenas a verdade.
Sem Molhar?
Dizem que já faz mais de uma semana que as ruas da Vila Bom Jardim não é molhada mais; e há 60 dias que o prestador dos serviços não vê a cor do dinheiro. Que é isso? E a população enfrenta a baixa umidade do ar, a poeira e os irrespiráveis dias sem ver a cor do dinheiro dos salários por aquelas bandas. Vai chegar a hora em que pode ocorrer uma briga por um único comprimido de descongestionante nasal por aquelas bandas. Seria o "Poeira 60", uma imitação do Poeira Zero, de Cuiabá? Bom, falar em reservatório de água numa hora dessas seria até inoportuno, não é mesmo?
- E pensar que oásis só existia no deserto.
Tá Esquisito
Recebemos a informação de que o lixo de determinadas casas na Cohab Jardim Paraná estariam sendo deixados. Isso parece inacreditável, mas estaria ocorrendo ali pelas bandas da Praça da Cohab, margem esquerda, sentido agência da Sefaz. Seria por número a coleta? Por acaso, aonde for número ímpar, por exemplo, "não apanhar o lixo". Mas... bééééééééééé, reclamava o bode.
- Béééééééé´... tem muda de noni, aí?
Confusão
Pesquisa é coisa séria e exige dados científicos, método de aplicabilidade e a assinatura de um profissional que trabalha com estatística, com os rigores da Justiça Eleitoral para a publicação de dados levantados. Mesmo assim, tem gente corajosa por aí, publicando resultados de sondagem eleitoral, sem registro na Justiça Eleitoral e sem se preocupar com os rigores da lei. Em 2.008, induziram uma alta patente política estadual a ler em palanque dados de suposta pesquisa, sem registro e sem nenhum método científico, resultando em nada, pelos dados apócrifos.
- Então, sem registro nada feito.
Fundo de Previdência
O parcelamento de dívidas junto ao fundo de previdência (PreviNobres) em quatro parcelas foi apenas o relativo à parte patronal e quanto ao que já foi descontado dos servidores em folha, nessa parte ninguém falou nada e tudo continua como antes, na moita, e seria a parte maior do desfalque nos créditos do fundo. E quem será que tomará partido dessa situação? Onde estão aqueles a quem cabe fiscalizar o governo? O futuro dos aposentados está comprometido e ninguém fala nada ou toma atitudes, até quando isso vai perdurar?
- O fundo vai ficar sem fundo no futuro.
Hospital/Problemas
O hospital conveniado com a Prefeitura de Nobres está inviabilizado e sem poder seguir adiante na prestação de serviços à população. Quem trabalha não recebe; quem fornece ao hospital não recebe e o caos está instalado. Apelar a quem? Não seria o caso de se instalar faixas à porta da casa de saúde para falar que não tem como tocar o barco adiante sem dinheiro? Se a direção do hospital agir assim, com faixas e tornando público o caos financeiro, alguém há de se mobilizar pela recuperação financeira do nosocômio. Se não se atende...
- ... não tem mais pra ninguém.
Altas Somas
Tem gente dizendo por aí que o município de Nobres deve algo em torno de R$ 6.000.000,00 na praça. Se a soma for essa, realmente, será impagável daqui até 31 de dezembro de 2012. Não há prazo além desse, o último dia do ano deste 2012, de agradáveis lembranças; de outras, nem tanto. E por falar em valores, aonde anda o 13º salário?
- Virou capa de revista?
Vestindo Carapuças
Tem gente que anda lendo o jornal que condena e até xinga, pelo que agradecemos. E até vestindo carapuças, o que é errado quando não há referências, salvo se a identidade secreta do JGB que pinta e borda no Facebook seja a mesma daquele que vestiu a carapuça do "aborrecente". De qualquer forma, agradecemos pela leitura.
- É isso aí, priminho pobre.
Notícias da Trivelato
Agora, que a campanha política começa a se acentuar, começa a surgir notícias escabrosas sobre a passagem de uma corte por lá. E olha que as informações não são nada animadoras e dizem que havia um grande esquema de implantação de ao menos quatro empresas para operar comercialmente com o setor público no município de Santa Rita do Trivelato. Well! Aqui em Nobres, só daqui mais alguns meses, se vai saber como tantas empresas de assessoria prestavam serviços ao município e esses serviços nunca ultrapassavam o valor dos R$ 8.000,00. E o pior, a gestão pública nunca melhorou nesse período, daí, o questionamento sobre os serviços. Quem ganha para fiscalizar isso não fiscaliza, fazer o quê?
- Temos detalhes de alguns fatos de lá, revelados recentemente.
Mandando Recado
Tem gente no governo mandando recado, tipo assim: "fulano vai ter que comprar uma passagem e se mandar de Nobres". Justo quem não é daqui e chegou em desabalada carreira, vindo de outras plagas? E o que dá a certeza para que essa ameaça seja feita? Ah! Rapaz, pega leve porque a pessoa a quem foi enviado o recado, é daqui e tem raízes aqui e não vai reagir a tais absurdos, os recadinhos marotos. Sítio do Pica-pau Amarelo... sabugo de milho é gente, escreveu Machado. Após 07 de outubro, ficarás ajoelhado, rezando sobre um grão de milho. Se tudo correr bem. Igual à parábola do grão de mostarda, né?
- Santa Rita do Trivelato, tirai o pecado deles. Amém.
Sapatadas
E seguem as botinadas em palanque nas duas coligações ou mais, onde estão os aspirantes a vereadores. Tanto de um lado quanto de outro, de vez em quando vem uma pernada contra um ou outro vereador. É como no treino de jogadores profissionais, entre reservas e titulares, às vésperas de um clássico, sempre espere por uma pegada mais forte, do reserva, é claro.
- A propósito, quem é o secretário de Obras titular?
E o Salário...
...sumiu, escafedeu-se das mãos e das contas do funcionalismo público. E o que é pior, só após 7 de setembro, se tudo correr bem lá pelos lados das "margens plácidas" do palácio governista. Cartinha: "Querido Santo Expedito, sei que esta causa é impossível, mas, valha-nos nesta hora, minha conta de água e luz estão atrasadas, os carnês estão só crescendo, o meu celular já não vê mais crédito e os bônus sumiram. Pode até ser pecado, mas não tô nem podendo 'pendurar' mais umas cervejotas, o pessoal do boteco já não me aguenta mais com o 'prego'. Dá uma força aí pra nós, para dia 10 já serve!".
- Como se vê, a história de "canhanhãim" é fato.
Patrocínio
Lucidalva Gomes, presidente do Sintspun, ficou sabendo que tinha alguém disposto a patrocinar matéria ofensiva contra ela e foi saber quem era. Mas logo descobriu de quem se tratava, de um famoso "Don Juan", segundo lhe contaram; e ela, sabendo da história das "massas e das maçãs", guardou munição para contraatacar. É guerra? E lá vem ela: "galopando em desafio, abrindo fendas e cobrindo vales, quem tentar seguir seu rastro, se perderá no caminho...".
- Melhor não enfrentar essa parada. É como diria Lionel Ritchie: "Hello, is it me you're looking for?
Badalação
Seria ofensa perguntar: "Quem paga a pajelança nos restaurantes locais onde os governistas fazem fila pra comer?". A pergunta seria feita àquele polvo adivinhão, mas ele mórreuuuuuu. O jeito vai ser apelar aos búzios ou a alguma quiromante ou cartomante para saber quem banca essas despesas e tem gente exigente, que não come se não for picanha maturada. Se for para bancar prejuízos, aí o jeito é mandar para o lombo do contribuinte. De segunda a sexta a galera frequenta os locais badalados da city, mas vem à dúvida: "será que assinam nota e pronto?". Vá ver se alguém do governo se habilita a dar uma "cagadazinha" básica no banheiro da rodoviária.
- Há certos tipos de sanitários que subvertem a ordem natural e, ao invés de o elemento cagar ali... sai cagado. Aqui em Nobres, passageiro não é tudo e sifu quem quer garantir uma "xixidinha" básica.
Mensagem ou Premonição?
Uma mensagem enviada ao Poder Legislativo para solicitar aval a parcelamento de dívidas em 15 meses, vê-se no texto da mesma uma linguagem vulgar, não apropriada para autoridades administrativas e políticas. "Seria suicídio exigir da Prefeitura...". Se todos os que tomassem dinheiro emprestado de banco alegassem com tal argumento, os bancos quebrariam facilmente. "Se não pago, morro...". A tarefa de gastar é muito mais cômoda que a de justificar que não tem como pagar. Agora, imagine um dono de restaurante que fornece para a prefeitura e não recebe em dia, o que ele vai dizer aos seus fornecedores? Comer e assinar nota é bom, djimaaaaaaaaaaais, já pagar, fica para quando der. E se em todos os comércios se visualizasse placa com os dizeres: "Vender para a Prefeitura de Nobres é um suicídio".
- Infeliz, sob todos os aspectos, essa citação em documento público e sugere que alguém precisa se consultar com um psicanalista. "Pôrra, Sigmund, não Fróid com essa conversa vulgar".
Panela de Pressão
O funcionalismo público vive dias de amargura, sem salário em dia e ainda pressionado a cumprir tarefas que lhe fogem à compreensão do que é regime democrático de direito. Após as eleições, vai ser uma tal de fuga ao psicanalista e no divã alguém dirá: "vejo placas me perseguindo e adesivos povoam meus pensamentos". E a psicanalista, uma jovem, bela e segura, com o seu caderninho de anotações, conforta: "prossiga em seu relato, mas, se sentes algum desconforto, relaxe e goze... tudo vai terminar bem. Com mais 55 sessões, os seus 'fantasmas' desaparecerão".
- E aquele chefe que pressiona diz: "Eu sei de tudo; Com quem andas, aonde vais; Mas eu disfarço o meu ciúme... E fecho os olhos; Para todos os teus passos; Me enganando...". Ah! Esses deslizes.
Futebolizando
A regra é clara, carrinho por trás no futebol, é falta grave e cartão vermelho. "Pelas barbas do profeta", algumas tamancadas que saem em palanque são como um carrinho por trás no futebol. Em palanque, em frente ao público, um aspirante diz perto de um titular que "fulano é corrupto, que não fiscaliza, que não faz nada...". Isso, dito assim, na lata, é mais chato que aquele chato que vaga pelos pentelhos... ora pinica, ora dá uma picadinha.
- Well! As pérolas saem em todos os palanques, é aspirante sonhando com a vaga de titular.
Penitência?
O que seria o assunto que prendia uma candidata, um servidor público e uma outra pessoa em frente a um comércio, em pleno sol das 14:00 horas, à margem da rua? Era algo extremamente importante em discussão, considerando-se o sol escaldante e a permanência debaixo dele, sob risco de insolação, quebrando a marca dos 10 minutos. Seria por acaso a contratação de Tufão pelo Corínthians? Ou seria a passagem de um outro tufão, o Katrina, pela América Central? Ou será que falavam sobre Seedorf, o holandês que está no Botafogo? Sobre o jogo Corínthians e Botafogo não era, até porque, não teria tanta importância assim. Tentei ao menos 55 opções de adivinhação e não cheguei a nenhuma conclusão. Um dilúvio estaria fora de cogitação, aquele barco de Noel, o que um dia foi Noé, não suportaria.
- A última delas, adivinhar, por exemplo, que seria casamento de Maria... carnaval e cinzas na quinta e não na quarta. Ou seria a passagem do cometa Jei Jei pela nossa órbita?Sem cartazes e nem trailler, como saber do filme?
Farpas
Um rapaz, cujo computador seria o de uma entidade, usaria a rede social para satirizar e tentar anarquizar a política local. Provavelmente, não deve ser daqui e presume-se que seja um desses "aborrecentes" sem causa em busca da puberdade perdida. Adultos e jovens andam querendo saber quem seria esse que se esconde no anonimato e ainda usa uma máquina de alguém no anonimato, se acreditando o bam-bam-bam da informática ou um "hackers" cibernético. Antigamente, quando ainda não estava no ar a internet, a molecada vivia fuçando pornografia e enforcando o sabiá nas horas extras. Descobriram o Face, e agora resolveram tirar uma onda de tiranos. Por enquanto é só um... mergulhado na própria singularidade.
- Alguém para depilar a figura?Com cera ou sem cera?
- Alguém para depilar a figura?Com cera ou sem cera?