Conselho
É voz corrente, desde os tempos em que aquele cara, de sobrenome Iscariotes, recebeu aquele "vale", de 30 pilas, para dedurar o colega de campanha; já naquela época, dizia-se que se "conselho" fosse bom, era vendido por preço acima do valor de mercado. E os fatos comprovam os boatos acerca do conselho, por exemplo, o de meio ambiente, o daqui, onde alguém acha que vá ser equipado com carros e estrutura logística para fiscalizar a própria prefeitura? Nem o falecido M. Moiado toparia a empreitada de não tirar o seu da reta. Então, sem carro e sem estrutura, alguém acredita que o Consema vá até a Roda d'Água fiscalizar e até multar a Prefeitura de Nobres que estaria retirando cascalho sem a devida licença ambiental? Mas, muita calma nessa hora, a citação aqui é como o almoxarifado da prefeitura, meramente fictícia.
- Diga ao elemento que povoa o imaginário popular, o pé de cana (ou seria pé de garrafa?), que ele precisa parar de beber... eis um conselho recusado.
Tucanos em Alvoroço
A convenção está às portas e entre os tucanos o clima seria de dúvidas, considerando-se que foi destacada uma tropa de choque do governo para ofertar uma verdadeira roça de mamão aos bicudos. Olha!, a empreitada do governo municipal em Nobres é das mais árduas e só se atrai companheiros com o argumento do trabalho ou coisa semelhante, já que o projeto do governo é fraquinhooooo, mantendo quem está no lugar e ofertando algo que está no infinito ou próximo disso. A um partido a promessa de colocar nos dedos de alguém os anéis de saturno; a outro, um banho de lua; e a quem mais se habilitar, merecidas férias na estação espacial chinesa, em construção.
- A tucanos desavisados, nada como uma roça só de mamão, madurinhos da silva.
Endereço da Realidade
Hoje, somente hoje, acessamos o site: http://visite-nobres.webnode.com.br e com certeza estamos maravilhados com o portal de informações em atividade. Nem sabíamos que ali o Kal Maia tinha tantos fãs. Pena que o Cidade Aflita sumiu das paradas, mas o apresentador realmente tinha uma boa turma de admiradores. Realmente, a rapaziada não está pra brincadeira e aqui postamos uma citação do inventor da lâmpada, Thomas Edison: "Inquietação e descontentamento são as primeiras necessidades do progresso", como mostra o sítio visitado.
- Quem ainda não visitou, clique e veja como a maré não está pra peixe. Nem vem de careca porque lá é pente fino.
Cruzamento
Quando você passa local, todos os dias, semanas e meses a afio, e vê o mesmo quadro, sempre, tem que se lamentar das escolhas que fez. A rua Pedro Nolasco, esquina com Niva Matos de Oliveira é um desses casos permanentes de incompetência administrativa e de permissividade diante da execução de obras de infraestrutura na cidade. Naquela esquina está o retrato mais fiel de tudo o que se tem visto desde janeiro de 2.009 até hoje. Águas estagnadas e detritos que descem da parte alta e ficam ali, emoldurando o cenário, onde passam as crianças em direção à escola. As puerilidades, as bravatas, as conversas sobre fatos do cotidiano mostram que os infanto juvenis são o contraponto ante triste cenário ali estabelecido.
- São duas realidades em um mesmo quadro, a natureza morta que nos envergonha e a edificação do futuro em constante movimento na direção da escola, no ir e vir mais descontraído e puro das crianças. E os nossos governantes a necessitar de ao menos umas 555 gramas de vergonha na cara, a disposição em qualquer bar ou mercearia.
Convite
Por mais que ele tenha o nome citado por nós, ainda é a voz da sensatez num governo pobre de atitudes e ele ao menos as toma, as atitudes. Sob essa impressão, gostaríamos que o nobre secretário Valdinei Albertoni percoresse as ruas do bairro São José em um dia como hoje, para conhecer a realidade que vem desde janeiro de 2.009 sob o manto da permissividade. Mas não nos pergunte por que o prefeito não toma nenhuma atitude em relação ao estado das ruas e nem por que os nossos vereadores parecem indiferentes a esse cenário. Mas é isso e não podemos deixar de citar que aquele que toma atitude, ao menos está na dianteira daquele que não serve "Pra Nada".
- Convite feito, mapa nas mãos e a oportunidade de decorar os nomes das ruas.
Teoria da Correlatividade
Qual a diferença entre um construtor de pontes e a de um dinamitador? Bem, superar obstáculos e construir caminhos sobre obstáculos com o uso de cálculos matemáticos milimétricos é mesmo uma obra prima da engenharia. E quando se explode uma edificação segura, construída com esforços conjuntos, gestada com a utilização da mão de obra de verdadeiros artífices? A tarefa da destruição do conjunto da obra é a mais fácil e a mais cômoda ao bombástico elemento da cizânia. Assim observado, ao longo dos anos e, principalmente, do início do segundo semestre de 2.009 para cá, quem é o agente da destruição e quem vem construindo caminhos, edificando pontes políticas que consolidem uma travessia em meio aos mais turbulentos estágios no império da cizânia?
- Já vai longe o tempo em que se derribavam templos e em três dias o reerguiam, vide, o Verdão (Cuiabá) e o Maracanã (Rio de Janeiro); a ponte entre o PSB e o estreito da vitória, quem explodiu? Porventura sou eu, Senhor?Qual o maior peixe do Arinos?Ah! O lobó, é?
Boato Novo
Trataram de espalhar um boato novo na city nobreyorquina e sabe como é o tipo de boato, feito dinheiro falsificado e beira a perfeição. Well! Sem dinheiro, mas cheio dos boatos, ouvia-se dizer que dois secretários teriam "pulado", hoje (21/06), pela manhã e pelos nomes, os boateiros já relacionaram ao crime ambiental no morro do "Vai-Quem-Quer". Mas foi rebate falso e há que se considerar a temporada de boatos e um deles dá conta de que o governo se meteu em mais uma embrulhada e vai retirar o veto ao seu projeto, o que pode deixar alguns vereadores na maior saia justa. Essa cagada no alto do morro anda parecida com pele de prepúcio... vai e vem, feito quem quer tcha e depois já quer tchu.
- O Ministério do Meio Ambiente avisa: evite cagar em demasia em morros e encostas, ao persistirem os sintomas, chamem o doutor.
Vai Entender
Dia desses, veicularam informações oficiais que tudo estaria quites em relação ao governo e a Previ Nobres, com recibos disponibilizados. Em pouco tempo, eis que o Coordenador de Controle Interno diz que há um acúmulo de crédito em desfavor do fundo de pensão que passaria dos 300 mil reais. Durma-se com um barulho desses. O Controlador Interno é quem afere o grau de responsabilidade administrativa do governo e a sua nota, ao menos aquela que foi expressada em 15 de junho no Parlamento não é das melhores e o entendimento é o de que o governo vai precisar de aula de reforço.
- De zero a dez, observando a aparência externa do CI, dir-se-ia que ele daria um 6,5 ao governo, o que já estaria de bom tamanho diante da 'ficticiosidade' da nota e do almoxarifado.
Cadê o Japonês?
Olha, tamo sabendo que ainda num 'Kitaro' o CDC malfeito ou que mandaram mal em nome dos outros, é mesmo? Improbidade administrativa, isso é música aos ouvidos dos antigovernistas. E olha que não são poucos. Isso é coisa que bota qualquer um de cama, saber que o barraco anda perto de cair por uma situação inusitada, realizar operação financeira sem a anuência da principal parte interessada.
- Agora é hora daquele som maneiro de Kitaro, o samurai do Tombador. Mando mal, meu camarada.
Raios em Profusão
Em Nobres, faz tempo que já foi derrubada à tese de que um raio não cai no mesmo lugar duas vezes. De fato, porque se cair, já será dois raios e não o mesmo a cair. Mas também pode acontecer de o urubu de cima cagar na cabeça do que vai passando abaixo dos 10 mil pés. Veja esta coincidência: o credor está há pelo menos uns 60 dias sonhando com o seu empenho e o seu pagamento e eis que dois fios de energia elétrica se esbarram e todo o sistema sai fora do ar, hoje, dia 20, o Dia D pagamento. Resultado desse encontrão chocante: o pagamento do 'cara' fica para outra data. Daqui a pouco, o tesoureiro vai precisar de um desfibrilador no seu local de trabalho, que é para reanimar os credores que passarem mal ao ver as pilhas de empenhos a pagar.
- Sabe, tem horas em que é preciso uma partidinha de truco (com vitória) para aliviar a tensão, não dos fios elétricos, mas a do pagador. Um banho de cachoeira também ajuda; mas é de cachoeira, mesmo. Aliás, cachoeira já não é mais "sinônimo" de queda d'água, mas é de derrubada de políticos.
Folhetim Nobrense
Segunda-feira, 18 de junho, mais parecia uma sexta-feira 13, com a tal da "virose" montada sobre algumas personalidades locais. Amazonina Bocaiúva manheceu com a pá virada após ter ingerido um tar de chá de "ferragoela" numa festa pra lá de sinistra lá pelas bandas do Capão de Pequi, na "Vaja Grande". Quase nem deu pra coloca nós por dentro no rádio e ficamos por fora, mesmo. Amazonina tava pareceno aquela cantora famosa, a Chayene, ao lado do seu assistente, distribuino uns papé cuns retrato lá daquela cidade aonde disputa a finar do mundiar de clubes, a tar de Abu Dhabi. Mas os Emirados Árabes num é aqui, siminina; tem certeza que ocê num tá no lugar errado co cha carroça?
- Quase que nós vai pra Abu Dhabi em 2.009, mas a nossa carroça quebrou ali perto da Pampulha, né Kitaro?Inda fartava um bom bocado até lá e cos nosso pé frio, num ia dá mesmo. Deus que ajuda ocê Amazonina, tô ficando por dentro.
Calor Agressivo
Já não dá mais para aguentar, notadamente as crianças que são assistidas pela creche que funciona na Filinto Muller, onde um aparelho de ar condicionado apresentaria problemas e as crianças não conseguem se ambientar com tanto calor. Um contrato de mais de 279 mil reais foi firmado com uma empresa e na creche provisória em uma das salas, falta ar refrigerado. Também, do jeito que a coisa caminha, com pilhas e pilhas de empenhos a espera de pagamento, a criançada vai ter que esperar mais do que já esperaram até agora. É tempo de fechar as comportas e acumular... valores, esperanças e um pouquinho de credibilidade que ainda existe.
- Que tá esquisito, isso lá é verdade. Pô!, mas nem as crianças não são poupadas. Alguém para ir lá ver, só pra checar se é verdade ou mentira?
Superação Total
Em Cuiabá, o PMDB se superou em inventivas ao tirar o empresário da mídia Dorileo Leal do caminho para fazer entronizar o eterno amigo de Carlos Bezerra, ninguém menos que Totó Parente, para ser o candidato do partido na disputa majoritária. Totó residiria em São Paulo e veio só para ser candidato em Cuiabá, e em se tratando de Bezerra, não basta ser Dorileo, tem que ser Parente. Para quem pensava que Chico Galindo estava demais, eis que Totó ressurge, um tanto quanto modificado após cirurgia redutora. É de se acreditar que ao menos com o peso político ele continua, já que foi buscado em Sampa para uma eleição cuiabaníssima.
- E pensar que quem vinha de Campo Grande era de tão longe. O cara veio de Sun Pólo e o daqui, da Cidade Morena. Vai um tereré aí?
Coisa Feia
Recebemos denúncia anônima de que os valores dos empréstimos consignados estariam sendo retidos e não repassados aos agentes creditícios, o que pode causar inadimplência aos servidores públicos municipais. Caso se confirme mais essa informação, o que se deduz é que a administração municipal está criando um modelo de gestão temerário e que pode levar à bancarrota algumas empresas de crédito. Mania feia essa, de reter o que não pertence ao governo e só entregar quando der e como puder. Se alguém não se ligar nessa estrutura de gestão financeira montada e que é extremamente centralizadora, Nobres vai sofrer as consequências. O Coordenador de Controle Interno, Alysson Oliveira, anunciou que estaria acima dos 300 mil reais a retenção dos 11% do fundo de previdência e não depositados na conta da Previ.
- Gente, o Ministério Público está aí para dirimir dúvidas. Perto disso aí, Neko e Evandro são alunos de primário, segundo seus acusadores.
Armação Ilimitada I
Enquanto as pessoas lutam desesperadamente pela preservação do PSB (Partido Socialista Brasileiro) em Nobres, após esse partido ter sido da maior importância para conduzir o atual prefeito ao cargo onde se encontra, o partido estaria sendo rifado, de cima para baixo, com acertos por baixo dos panos, sem que se conheça a realidade política local. O vice prefeito Ismael Baraviera foi riscado do governo e em seu lugar assumiu o locutor de rodeios J. Reis, também banido do governo. Além de Baraviera, marginalizado pelos governistas, outros integrantes do PSB foram alijados do governo e, de repente, o partido estaria sendo negociado em nova coligação com o PP.
- Menos mal que o imbróglio tenha sido resolvido.
Armação Ilimitada II
Mesma situação estaria ocorrendo em relação ao PHS, cuja sigla estaria sendo negociada com o PP, mas a trama foi descoberta em tempo e a situação resolvida. Ao menos é isso o que se sabe e que partiria do governo municipal, que mal está conseguindo diminuir as pilhas de empenhos a pagar a fornecedores. O PSC entra na disputa rachado ao meio dada as circunstâncias como as alianças ocorreram. O governo agora resolveu prestigiar o segmento evangélico e as dependências da antiga escola Daniel Berg estará presente em muitos dos eventos coletivos que o governo contratar. De outro lado, se contarem aos evangélicos sobre os festins que tem ocorrido em Nobres, todos nós veremos que a sucursal de Sodoma é aqui.
- Estando bom para ambas as partes, o barco segue em direção a curva do rio.
Passado e Presente
Querem "vender" os professores Neko e Evandro como produtos descartáveis, mas muitos esquecem que eles estão filiados ao PP (Partido Progressista). Se Neko e Evandro são tão ruins assim, o que não dizer daquele sombrio dezembro do ano 2.000, quando ocorriam saques na boca do caixa, em que folhas salariais ficaram atrasadas e o funcionalismo público passou um dos piores natais de todos os tempos, onde o comércio passou maus bocados com a inadimplência que foi geral. E agora, sem ambos, ou seja, sem Neko e Evandro, tem empresário ameaçando de meter bala dentro da Prefeitura de Nobres e gente se borrando de medo. As comparações entre uns e outros suscitam um mostruário de fotos de japoneses, dadas às semelhanças.
- Assim entendido, o aviso é para que as pessoas que estiveram no poder no passado não saiam por aí cuspindo para o alto, a picaretagem é mais antiga que cagar pra trás.
Passado e Presente II
O discurso unificado, ao qual o PMDB parece ter aderido, coloca Evandro e Neko como pessoas que de alguma forma atrapalharam Nobres, entretanto, isso é apenas uma questão de conveniência momentânea. Ou será que alguém já esqueceu que o então secretário de Administração, Cláudio Vitalino, assinou documento reconhecendo uma dívida de milhares de reais de contas de energia elétrica que não foram pagas entre 1.997 a 2.000? Foi naquele período que escolas e estação rodoviária ficaram sem energia elétrica. A Prefeitura de Nobres ainda continua sem pagar a empresa de água, até hoje. Não se advoga pelos dois professores, mas será que eles foram tão ruins assim, a ponto de se tornarem incomparáveis com muitos que não tinham nada e deixaram o poder bem melhores que quando entraram?
- Eles são do PP, ainda.
Passado e Presente III
Demitidos do governo do Zé, o rompimento se deu por quê? O rompimento entre Neko, Evandro e Zé Carlos foi apenas porque o prefeito tinha projeto de reeleição e ameaçava descumprir acordo verbal feito. E descumpriu, de fato, influenciado por Cláudio Vitalino e outros, que entraram na campanha quando o bonde já estava em movimento. E quem foi que panfletou a cidade em 13 de abril de 2010? O prefeito já disse que sabe quem é e que vai esperar o momento certo para demiti-lo. De outro lado, ainda que em "off", o secretário de Finanças deixou a impressão de que não engole Cláudio Vitalino e não costuma esconder isso de algumas pessoas. Então, essa impressão que se tem de que no governo tudo são maravilhas, é falsa. Não por acaso, o ex-prefeito Flávio Dalmolin demitiu Cláudio Vitalino e não nos perguntem por quê?
- Então, cuidado com barquinhos de isopor em mares revoltos. Estruturas pífias de governo e apedrejadores gratuitos, isso é temerário, podem acreditar.
Juntos e Misturados
A aproximação entre DEM e PP até que não teria tanto problema assim, não fosse estarem no mesmo palanque crítico e criticado, ou seja, Devair Valim e o prefeito Zé Carlos. A questão é: com que interesses o ex-prefeito se aproximou do atual? Outra questão, até que ponto o ex-prefeito Devair Valim vai transferir seus votos ao atual prefeito? Salvo se o eleitor seja manipulável e os votos sejam de algum "curral eleitoral", o entendimento é o de que essa minissérie "Juntos e Misturados" não renda muita audiência. "De que me adianta ganhar 100 votos aqui e perder 1.000 ali adiante me unindo com o desgastado Devair", palavras do prefeito Zé Carlos. Antes porém, Devair teria dito: "Flávio, esse prefeito é mais ruim que nós dois juntos".
- Ao vingar essa amalgama, deverá ser a obra prima da alquimia.
Juntos e Misturados II
Como a população rural vai absorver essa união entre Devair Valim e Zé Carlos? Para alguns, basta arrumarem as estradas rurais em decomposição e pronto, todos voltarão a "gostar" do prefeito atual. Isso é menosprezo à inteligência da população sofrida da zona rural que vem sendo iludida a dezenas de anos e, mais recentemente, de 2.009 para cá, quando tudo foi abandonado e pessoas morreram por falta de ambulância e de socorro rápido. E para onde foram para cerca de 100 milhões de reais da arrecadação, segundo o próprio Devair Valim, conforme matéria que está em páginas de jornais?
- A dúvida é: Devair Valim é uma lenda política que manda no voto do povo rural?O prefeito Zé Carlos não tem duvida disso.
Na Garagem
Há quem diga que um carro pertencente ao patrimônio público esteja guardado na garagem de um subalterno do governo, mesmo com a recomendação de que todos os carros da frota devam ser adesivados. Infelizmente, o descaso para com os contribuintes está fora de controle e já não há mais a quem apelar. Não bastasse um dos carros ser utilizado para paquera ou flerte, de frequentar locais alheios ao serviço público e ainda vai parar em garagem particular. Tomara que seja mentira isso, do contrário a coisa está além da realidade.
- Nesse jogo, o ás de copa é a carta maior? Então se pode dar carta e ainda jogar de mão, bastando só utilizar o ás de copa. É coisa linda.
Tudo Pode
Tem servidor público de licença, sem comparecer ao serviço e ainda recebendo normalmente, seria isso? Em Nobres tudo pode e não há quem tome providências. Aliás, há providências, mas ela não segue adiante. Mas não tem nada não, vamos aguardar pela providência divina, já que por aqui a coisa caminha para o vale tudo.
- É o governo das benesses exclusivas aos amigos.
Tapas & Beijos
Consta, mas isso já faz alguns dias, que um empresário quase tomou um balão dentro do governo após vencer a licitação e de tentarem empurrá-lo com a barriga. Aí, o jeito foi vindicar pelo estilo machão e por pouco a maionese não desandou. Mas fez-se de conta que ninguém sabia, entretanto, pelo ás de copa não passava nem uma agulha. É como diria o filósofo milenar Kitaro "Tanajura", "quem tem c... tem medo.
- A propósito, Kitaro a dívida com a tal empresa de informática? Aviso a quem não acredita: "não brinque com esse pessoal de factoring".
Jogo Aberto
O Coordenador de Controle Interno, Alysson Oliveira, roubou a cena na noite de 15 de junho no Parlamento municipal ao disponibilizar dados verídicos da "caixa preta" do governo, com alerta para o risco de improbidade administrativa do prefeito por umas e outras razões. Retenção de valores salariais (11%) da folha de pagamento e o não repasse ao fundo de previdência em tempo hábil seria um dos probleminhas abordados pelo CI. Alysson jogou os holofotes para a Câmara de Vereadores, que precisa operar em favor dos interesses do povo e evitar de só "ver a banda passar".
- É como diria Chico Buarque: "Estava à toa na vida... pra ver a banda passar", digo, carroça passar. CDC, que sigla é essa? CDC (Cuidado, Dinheiro Comprometido). E vovó dizia: "Meu fio, não mexa com coisa "aieia". E eu: "É alheia, vó".
Na Surdina
Quem quiser saber sobre as operações financeiras em CDC feitas junto a um banco, já não consegue mais informação disponibilizada. Após o alerta dado por alguns servidores municipais, a coisa foi "varrida" e supostamente paga. Mas teve gente que conseguiu acessar os dados e os imprimiu e consta que vem fumo por aí. Após o alerta geral, teve duas figuras que se manteve reunidas por durante toda manhã, a portas fechadas, discutindo sobre o sexo dos anjos.
- Essa foi uma cagada de elefante, limpar é tarefa difícil.
Boa Pergunta
Quantos no DEM concordam com essa aliança com o governo? E quantos acreditam que vá dar certo? Começou ontem essa sabatina com apenas duas perguntas e não pensem que elas sejam de fácil definição, feito dois e dois, que são cinco. Ainda vai render insônia essa enquete, considerando-se que ir tem menor densidade que ficar. E qual será o encanto que a sereia utilizará para atrair a sigla até a beira do rio? Do que advém outra pergunta: "E o risco de afogamento?". Pergunte a um filósofo o que é filosofia e para que ela serviria?". Vamos por parte: "são a metafísica, a epistemologia, a lógica, a ética, a estética e a filosofia política".
- E viva o Wikipedia. Inté aminhã, vou xixi.
Suspensão
Dizem que alguns fornecedores já suspenderam o fornecimento de gêneros alimentícios que integram a merenda escolar. Será mesmo? Ultimamente, o povo anda fino que nem fio de navalha, pronto a desmentir qualquer notícia ou informação, sob a alegação de que seja notícia plantada. Plantada ou não, algumas informações tem dado bons frutos, não tanto quanto as mudas de nepotismo que estão plantadas no atual governo e que tem obtido sucesso. "Vou, se comigo for meu irmão, meu cunhado, meu sobrinho, papagaios, gatos, cachorros e pulgas", é assim que se faz aliança política por aqui.
- Já as finanças, o município e sua gente que se virem ou que f..dam-se.
Doses
Algumas empresas, cujos empresários seriam cooptados politicamente, vão receber o seu quinhão pelos serviços prestados em doses homeopáticas, até o dia 07 de outubro, e se der a previsível zebra nos planos do governo, os projetos e acertos financeiros podem ser adiados ou interrompidos, bruscamente. Alguém duvida? Então recorte esta notinha e ponha na agenda para possível confirmação a partir de meados de outubro.
- "Levante sua mão sedenta e recomece a andar; Não pense que a cabeça aguenta se você parar...", já dizia Raul Seixas.
Pacote Fechado
A política é mesmo engraçadinha e até descabida, e isso se explica a partir do tamanho do desrespeito com que o governo municipal de Nobres sempre tratou os vereadores Fermino e Bacalhau. Comecemos pelo vereador Fermino, que não tem nomes indicados para ocupar cargos no governo, depois acrescentemos Bacalhau, torpedeado pelo secretário de Finanças recentemente, à revelia do vereador. Agora, entre 14 e 15 de junho, a aproximação do PP com o DEM insere no pacote a criação de uma secretaria para agradar a uma figura que nunca foi votada, não tem voto e não aglutina nada, só os próprios interesses.
- Realmente, a política também não é uma ciência exata e existe para complicar, feito grego dando aula para chinês sobre filosofia.
PMDB de Fora
Consta que o PMDB não vê a possibilidade de aproximação com o partido governista porque não vê confiança em acordos e não vê a possibilidade de como administrar com a criação de mais cinco secretarias, inclusas aí as duas que estão em vista de serem criadas, de Cultura, Esporte e Lazer, e a de Indústria e Comércio. A de Cultura, Esporte e Lazer seria para o DEM com a intenção de abrigar uma figura que não tem voto, nunca submeteu ao crivo do eleitorado e não soma, antes divide. Se for para o PSC, vai ficar evidente que o nepotismo navega por mares tranquilos neste governo que aí está.
- Pensando dessa forma, o PMDB não parece atraído pelo canto da sereia.
Vereadores na Mira
Dizem que o governo já preparou uma tropa de elite para ir ao Parlamento, hoje (15/06), para pressionar os vereadores a votarem na criação da nova secretaria, desvinculada da Educação. A nova pasta seria a isca utilizada para atrair o DEM e deve abrigar um ilustre desconhecidos dos eleitores, exatamente por não ter voto nenhum. A proposta não é nova e de outro lado desprestigia o vereador Joel Júnior, autor da proposta de desmembramento do esporte em relação à Educação. Quando pediu, JJ não foi atendido, mas como atração de aliados, vai para a criação da pasta, e JJ vai ter que apoiar.
- Os parlamentares correm risco de desmoralização ao votar matérias em turno único, sob o manto negro do "toque de caixa". Armadilhas existem para que incautos caiam nelas.
Papo 10
O setor de comunicação social do governo municipal de Nobres deve disponibilizar todas as informações concernentes à realização do concurso público previsto para 24 de junho, incluindo locais de provas, por atividade profissional, e as inscrições aptas à participação no certame. Até prova em contrário, esse tem sido o setor de considerável confiabilidade dentro do governo, ainda que forças ocultas (e outras não) teimem em se posicionar contrárias. É como diria don Júlio Iglesias: "Me gustan tanta jente que san de verdad...".
- De zero a dez, daria o meu velho "eigth", minha nota preferida na escola, sabe como é, minha carroça empacava nesse número.
Esclarecendo
Ninguém sabe como, mas vazou a informação de que teria faltado pão na Escola Dalci, no dia 04 de junho. Entretanto, após a licença do então diretor Joarides Lojor Ribeiro, o Magal, a diretora em exercício fez expedir nota esclarecendo que "Não houve um dia em que as crianças ficassem sem merenda". A atual diretora em exercício da Escola, discorda da informação e em nota esclarece que há um cardápio a cumprir diária e semanalmente e lembra que a informação é mentirosa. É a direção da escola que cabe expedir nota de esclarecimento em defesa dos interesses escolares e há um entendimento de que o clima político possa rondar os fatos sérios que ocorrem no universo público.
- Esclarecimento solicitado é esclarecimento aceito.
Sem Esclarecimento
Como e por que um ônibus foi "tomado" de um motorista habilitado, lá em Cuiabá? Havia mesmo a necessidade de ir de táxi até lá para "tomar" o ônibus de pessoas sérias e responsáveis? É isso que precisa ser esclarecido pela pasta da Educação aos cidadãos e contribuintes que pagam os seus impostos. A questão do nepotismo precisa ser colocada às claras pelo governo e cabe aos fiscais do povo a verificação dessa realidade, restando ao setor competente do governo o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao nepotismo, se existe ou não no âmbito municipal.
- Quem esclarecerá?
Sem Esclarecimento II
Como se deu a transação bancária que, supostamente, acarretou na realização de empréstimo em nome de servidores públicos municipais da área da Educação. Se isso é fato, como correu e por que ocorreu, se tinha anuência da parte interessada, são questões que estão no ar, ainda em forma de boatos e se vai virar fato, só se haver reclamação na justiça. Por que não, buscar esclarecer esses fatos, de interesse público, ao invés de se preocupar com as atribuições que são da competência da Escola "Dalci".
- Alguém para esclarecer?
Empréstimo?
Quem autorizou o poder público municipal a realizar operação financeira de empréstimo em nome do funcionário público sem a devida anuência da parte interessada? Invasão de privacidade, ação realizada à revelia, ou seja lá qual entendimento for, mas a parte interessada necessita saber, esse é o entendimento dos leigos. O caso é de polícia fazendária e todo esse processado nos conduz a uma triste constatação e a uma cruel realidade, os governantes do passado devem ser beatificados. O ex-prefeito Devair Valim revelou um dia desses, quando cruzou com o também ex, Flávio Dalmolin, e revelou: "esse que aí está é mais ruim que nós dois juntos".
- Se você acha que Devair está certo: Curta, Compartilhe ou deixe como está a galera da invasão de privacidade. Chamem a polícia, mas não liguem o giroflex, que é para não assustar a rapaziada, tipo exportação.
Camuflagem
A Prefeitura de Nobres (seria isso?) fez distribuir um belo boletim informativo ou um belo manual sobre como olhar ao próprio umbigo, mas faltou identificar a procedência do Informativo, considerando-se a relatividade da dúvida sobre quem nasceu primeiro, se o ovo, se a galinha. Se há um informativo, quem o gerou, quem o produziu e quem pagará por isso, já que não se trata de doação de particular para privado. Bonito, lindo, mas faltou à procedência e como até mandioca necessita de procedência para ser comercializada, é preciso identificar quem fez, até porque, o Informativo não vem de chocadeira.
- Leva mais essa dúvida lá pro chefe, siminino.
Futsal
Quem foi que prometeu a premiação do primeiro lugar e mais dois troféus a um torneio de futsal realizado na Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, na Roda d'Água, dia 10 de junho? Prometeu e não deu, deixando os organizadores de mãos vazias. É assim mesmo, os governistas não querem nada com a zona rural, por saberem da rejeição do governo naquelas bandas; e a rejeição só aumenta com cagadas assim. Menos mal que a turma se virou e tudo deu certo.
- Não Kitaro mais uma promessa, né Pedro Paulo? Perdestes a compostura?
Previsão por Tabela
Alguém ouviu de alguém e deixou escapar em forma de comentário, sob um certo secretário de governo que já pensa em abandonar o barco. Mas, logo agora que se começa a mexer o doce? Isso me lembra aquela dupla, Jane e Herondi: "Não se vá, não me abandones por favor, eu sem você vou ficar louco...". Espere pela LRF (Lei Complementar 101/2.000) e pela possibilidade de um camburão(zinho) quando o baile acabar. Nesse jogo, cada lance depende da paciência do jogador, mas em caso de vislumbre de xeque-mate, evite chutar o tabuleiro e derrubar os peões, bispos, cavalos e torres, já que a rainha foi abandonada.
- A competência estaria em xeque, é isso? Tomara que seja apenas mais uma falha na nossa bola de cristal ou defeito passageiro nos tímpanos. Oxalá, o arauto leve mais esta ao chefinho e este seja demovido do embarque prematuro. Mas isso não é aqui, é na CPI do Cachoeira, ouviu?
X-9/Deslizes
Ei, psiu, você aí! O que leva as informações para o chefe, aproveita e leve esta, de primeira, de que forma foi paga a folha salarial de maio de 2012? É uma perguntinha básica e merece resposta. E se algum servidor público municipal necessitar fazer um CDC (Crédito Direto ao Cliente/Consumidor), ele fará como daqui pra frente? Leva essa pergunta lá pro chefe, meu camarada, você aí, que quer se manter no cargo fazendo média com o chefinho. É feio isso, não? Observe aí, se ele vai sair correndo pra contar que viu essa notinha aqui nesta coluna.
- É como diria Raimundo Fagner em (seus) Deslizes: "Sei tão pouco de você; É pelos outros que eu sei; Quem você é... Eu sei de tudo; Com quem andas, aonde vais...", onde moras e por que estás aí, esse último trecho é meu, viu X-9.
Mobilização
O CNPM (Conselho Nacional do Ministério Público) se mobiliza contra a possibilidade real de aprovação da PEC 37, que pode dar exclusividade do poder investigatório à Polícia Judiciária Civil e seria contrária ao interesse público. A informação é da coluna "Data Vênia", do site MidiaJur. A aprovação da PEC 37 representa retrocesso ao papel que é exercido atualmente pelo MPE em relação às atividades ilícitas de qualquer natureza inclusive no que se refere ao exercício das atividades públicas administrativas em todos os seus âmbitos e esferas.
- A guerra é de gente graúda e a população pode perder nessa batalha, segundo o entendimento dos leigos no assunto, mas povão por natureza.
Em Acerto
Os últimos detalhes estão sendo fechados e até o dia 15 de junho, no mais tardar, DEM e PMDB devem fechar acordo de coalizão com vistas às eleições municipais de outubro deste ano. O cabeça de chapa deve ser mesmo José das Neves de Almeida, que representará o PMDB nas eleições após confirmação pela convenção municipal que será definida em data hábil, conforme estabelece as regras do jogo. Os líderes partidários tem até o dia 30 de junho para definição de nomes aos cargos majoritários e proporcional e para tanto, Das Neves já se desincompatibilizou do cargo que exerce junto ao Detran.
- Sabe-se que DEM e PDMB caminharão juntos e na mesma direção. Enfim, a definição de unidade.
Histórias do Dia Oito
O 08 de junho será inesquecível para muitos profissionais da Educação que se deslocaram da zona rural para vir até a área urbana, ao banco, para receber a remuneração a quem tem direito por um mês de trabalho. Logo a pasta com maior aporte de recursos de uma administração municipal, e no banco não havia nem sinal do pagamento e nem uma data precisa para se acabar com a enganação. Na volta, a revolta contra a má administração, que faz festa de 800 mil reais e um mês depois não paga os seus funcionários. Não se gasta além do que não tem e é preciso planejar, pensar e repensar a possibilidade de queda na arrecadação; até quem nasceu ontem sabe se algo não vai bem na Europa, os reflexos podem recair sobre o Brasil.
- Mas vá ver se a turma do ar condicionado está mal das finanças?
Buraco cá, Buraco Acolá
Além dos direitos do cidadão de ver o seu dinheiro bem empregado, há a capacidade de se indignar, que ninguém pode perder. Como pode, asfalto novo construído sobre a rua Mato Grosso estar em decomposição como revela um buraco quase em frente à antiga Escola Walt Disney que se transformou em Sesi e depois sumiu. Logo acima da antiga TV Nobres, para não esbarrar na buraqueira no cruzamento da mesma rua Mato Grosso com a Mal. Rondon. E depois, um tal de Pedro Paulo, descaradamente sob nome falso, posta comentário no portal de notícias Olhar Direto e diz: "O buraco nós tapamos depois...".
- Não Kitaro a folha toda, Pedro Paulo?Estás perdendo a compostura, Pedro Paulo?Esse Kitaro "Tanajura" faz um som maneiro, né PP?Vai um peixe na telha aí, por conta do 'mané', o contribuinte?
Garimpo
Aqui em Nobres é uma versão do "Castelo dos Sonhos", aquele garimpo famoso e de gente famosa lá pelas bandas do Pará. Aqui é melhor que lá, aonde o sujeito chega com uma mão à frente e a outra atrás e depois fica rico aqui. Mas vá ver para onde vão as notas fiscais de valores mais expressivos? Enquanto a maioria dos professores e profissionais da Educação cumpre com as suas atividades na escola, cuidam da família, cozinham, lavam, passam e ainda são esposas, algumas dondocas pedem (ao telefone) peixe na telha e manda a conta para o contribuinte. Aproveite bem a mamata, deita e rola madame, a contagem agora é regressiva.
- Lamentavelmente, fracassamos em mais uma tentativa de se buscar o melhor para Nobres;infelizmente, é preciso reconhecer a clamorosa falha como eleitor.
Gente Fina
Menos mal que aqui a madame só exija peixe na telha; nunca é bom recordar a senhora Imelda Marcos, esposa de Ferdinand Marcos, ex-presidente Filipino que já "pulou" pro andar de baixo. A dona Imelda tinha, ante a miséria do povo filipino, 5.000 mil calcinhas; ao menos 5.000 pares de sapatos; algumas centenas de dúzias de bolsas, além dos vestidos das melhores grifes. Ela também já "pulou" pro andar de baixo, a sete palmos, e deve ter levado as calcinhas. Aqui, a dondoca pede peixe na telha, enquanto ali no Jardim Petrópolis, tem gente que agradeceria se tivesse um pacote de Skini para dar ao filho, e de quando em vez come um 'botoado'. Ah! Não conhece esse peixe, né madame. É aquele peixe que ronca e tem duas anteninhas. Manjou a parada?
- 5.000 pares de sapatos, é o sonho de consumo de qualquer mulher; as calcinhas, então, eram coisas finas para ambientes finos e cheirosos, né?Mas o cuiabano já preferia ironizar: "fede pra daná, mas é gostoso". O que é isso, peixe seco?
Ponto Facultativo
A Prefeitura de Nobres, administração do prefeito José Carlos da Silva "comunica" que é facultado ao cidadão ficar doente ou não em feriado emendado. Se quiser ficar doente em dia de ponto facultativo, o problema é seu; se quiser permanecer bom, a solução é toda sua. Os tais serviços essenciais também tiram folga e entram na lista dos dispensáveis, não bastassem os processos de exclusão de pacientes, atendidos por cota ou grupo de 10 ou uma dúzia por dia e só. E quando o médico nem olha para a 'cara' do paciente, sob risco de nem saber se é pardo, negro, branco ou amarelo; se bem que amarelo o paciente já chega, por dois motivos, estar doente e com medo de certos médicos, que nem olham para a fisionomia daquele que busca socorro. Menos mal, isso não ocorre aqui em Nobres, mas em Madagascar.
- Comemorem, há quatro dias não fico doente, a minha enfermidade está acompanhando o ponto facultativo. Sem receber, quem quer trabalhar? O perigo maior é o ministro Guido Mantega "inconvidar" esse secretário "bom" daqui para ir trabalhar com ele em Brasília. Vai pra Secretaria Extraordinária de Planeja(u)mento de ISSQN.
Sem Pagamento
Funcionários públicos municipais da zona rural estiveram no banco e nada do pagamento no dia 08 de junho, quando caia a tarde. Consta, segundo se apurou, que só o secretariado e o pessoal da Saúde que recebeu, do que se depreende que há privilégios. Ou se paga a todos ou não se paga a ninguém. Vá ver se todos receberam no dia previsto e vá ver se alguém ao menos sabe quem é o secretário que comanda as finanças do município e no qual o prefeito acredita piamente. Tem gente que nem sabe quem é o secretário de Finanças e o planejamento, foi pros quiabos?
- Ah! Seu Zé, não sabes o tamanho da bronca que vem por aí, por conta da falta de planejamento. "Desenvolver e crescer...", só massa de pão, assim mesmo, se botar fermento na parada. E ele ainda diz: "mudamos pra melhor".
Novidade no Vizinho
De acordo com uma fonte informativa, o ex-prefeito de Rosário Oeste, Zeno Gonçalves, não seria carta fora do baralho, totalmente, como pregam algumas informações. Apanhada no ar, a informação dá que conta de que Zeno pode marcar o seu retorno na política no vizinho município de Rosário. E pra não dizer que não falamos das flores, quer ver como esta notinha vai ser republicada e multiplicada pelos que não gostam de Zeno? Se o ex-prefeito mandou mal, que a resposta seja dada no voto. Mas a pergunta é: "Por que alguns temem Zeno?".
- Disseram-nos que as suas chances não acabaram e a informação veio da alta esfera política estadual. Será mesmo?
Comunicações
O patrono das comunicações, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, ficaria chateado se visse a rua que leva o seu nome aos cacos, mais esburacada que o solo lunar, segundo as fotos de satélites. Em frente à emissora de rádio, é qualquer coisa lamentável a buraqueira. Um "panelão" está localizado em frente à casa do líder do governo na Câmara Legislativa e o vereador JJ nem "tchum" pra isso. Bem perto da Câmara de Vereadores, três hermanos buracos persistem contra a lógica da boa gestão, que é exatamente cuidar das ruas da cidade. Mas vá ver o quanto se gasta nas pajelanças que são realizadas por conta do contribuinte. Quem vê isso, é contra; os que se omitem diante do descalabro, serão amigos para sempre.
- É Rondon, por aqui tá tudo dominado e bateu uma cegueira em quem deveria enxergar... é a tal da linha de telégrafo cruzada, quem era cego, passou a enxergar e quem enxergava, ficou com a vista turvada; deve ser por conta da areia cósmica.
Milagres Acontecem
A Prefeitura de Nobres só não consegue multiplicar os pães para a escola, mas acaba de fazer milagres com os 82 mil reais que caíram na conta do município e está pagando a folha, hoje (08/06). Paga aluguéis, mas não utiliza os imóveis alugados, só não paga os pães que estariam faltando na escola de um bairro pobre como o Jardim Petrópolis, onde as portas dos banheiros mudaram de lado para evitar mau cheiro exalado. Troca-se as portas, mas não troca os banheiros. Veja o que o prefeito disse em 28 de abril de 2011, há mais de um ano: "Saio daqui pensando na segunda etapa de reformas".
- E tome aluguéis inúteis.
Especialidade Notória
Infelizmente, em Nobres, parece que tudo pode em termos de administração pública. Faltando pão na Escola "Dalci" e a Prefeitura de Nobres pagando aluguéis sem se utilizar do imóvel alugado. Na sobreloja ao lado da farmácia do Zézinho, há um contrato de aluguel em curso sem a utilização do imóvel pelo poder público. Em Bom Jardim, já vai para quatro meses o aluguel de um imóvel para sediar um posto dos Correios, sem que o imóvel seja ocupado pela contratante. O caso é de polícia fazendária e não mais de fiscalização por quem quer que seja.
- A propósito, quem pagou aquela segunda rodada de pesquisa em que apontava o candidato José Carlos em primeiro lugar nas pesquisas, na reta final da campanha? Quem publicou não recebeu até hoje?
Pesquisando
Onde estão Neko e Evandro? Eles sabem de onde veio o dinheiro para bancar a pesquisa e para onde foi parar o valor recebido de uma nota fiscal (de -13º de temperatura), entregue, supostamente, para pagar taxa de condomínio. São arquivos vivos da campanha política, erraram sozinhos, sem a devida assinatura do chefe? São culpados ou já são réus como muitos andam dizendo? Se erraram, foi pra eleger quem? Eles permanecem calados, estariam consentindo o que dizem sobre eles? E como se paga e como o dinheiro sai dos cofres públicos sem a assinatura do prefeito?
- Ainda vem muita coisa por aí, além do peixe na telha, pago pelo contribuinte. Nham, nham, nham... mastiguem bem e cuidado com espinhos em forma de Y.
De Primeira
Já andam dizendo que o empresário Leocir estará de volta, agora como vice na chapa do PP. Preterido e até na condição de "substituível", o virtual vice, Ney Campos, será que tem aceitado bem esse muito falar? Esse último boato parece ser para "minar" a pré-candidatura de Das Neves que disse não saber disso. As conjeturas de pré-campanha colocam água fria na fervura do caldeirão político. A aparente saída de cena do DEM também parece estratégica ou seria mesmo fato? Mas, se Devair não pode, o partido será penalizado por isso?
- Quem pode sair lucrando com isso é o líder sindical Branco, tem gente mandando votar nele. Votem em branco, disse um político numa emissora de rádio.
Na Terra do Turismo
Os inflamados discursos pela indústria sem chaminé, o turismo, parecem ter esfriado junto com a baixa temperatura. No município de Nobres, nem uma única manifestação em prol do meio ambiente no mundial deste. O governo municipal anda mesmo preocupado é com as dívidas, que se acumulam e que podem não fechar no final do exercício. A Lei de Responsabilidade Fiscal parece menosprezada, mas não é por aí, o buraco é mais em baixo. Mas, voltando ao meio ambiente, nem meio, nem inteiro, nem nada, os governistas desconheceram o fato e sequer plantaram um pé de jaca; será por medo de pisar na fruta quando ela cair e se esborrachar?
- Que meio ambiente, que nada, o negócio é ar condicionado, até no banheiro, e que venha o efeito estufa, que sequem os afluentes do rio Cuiabá, o baile já está acabando mesmo.
Sem Pernas
Temos as fotos aqui da motoniveladora da Prefeitura de Nobres e do povo, que está largada à beira da estrada, lá no Mangavalzinho, sem as rodas traseiras, sucateada e abandonada. Realmente, sem medo de ser feliz, o prefeito José Carlos criou um foco sobre o dia 1º de Maio e tudo deu errado de lá para cá, o dinheiro sumiu, os fornecedores não conseguem receber e até a folha salarial permanecia atrasada, ao menos até o início do dia 06 de junho. Quem disse que o dia 1º de maio seria o da salvação de um governo que nunca deu certo? Essa lanterna está sem foquito e o foco desfocado. Dos modestos 14 mil reais pagos ao Joaninha e o seu "free style" em 2009, os gastos subiram estratosfericamente para mais de 500 mil reais com os shows e outros 300 mil de despesas adicionais. Como desta vez não se foi ao Parlamento prestar contas?
- E tem mais, a pajelança com uísque ainda não tinha sido paga até há poucos dias atrás. Vai um peixe na telha aí?
Jornal do Pindura...
...informa: "Deu zebra no Pregão Presencial nº 20/2012". Será de quem foi á culpa desta vez? Isso prova que tem gerente de banco que é mais inteligente que se possa pensar, ao evitar de adquirir um Titanic a menos de 100 metros do iceberg. O Dito perdeu a compostura de vez, é? Mas será que é só o Dito que está sem postura? "O Dito não é confiável", disse o elemento pelo MSN ao velho amigo, descartado como um ás de copa que não fazia trinca. E o barco afundando e o mais confiável dos confiáveis se perdendo no labirinto do poder.
- Bem, deixa pra lá, fica o dito pelo não dito... era um garoto que como eu, amava os Beatles e os Rolings Stones... não vê amigos, só problemas ao seu redor. Stop...
"Imobiliária?"
Como alguém pode vender o mesmo imóvel duas vezes? Isso é possível? Bem, se a folha salarial foi vendida e comprometida por 20 anos, como pode ser "leiloada" de novo? Ou seria só boato isso? Uma Lei Municipal, a de nº 1026, de 07 de maio de 2007, explica isso através do contrato firmado. Preocupa-nos tantos números sete na parada, mas isso é por conta de vovó, que dizia ser o número 7, conta de loroteiro. É feia essa palavra "mentiroso", não? Mas parece que tem gente pintando o 7 perto do dia 7, da semana 27 do ano de 2012.
- Vai uma folha salarial aí? Bem passada ou mal passada?Até o próximo pregão, em 07 do 07 de 2012. Ah! Não dá, cai num sábado.
Lembranças Amargas
Hoje, algo me lembrou Paulo Diniz, o cantor e a sua música: "Pingos de Amor": "Ainda ontem pela praia alguma me lembrou você...". Na verdade, ainda hoje, seguindo pelas ruas de Nobres, alguma coisa me lembrou você, Pedro Paulo, quando disse que tem gente demais querendo ser prefeito, até o Dito. De fato, se for para deixar faltar pão na escola e continuar essa buraqueira nas ruas em todos os bairros, até eu. Na esquina entre a Tancredo Neves e a rua Alagoas, a coisa está de "cagar"; aliás, que cagada foi feita ali, as pistas não se encontram e formou-se no local uma valeta. Isso não é mais caso de reparação, mas é uma questão de polícia.
- Onde estaria aquele secretário que anunciou (em "off") que denunciaria a empresa que fez o asfalto? Tadinho, da missa não sabe metade, chegou depois, quando já estava tudo dominado. Vem cá, meu tchapa, que eu te conto a parte que você não assistiu.
Lembranças Amargas II
O secretário de que falamos foi aquele que esteve aqui um dia desses e jogou a culpa em Ademir Messias por conta dos esculachos contra a administração no Facebook, em dezembro. Os buracos voltaram secretário, e agora, a culpa é de quem? O ônus para quem só administra dinheiro vem agora, quando o barraco está sob ameaça de ir ao chão. Denuncie a empresa ao Ministério Público e mande uma cópia para nós, que é para ver como funciona o efeito dominó. Cumpra o que anunciou e denuncie, só pra ver quem será o primeiro da fila. O Ademir Messias não conseguirá tapar os buracos nas ruas se à sua pasta não for destinado recursos necessários. Portanto, a culpa não é só dele. Aguardamos pela denúncia sobre os buracos.
- Que tal, abrir os buracos e mandar colocar ar condicionado em cada um dos buracos?É bom para a empresa de manutenção, né?
Por Fora...
...bela viola... por dentro, uma torneira sem recipiente. A reforma no "Postão" de Saúde, por aqui, está uma belezura, feito panturrilha de boi empurrada como filé para o churrasco. Por fora, eita viola bonita; mas quando chove, sai debaixo. E o salário, mais atrasado que zagueiro do Flamengo... só pode terminar em penalidade. E depois, não querem que a cachorrada fique latindo quando passa a carroça governista. Mas também, o que esperar de um governo que vai de carroça? Até ele chegar com seu "marketing", o eleitor já foi e já votou...
- ... em outro, Pedro Paulo, José Bonifácio ou seja lá quem for. Quando chove, as "meninas" do Postão trabalham dobrado. Né, dona Maria?
Segundo Marcos...
... que não é o Lopes, morto e ressuscitado, mas o discípulo no Capítulo 8, versículo 5: "Quantos pães tendes?", inquiriu Jesus. Mas o assunto é por aqui mesmo, no Jardim Petrópolis, para onde dirigimos a mesma pergunta ao diretor Magal: "Quantos pães tendes, diretor, para os alunos?". Quando começa faltar até o pão na escola, o caso é de fiscalização rígida e mais aprofundada na gestão pública, doa a quem doer, segundo Kal Maia. Se a maior parte dos recursos da Educação é de origem federal, para onde estaria sendo canalizado quando se sabe que falta pão na escola? O caminho a ser tomado é a denúncia, a quem mais se interessar em fiscalizar.
- Infelizmente, quando falta competência administrativa, não há como fazer milagres e multiplicar os pães, que já são poucos, muito poucos. Ao invés de ir de táxi para Cuiabá, por que não, comprar pães aos alunos?
Casa de Amigos
A Jari está se tornando uma confraria governista e até um cabide de emprego. A tal junta, se 'juntá' tudo não dá uma. Pela listagem de pagamentos e pela ineficiência do órgão colegiado, para cujo endereço são levadas as reclamações, só para se ter uma ideia vaga da situação, tem uma pessoa que teria sido multada injustamente e até hoje não obteve resposta ao seu clamor ou recurso, impetrado a pouco mais de um ano. Duas coisas chamam a atenção, a Prefeitura de Nobres com carros para passeio para secretários e ainda se gasta muito com corrida de táxi e também com a "junta" de cabide de emprego.
- É a confraria do "chefe", conforme está nos balancetes da Prefeitura. Aos amigos, tudo; aos inimigos... nem pão e nem água.
Encara a Realidade
Você já viu aquela autoridade que não costuma encarar as pessoas olho no olho? Tem desses aqui em Nobres, que além de não pagar o empréstimo em nome do aval, não encara o ex-amigo de frente, olhando na cara do sujeito.
- Tá esquisito, siminino.
Multiplicando Pães
Será que não teria gente dentro da Secretaria Municipal de Educação querendo desestabilizar o projeto de recandidatura do prefeito Zé Carlos? Olha, depois do episódio da pessoa ir de táxi até Cuiabá para "tomar" o ônibus do motorista e do responsável pela excursão, faltar pão na escola é tudo o que o prefeito não precisava como ajuda. Dizem que faltou pão e aí aqueles que tinham em mãos, tiveram que ser divididos ao meio, dia 04 de junho, pela manhã na Escola "Dalci Cândida de Souza", no Jardim Petrópolis.
- Prefeito, o maior orçamento do município está na Educação, ou faltaria competência ou seria descaso ou mais um caso de revanchismo político.
Multiplicando Problemas
Primeiro, se proibiu atletas de jogar no "Bezerrão", depois se voltou atrás; num segundo ato, cederam o ônibus e um motorista habilitado para tal, depois alguém vai lá e aborta a excursão; na terceira estação da via crucis, faltaria pão na Escola Dalci. Sinceramente, não é esse o caminho que leva à reeleição. E para culminar, pode estar a caminho, ainda que de carroça e a cachorrada atrás, latindo sem parar, mais uma multa, agora da Sema, pelo patrolamento no morro do "Vai-Quem-Quer". 100 mil pilas de multa e um grande risco de o prefeito cometer um "harakiri".
- Esse negócio do "Vai-Quem-Quer", não seria o caso de se perguntar: "Você não está querendo me f..der, meu rapaz?". E ainda dizem: "O Zé Carlos não ganha mais eleição".
Estádio "Balizão"
Passou por ali um vendaval, derrubando muros e deixando restos de gestas pelo terreno de jogo. Nunca na história de Nobres se viu tamanho disparate, de erguer e derrubar o templo do futebol por conta de caprichos de pré-campanha política. Isso é jogar dinheiro fora, mandar erguer muros e depois derrubar, além de pisotear o gramado, que já não era bom. O estádio, construído com capricho e esmero pelo prefeito que mais gostava de futebol na história do município, está semi destruído e abandonado pelo atual governo. A esperança é que daqui mais alguns dias mandem instalar ar condicionado no "Balizão"; nunca se viu um governo que mais gostasse de ar condicionado como esse que aí está... sabe como é favorece a manutenção e os amiguinhos.
- E por falar nisso, muito se ouve falar disso, a possibilidade de o estádio "Balizão" sediar a primeira parada gay da história de Nobres. Sabe como é, a mania de respirar novos ares. É como diria Ney MT: "Thelma, eu não sou gay...". Tudo tem sua hora.
Na Descendência
Se os governistas esperavam uma arrecadação maior ou igual à última, espere a bola arremessada cair na cesta para então comemorar. Consta que a arrecadação estaria em queda e a folha de pagamento sob ameaça. E se melar o negócio com o banco privado, aí é que a folha salarial vai pro buque. O prefeito se reinventou com essa festa de aniversário e esse foco sobre o dia 1º de Maio e deve estar bastante arrependido. É hora de a cachorrada ficar latindo; também, um governo que anda de carroça, com seus pensadores não conseguindo enxergar a um palmo adiante do nariz, planejamento é uma palavra banida do vocabulário dessa gente.
- Mas... seu Zé, a turma do ar condicionado vai bem, obrigado e Nobres e o funcionalismo que f...dam-se.
Aviso aos Navegantes
Toda vez que atingimos os 1.000 acessos, voltamos a uma nova versão da coluna Trincheira. Esta é a décima oitava versão, pelo que agradecemos, imensamente pelos acessos, desejando sucesso para todos os internautas. Na zona rural temos muitos leitores, na Assembleia Legislativa, principalmente o acompanhamento do maior articulista político dos últimos anos em Mato Grosso, deputado estadual José Riva. E até aquele um que disse não ler por falta de tempo, por ser muito ocupado, perguntou quem seria o tal de Pedro Paulo e se disse admirado com tanto assunto em tão pouco tempo. Como se vê, não somos uma unanimidade porque tem gente que considera que toda unanimidade é burra.
- Meu voto é favorável pela manutenção da Trincheira, que chateia pra cacete. A Trincheira foi aprovada, por maioria absoluta.
É voz corrente, desde os tempos em que aquele cara, de sobrenome Iscariotes, recebeu aquele "vale", de 30 pilas, para dedurar o colega de campanha; já naquela época, dizia-se que se "conselho" fosse bom, era vendido por preço acima do valor de mercado. E os fatos comprovam os boatos acerca do conselho, por exemplo, o de meio ambiente, o daqui, onde alguém acha que vá ser equipado com carros e estrutura logística para fiscalizar a própria prefeitura? Nem o falecido M. Moiado toparia a empreitada de não tirar o seu da reta. Então, sem carro e sem estrutura, alguém acredita que o Consema vá até a Roda d'Água fiscalizar e até multar a Prefeitura de Nobres que estaria retirando cascalho sem a devida licença ambiental? Mas, muita calma nessa hora, a citação aqui é como o almoxarifado da prefeitura, meramente fictícia.
- Diga ao elemento que povoa o imaginário popular, o pé de cana (ou seria pé de garrafa?), que ele precisa parar de beber... eis um conselho recusado.
Tucanos em Alvoroço
A convenção está às portas e entre os tucanos o clima seria de dúvidas, considerando-se que foi destacada uma tropa de choque do governo para ofertar uma verdadeira roça de mamão aos bicudos. Olha!, a empreitada do governo municipal em Nobres é das mais árduas e só se atrai companheiros com o argumento do trabalho ou coisa semelhante, já que o projeto do governo é fraquinhooooo, mantendo quem está no lugar e ofertando algo que está no infinito ou próximo disso. A um partido a promessa de colocar nos dedos de alguém os anéis de saturno; a outro, um banho de lua; e a quem mais se habilitar, merecidas férias na estação espacial chinesa, em construção.
- A tucanos desavisados, nada como uma roça só de mamão, madurinhos da silva.
Endereço da Realidade
Hoje, somente hoje, acessamos o site: http://visite-nobres.webnode.com.br e com certeza estamos maravilhados com o portal de informações em atividade. Nem sabíamos que ali o Kal Maia tinha tantos fãs. Pena que o Cidade Aflita sumiu das paradas, mas o apresentador realmente tinha uma boa turma de admiradores. Realmente, a rapaziada não está pra brincadeira e aqui postamos uma citação do inventor da lâmpada, Thomas Edison: "Inquietação e descontentamento são as primeiras necessidades do progresso", como mostra o sítio visitado.
- Quem ainda não visitou, clique e veja como a maré não está pra peixe. Nem vem de careca porque lá é pente fino.
Cruzamento
Quando você passa local, todos os dias, semanas e meses a afio, e vê o mesmo quadro, sempre, tem que se lamentar das escolhas que fez. A rua Pedro Nolasco, esquina com Niva Matos de Oliveira é um desses casos permanentes de incompetência administrativa e de permissividade diante da execução de obras de infraestrutura na cidade. Naquela esquina está o retrato mais fiel de tudo o que se tem visto desde janeiro de 2.009 até hoje. Águas estagnadas e detritos que descem da parte alta e ficam ali, emoldurando o cenário, onde passam as crianças em direção à escola. As puerilidades, as bravatas, as conversas sobre fatos do cotidiano mostram que os infanto juvenis são o contraponto ante triste cenário ali estabelecido.
- São duas realidades em um mesmo quadro, a natureza morta que nos envergonha e a edificação do futuro em constante movimento na direção da escola, no ir e vir mais descontraído e puro das crianças. E os nossos governantes a necessitar de ao menos umas 555 gramas de vergonha na cara, a disposição em qualquer bar ou mercearia.
Convite
Por mais que ele tenha o nome citado por nós, ainda é a voz da sensatez num governo pobre de atitudes e ele ao menos as toma, as atitudes. Sob essa impressão, gostaríamos que o nobre secretário Valdinei Albertoni percoresse as ruas do bairro São José em um dia como hoje, para conhecer a realidade que vem desde janeiro de 2.009 sob o manto da permissividade. Mas não nos pergunte por que o prefeito não toma nenhuma atitude em relação ao estado das ruas e nem por que os nossos vereadores parecem indiferentes a esse cenário. Mas é isso e não podemos deixar de citar que aquele que toma atitude, ao menos está na dianteira daquele que não serve "Pra Nada".
- Convite feito, mapa nas mãos e a oportunidade de decorar os nomes das ruas.
Teoria da Correlatividade
Qual a diferença entre um construtor de pontes e a de um dinamitador? Bem, superar obstáculos e construir caminhos sobre obstáculos com o uso de cálculos matemáticos milimétricos é mesmo uma obra prima da engenharia. E quando se explode uma edificação segura, construída com esforços conjuntos, gestada com a utilização da mão de obra de verdadeiros artífices? A tarefa da destruição do conjunto da obra é a mais fácil e a mais cômoda ao bombástico elemento da cizânia. Assim observado, ao longo dos anos e, principalmente, do início do segundo semestre de 2.009 para cá, quem é o agente da destruição e quem vem construindo caminhos, edificando pontes políticas que consolidem uma travessia em meio aos mais turbulentos estágios no império da cizânia?
- Já vai longe o tempo em que se derribavam templos e em três dias o reerguiam, vide, o Verdão (Cuiabá) e o Maracanã (Rio de Janeiro); a ponte entre o PSB e o estreito da vitória, quem explodiu? Porventura sou eu, Senhor?Qual o maior peixe do Arinos?Ah! O lobó, é?
Boato Novo
Trataram de espalhar um boato novo na city nobreyorquina e sabe como é o tipo de boato, feito dinheiro falsificado e beira a perfeição. Well! Sem dinheiro, mas cheio dos boatos, ouvia-se dizer que dois secretários teriam "pulado", hoje (21/06), pela manhã e pelos nomes, os boateiros já relacionaram ao crime ambiental no morro do "Vai-Quem-Quer". Mas foi rebate falso e há que se considerar a temporada de boatos e um deles dá conta de que o governo se meteu em mais uma embrulhada e vai retirar o veto ao seu projeto, o que pode deixar alguns vereadores na maior saia justa. Essa cagada no alto do morro anda parecida com pele de prepúcio... vai e vem, feito quem quer tcha e depois já quer tchu.
- O Ministério do Meio Ambiente avisa: evite cagar em demasia em morros e encostas, ao persistirem os sintomas, chamem o doutor.
Vai Entender
Dia desses, veicularam informações oficiais que tudo estaria quites em relação ao governo e a Previ Nobres, com recibos disponibilizados. Em pouco tempo, eis que o Coordenador de Controle Interno diz que há um acúmulo de crédito em desfavor do fundo de pensão que passaria dos 300 mil reais. Durma-se com um barulho desses. O Controlador Interno é quem afere o grau de responsabilidade administrativa do governo e a sua nota, ao menos aquela que foi expressada em 15 de junho no Parlamento não é das melhores e o entendimento é o de que o governo vai precisar de aula de reforço.
- De zero a dez, observando a aparência externa do CI, dir-se-ia que ele daria um 6,5 ao governo, o que já estaria de bom tamanho diante da 'ficticiosidade' da nota e do almoxarifado.
Cadê o Japonês?
Olha, tamo sabendo que ainda num 'Kitaro' o CDC malfeito ou que mandaram mal em nome dos outros, é mesmo? Improbidade administrativa, isso é música aos ouvidos dos antigovernistas. E olha que não são poucos. Isso é coisa que bota qualquer um de cama, saber que o barraco anda perto de cair por uma situação inusitada, realizar operação financeira sem a anuência da principal parte interessada.
- Agora é hora daquele som maneiro de Kitaro, o samurai do Tombador. Mando mal, meu camarada.
Raios em Profusão
Em Nobres, faz tempo que já foi derrubada à tese de que um raio não cai no mesmo lugar duas vezes. De fato, porque se cair, já será dois raios e não o mesmo a cair. Mas também pode acontecer de o urubu de cima cagar na cabeça do que vai passando abaixo dos 10 mil pés. Veja esta coincidência: o credor está há pelo menos uns 60 dias sonhando com o seu empenho e o seu pagamento e eis que dois fios de energia elétrica se esbarram e todo o sistema sai fora do ar, hoje, dia 20, o Dia D pagamento. Resultado desse encontrão chocante: o pagamento do 'cara' fica para outra data. Daqui a pouco, o tesoureiro vai precisar de um desfibrilador no seu local de trabalho, que é para reanimar os credores que passarem mal ao ver as pilhas de empenhos a pagar.
- Sabe, tem horas em que é preciso uma partidinha de truco (com vitória) para aliviar a tensão, não dos fios elétricos, mas a do pagador. Um banho de cachoeira também ajuda; mas é de cachoeira, mesmo. Aliás, cachoeira já não é mais "sinônimo" de queda d'água, mas é de derrubada de políticos.
Folhetim Nobrense
Segunda-feira, 18 de junho, mais parecia uma sexta-feira 13, com a tal da "virose" montada sobre algumas personalidades locais. Amazonina Bocaiúva manheceu com a pá virada após ter ingerido um tar de chá de "ferragoela" numa festa pra lá de sinistra lá pelas bandas do Capão de Pequi, na "Vaja Grande". Quase nem deu pra coloca nós por dentro no rádio e ficamos por fora, mesmo. Amazonina tava pareceno aquela cantora famosa, a Chayene, ao lado do seu assistente, distribuino uns papé cuns retrato lá daquela cidade aonde disputa a finar do mundiar de clubes, a tar de Abu Dhabi. Mas os Emirados Árabes num é aqui, siminina; tem certeza que ocê num tá no lugar errado co cha carroça?
- Quase que nós vai pra Abu Dhabi em 2.009, mas a nossa carroça quebrou ali perto da Pampulha, né Kitaro?Inda fartava um bom bocado até lá e cos nosso pé frio, num ia dá mesmo. Deus que ajuda ocê Amazonina, tô ficando por dentro.
Calor Agressivo
Já não dá mais para aguentar, notadamente as crianças que são assistidas pela creche que funciona na Filinto Muller, onde um aparelho de ar condicionado apresentaria problemas e as crianças não conseguem se ambientar com tanto calor. Um contrato de mais de 279 mil reais foi firmado com uma empresa e na creche provisória em uma das salas, falta ar refrigerado. Também, do jeito que a coisa caminha, com pilhas e pilhas de empenhos a espera de pagamento, a criançada vai ter que esperar mais do que já esperaram até agora. É tempo de fechar as comportas e acumular... valores, esperanças e um pouquinho de credibilidade que ainda existe.
- Que tá esquisito, isso lá é verdade. Pô!, mas nem as crianças não são poupadas. Alguém para ir lá ver, só pra checar se é verdade ou mentira?
Superação Total
Em Cuiabá, o PMDB se superou em inventivas ao tirar o empresário da mídia Dorileo Leal do caminho para fazer entronizar o eterno amigo de Carlos Bezerra, ninguém menos que Totó Parente, para ser o candidato do partido na disputa majoritária. Totó residiria em São Paulo e veio só para ser candidato em Cuiabá, e em se tratando de Bezerra, não basta ser Dorileo, tem que ser Parente. Para quem pensava que Chico Galindo estava demais, eis que Totó ressurge, um tanto quanto modificado após cirurgia redutora. É de se acreditar que ao menos com o peso político ele continua, já que foi buscado em Sampa para uma eleição cuiabaníssima.
- E pensar que quem vinha de Campo Grande era de tão longe. O cara veio de Sun Pólo e o daqui, da Cidade Morena. Vai um tereré aí?
Coisa Feia
Recebemos denúncia anônima de que os valores dos empréstimos consignados estariam sendo retidos e não repassados aos agentes creditícios, o que pode causar inadimplência aos servidores públicos municipais. Caso se confirme mais essa informação, o que se deduz é que a administração municipal está criando um modelo de gestão temerário e que pode levar à bancarrota algumas empresas de crédito. Mania feia essa, de reter o que não pertence ao governo e só entregar quando der e como puder. Se alguém não se ligar nessa estrutura de gestão financeira montada e que é extremamente centralizadora, Nobres vai sofrer as consequências. O Coordenador de Controle Interno, Alysson Oliveira, anunciou que estaria acima dos 300 mil reais a retenção dos 11% do fundo de previdência e não depositados na conta da Previ.
- Gente, o Ministério Público está aí para dirimir dúvidas. Perto disso aí, Neko e Evandro são alunos de primário, segundo seus acusadores.
Armação Ilimitada I
Enquanto as pessoas lutam desesperadamente pela preservação do PSB (Partido Socialista Brasileiro) em Nobres, após esse partido ter sido da maior importância para conduzir o atual prefeito ao cargo onde se encontra, o partido estaria sendo rifado, de cima para baixo, com acertos por baixo dos panos, sem que se conheça a realidade política local. O vice prefeito Ismael Baraviera foi riscado do governo e em seu lugar assumiu o locutor de rodeios J. Reis, também banido do governo. Além de Baraviera, marginalizado pelos governistas, outros integrantes do PSB foram alijados do governo e, de repente, o partido estaria sendo negociado em nova coligação com o PP.
- Menos mal que o imbróglio tenha sido resolvido.
Armação Ilimitada II
Mesma situação estaria ocorrendo em relação ao PHS, cuja sigla estaria sendo negociada com o PP, mas a trama foi descoberta em tempo e a situação resolvida. Ao menos é isso o que se sabe e que partiria do governo municipal, que mal está conseguindo diminuir as pilhas de empenhos a pagar a fornecedores. O PSC entra na disputa rachado ao meio dada as circunstâncias como as alianças ocorreram. O governo agora resolveu prestigiar o segmento evangélico e as dependências da antiga escola Daniel Berg estará presente em muitos dos eventos coletivos que o governo contratar. De outro lado, se contarem aos evangélicos sobre os festins que tem ocorrido em Nobres, todos nós veremos que a sucursal de Sodoma é aqui.
- Estando bom para ambas as partes, o barco segue em direção a curva do rio.
Passado e Presente
Querem "vender" os professores Neko e Evandro como produtos descartáveis, mas muitos esquecem que eles estão filiados ao PP (Partido Progressista). Se Neko e Evandro são tão ruins assim, o que não dizer daquele sombrio dezembro do ano 2.000, quando ocorriam saques na boca do caixa, em que folhas salariais ficaram atrasadas e o funcionalismo público passou um dos piores natais de todos os tempos, onde o comércio passou maus bocados com a inadimplência que foi geral. E agora, sem ambos, ou seja, sem Neko e Evandro, tem empresário ameaçando de meter bala dentro da Prefeitura de Nobres e gente se borrando de medo. As comparações entre uns e outros suscitam um mostruário de fotos de japoneses, dadas às semelhanças.
- Assim entendido, o aviso é para que as pessoas que estiveram no poder no passado não saiam por aí cuspindo para o alto, a picaretagem é mais antiga que cagar pra trás.
Passado e Presente II
O discurso unificado, ao qual o PMDB parece ter aderido, coloca Evandro e Neko como pessoas que de alguma forma atrapalharam Nobres, entretanto, isso é apenas uma questão de conveniência momentânea. Ou será que alguém já esqueceu que o então secretário de Administração, Cláudio Vitalino, assinou documento reconhecendo uma dívida de milhares de reais de contas de energia elétrica que não foram pagas entre 1.997 a 2.000? Foi naquele período que escolas e estação rodoviária ficaram sem energia elétrica. A Prefeitura de Nobres ainda continua sem pagar a empresa de água, até hoje. Não se advoga pelos dois professores, mas será que eles foram tão ruins assim, a ponto de se tornarem incomparáveis com muitos que não tinham nada e deixaram o poder bem melhores que quando entraram?
- Eles são do PP, ainda.
Passado e Presente III
Demitidos do governo do Zé, o rompimento se deu por quê? O rompimento entre Neko, Evandro e Zé Carlos foi apenas porque o prefeito tinha projeto de reeleição e ameaçava descumprir acordo verbal feito. E descumpriu, de fato, influenciado por Cláudio Vitalino e outros, que entraram na campanha quando o bonde já estava em movimento. E quem foi que panfletou a cidade em 13 de abril de 2010? O prefeito já disse que sabe quem é e que vai esperar o momento certo para demiti-lo. De outro lado, ainda que em "off", o secretário de Finanças deixou a impressão de que não engole Cláudio Vitalino e não costuma esconder isso de algumas pessoas. Então, essa impressão que se tem de que no governo tudo são maravilhas, é falsa. Não por acaso, o ex-prefeito Flávio Dalmolin demitiu Cláudio Vitalino e não nos perguntem por quê?
- Então, cuidado com barquinhos de isopor em mares revoltos. Estruturas pífias de governo e apedrejadores gratuitos, isso é temerário, podem acreditar.
Juntos e Misturados
A aproximação entre DEM e PP até que não teria tanto problema assim, não fosse estarem no mesmo palanque crítico e criticado, ou seja, Devair Valim e o prefeito Zé Carlos. A questão é: com que interesses o ex-prefeito se aproximou do atual? Outra questão, até que ponto o ex-prefeito Devair Valim vai transferir seus votos ao atual prefeito? Salvo se o eleitor seja manipulável e os votos sejam de algum "curral eleitoral", o entendimento é o de que essa minissérie "Juntos e Misturados" não renda muita audiência. "De que me adianta ganhar 100 votos aqui e perder 1.000 ali adiante me unindo com o desgastado Devair", palavras do prefeito Zé Carlos. Antes porém, Devair teria dito: "Flávio, esse prefeito é mais ruim que nós dois juntos".
- Ao vingar essa amalgama, deverá ser a obra prima da alquimia.
Juntos e Misturados II
Como a população rural vai absorver essa união entre Devair Valim e Zé Carlos? Para alguns, basta arrumarem as estradas rurais em decomposição e pronto, todos voltarão a "gostar" do prefeito atual. Isso é menosprezo à inteligência da população sofrida da zona rural que vem sendo iludida a dezenas de anos e, mais recentemente, de 2.009 para cá, quando tudo foi abandonado e pessoas morreram por falta de ambulância e de socorro rápido. E para onde foram para cerca de 100 milhões de reais da arrecadação, segundo o próprio Devair Valim, conforme matéria que está em páginas de jornais?
- A dúvida é: Devair Valim é uma lenda política que manda no voto do povo rural?O prefeito Zé Carlos não tem duvida disso.
Na Garagem
Há quem diga que um carro pertencente ao patrimônio público esteja guardado na garagem de um subalterno do governo, mesmo com a recomendação de que todos os carros da frota devam ser adesivados. Infelizmente, o descaso para com os contribuintes está fora de controle e já não há mais a quem apelar. Não bastasse um dos carros ser utilizado para paquera ou flerte, de frequentar locais alheios ao serviço público e ainda vai parar em garagem particular. Tomara que seja mentira isso, do contrário a coisa está além da realidade.
- Nesse jogo, o ás de copa é a carta maior? Então se pode dar carta e ainda jogar de mão, bastando só utilizar o ás de copa. É coisa linda.
Tudo Pode
Tem servidor público de licença, sem comparecer ao serviço e ainda recebendo normalmente, seria isso? Em Nobres tudo pode e não há quem tome providências. Aliás, há providências, mas ela não segue adiante. Mas não tem nada não, vamos aguardar pela providência divina, já que por aqui a coisa caminha para o vale tudo.
- É o governo das benesses exclusivas aos amigos.
Tapas & Beijos
Consta, mas isso já faz alguns dias, que um empresário quase tomou um balão dentro do governo após vencer a licitação e de tentarem empurrá-lo com a barriga. Aí, o jeito foi vindicar pelo estilo machão e por pouco a maionese não desandou. Mas fez-se de conta que ninguém sabia, entretanto, pelo ás de copa não passava nem uma agulha. É como diria o filósofo milenar Kitaro "Tanajura", "quem tem c... tem medo.
- A propósito, Kitaro a dívida com a tal empresa de informática? Aviso a quem não acredita: "não brinque com esse pessoal de factoring".
Jogo Aberto
O Coordenador de Controle Interno, Alysson Oliveira, roubou a cena na noite de 15 de junho no Parlamento municipal ao disponibilizar dados verídicos da "caixa preta" do governo, com alerta para o risco de improbidade administrativa do prefeito por umas e outras razões. Retenção de valores salariais (11%) da folha de pagamento e o não repasse ao fundo de previdência em tempo hábil seria um dos probleminhas abordados pelo CI. Alysson jogou os holofotes para a Câmara de Vereadores, que precisa operar em favor dos interesses do povo e evitar de só "ver a banda passar".
- É como diria Chico Buarque: "Estava à toa na vida... pra ver a banda passar", digo, carroça passar. CDC, que sigla é essa? CDC (Cuidado, Dinheiro Comprometido). E vovó dizia: "Meu fio, não mexa com coisa "aieia". E eu: "É alheia, vó".
Na Surdina
Quem quiser saber sobre as operações financeiras em CDC feitas junto a um banco, já não consegue mais informação disponibilizada. Após o alerta dado por alguns servidores municipais, a coisa foi "varrida" e supostamente paga. Mas teve gente que conseguiu acessar os dados e os imprimiu e consta que vem fumo por aí. Após o alerta geral, teve duas figuras que se manteve reunidas por durante toda manhã, a portas fechadas, discutindo sobre o sexo dos anjos.
- Essa foi uma cagada de elefante, limpar é tarefa difícil.
Boa Pergunta
Quantos no DEM concordam com essa aliança com o governo? E quantos acreditam que vá dar certo? Começou ontem essa sabatina com apenas duas perguntas e não pensem que elas sejam de fácil definição, feito dois e dois, que são cinco. Ainda vai render insônia essa enquete, considerando-se que ir tem menor densidade que ficar. E qual será o encanto que a sereia utilizará para atrair a sigla até a beira do rio? Do que advém outra pergunta: "E o risco de afogamento?". Pergunte a um filósofo o que é filosofia e para que ela serviria?". Vamos por parte: "são a metafísica, a epistemologia, a lógica, a ética, a estética e a filosofia política".
- E viva o Wikipedia. Inté aminhã, vou xixi.
Suspensão
Dizem que alguns fornecedores já suspenderam o fornecimento de gêneros alimentícios que integram a merenda escolar. Será mesmo? Ultimamente, o povo anda fino que nem fio de navalha, pronto a desmentir qualquer notícia ou informação, sob a alegação de que seja notícia plantada. Plantada ou não, algumas informações tem dado bons frutos, não tanto quanto as mudas de nepotismo que estão plantadas no atual governo e que tem obtido sucesso. "Vou, se comigo for meu irmão, meu cunhado, meu sobrinho, papagaios, gatos, cachorros e pulgas", é assim que se faz aliança política por aqui.
- Já as finanças, o município e sua gente que se virem ou que f..dam-se.
Doses
Algumas empresas, cujos empresários seriam cooptados politicamente, vão receber o seu quinhão pelos serviços prestados em doses homeopáticas, até o dia 07 de outubro, e se der a previsível zebra nos planos do governo, os projetos e acertos financeiros podem ser adiados ou interrompidos, bruscamente. Alguém duvida? Então recorte esta notinha e ponha na agenda para possível confirmação a partir de meados de outubro.
- "Levante sua mão sedenta e recomece a andar; Não pense que a cabeça aguenta se você parar...", já dizia Raul Seixas.
Pacote Fechado
A política é mesmo engraçadinha e até descabida, e isso se explica a partir do tamanho do desrespeito com que o governo municipal de Nobres sempre tratou os vereadores Fermino e Bacalhau. Comecemos pelo vereador Fermino, que não tem nomes indicados para ocupar cargos no governo, depois acrescentemos Bacalhau, torpedeado pelo secretário de Finanças recentemente, à revelia do vereador. Agora, entre 14 e 15 de junho, a aproximação do PP com o DEM insere no pacote a criação de uma secretaria para agradar a uma figura que nunca foi votada, não tem voto e não aglutina nada, só os próprios interesses.
- Realmente, a política também não é uma ciência exata e existe para complicar, feito grego dando aula para chinês sobre filosofia.
PMDB de Fora
Consta que o PMDB não vê a possibilidade de aproximação com o partido governista porque não vê confiança em acordos e não vê a possibilidade de como administrar com a criação de mais cinco secretarias, inclusas aí as duas que estão em vista de serem criadas, de Cultura, Esporte e Lazer, e a de Indústria e Comércio. A de Cultura, Esporte e Lazer seria para o DEM com a intenção de abrigar uma figura que não tem voto, nunca submeteu ao crivo do eleitorado e não soma, antes divide. Se for para o PSC, vai ficar evidente que o nepotismo navega por mares tranquilos neste governo que aí está.
- Pensando dessa forma, o PMDB não parece atraído pelo canto da sereia.
Vereadores na Mira
Dizem que o governo já preparou uma tropa de elite para ir ao Parlamento, hoje (15/06), para pressionar os vereadores a votarem na criação da nova secretaria, desvinculada da Educação. A nova pasta seria a isca utilizada para atrair o DEM e deve abrigar um ilustre desconhecidos dos eleitores, exatamente por não ter voto nenhum. A proposta não é nova e de outro lado desprestigia o vereador Joel Júnior, autor da proposta de desmembramento do esporte em relação à Educação. Quando pediu, JJ não foi atendido, mas como atração de aliados, vai para a criação da pasta, e JJ vai ter que apoiar.
- Os parlamentares correm risco de desmoralização ao votar matérias em turno único, sob o manto negro do "toque de caixa". Armadilhas existem para que incautos caiam nelas.
Papo 10
O setor de comunicação social do governo municipal de Nobres deve disponibilizar todas as informações concernentes à realização do concurso público previsto para 24 de junho, incluindo locais de provas, por atividade profissional, e as inscrições aptas à participação no certame. Até prova em contrário, esse tem sido o setor de considerável confiabilidade dentro do governo, ainda que forças ocultas (e outras não) teimem em se posicionar contrárias. É como diria don Júlio Iglesias: "Me gustan tanta jente que san de verdad...".
- De zero a dez, daria o meu velho "eigth", minha nota preferida na escola, sabe como é, minha carroça empacava nesse número.
Esclarecendo
Ninguém sabe como, mas vazou a informação de que teria faltado pão na Escola Dalci, no dia 04 de junho. Entretanto, após a licença do então diretor Joarides Lojor Ribeiro, o Magal, a diretora em exercício fez expedir nota esclarecendo que "Não houve um dia em que as crianças ficassem sem merenda". A atual diretora em exercício da Escola, discorda da informação e em nota esclarece que há um cardápio a cumprir diária e semanalmente e lembra que a informação é mentirosa. É a direção da escola que cabe expedir nota de esclarecimento em defesa dos interesses escolares e há um entendimento de que o clima político possa rondar os fatos sérios que ocorrem no universo público.
- Esclarecimento solicitado é esclarecimento aceito.
Sem Esclarecimento
Como e por que um ônibus foi "tomado" de um motorista habilitado, lá em Cuiabá? Havia mesmo a necessidade de ir de táxi até lá para "tomar" o ônibus de pessoas sérias e responsáveis? É isso que precisa ser esclarecido pela pasta da Educação aos cidadãos e contribuintes que pagam os seus impostos. A questão do nepotismo precisa ser colocada às claras pelo governo e cabe aos fiscais do povo a verificação dessa realidade, restando ao setor competente do governo o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao nepotismo, se existe ou não no âmbito municipal.
- Quem esclarecerá?
Sem Esclarecimento II
Como se deu a transação bancária que, supostamente, acarretou na realização de empréstimo em nome de servidores públicos municipais da área da Educação. Se isso é fato, como correu e por que ocorreu, se tinha anuência da parte interessada, são questões que estão no ar, ainda em forma de boatos e se vai virar fato, só se haver reclamação na justiça. Por que não, buscar esclarecer esses fatos, de interesse público, ao invés de se preocupar com as atribuições que são da competência da Escola "Dalci".
- Alguém para esclarecer?
Empréstimo?
Quem autorizou o poder público municipal a realizar operação financeira de empréstimo em nome do funcionário público sem a devida anuência da parte interessada? Invasão de privacidade, ação realizada à revelia, ou seja lá qual entendimento for, mas a parte interessada necessita saber, esse é o entendimento dos leigos. O caso é de polícia fazendária e todo esse processado nos conduz a uma triste constatação e a uma cruel realidade, os governantes do passado devem ser beatificados. O ex-prefeito Devair Valim revelou um dia desses, quando cruzou com o também ex, Flávio Dalmolin, e revelou: "esse que aí está é mais ruim que nós dois juntos".
- Se você acha que Devair está certo: Curta, Compartilhe ou deixe como está a galera da invasão de privacidade. Chamem a polícia, mas não liguem o giroflex, que é para não assustar a rapaziada, tipo exportação.
Camuflagem
A Prefeitura de Nobres (seria isso?) fez distribuir um belo boletim informativo ou um belo manual sobre como olhar ao próprio umbigo, mas faltou identificar a procedência do Informativo, considerando-se a relatividade da dúvida sobre quem nasceu primeiro, se o ovo, se a galinha. Se há um informativo, quem o gerou, quem o produziu e quem pagará por isso, já que não se trata de doação de particular para privado. Bonito, lindo, mas faltou à procedência e como até mandioca necessita de procedência para ser comercializada, é preciso identificar quem fez, até porque, o Informativo não vem de chocadeira.
- Leva mais essa dúvida lá pro chefe, siminino.
Futsal
Quem foi que prometeu a premiação do primeiro lugar e mais dois troféus a um torneio de futsal realizado na Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, na Roda d'Água, dia 10 de junho? Prometeu e não deu, deixando os organizadores de mãos vazias. É assim mesmo, os governistas não querem nada com a zona rural, por saberem da rejeição do governo naquelas bandas; e a rejeição só aumenta com cagadas assim. Menos mal que a turma se virou e tudo deu certo.
- Não Kitaro mais uma promessa, né Pedro Paulo? Perdestes a compostura?
Previsão por Tabela
Alguém ouviu de alguém e deixou escapar em forma de comentário, sob um certo secretário de governo que já pensa em abandonar o barco. Mas, logo agora que se começa a mexer o doce? Isso me lembra aquela dupla, Jane e Herondi: "Não se vá, não me abandones por favor, eu sem você vou ficar louco...". Espere pela LRF (Lei Complementar 101/2.000) e pela possibilidade de um camburão(zinho) quando o baile acabar. Nesse jogo, cada lance depende da paciência do jogador, mas em caso de vislumbre de xeque-mate, evite chutar o tabuleiro e derrubar os peões, bispos, cavalos e torres, já que a rainha foi abandonada.
- A competência estaria em xeque, é isso? Tomara que seja apenas mais uma falha na nossa bola de cristal ou defeito passageiro nos tímpanos. Oxalá, o arauto leve mais esta ao chefinho e este seja demovido do embarque prematuro. Mas isso não é aqui, é na CPI do Cachoeira, ouviu?
X-9/Deslizes
Ei, psiu, você aí! O que leva as informações para o chefe, aproveita e leve esta, de primeira, de que forma foi paga a folha salarial de maio de 2012? É uma perguntinha básica e merece resposta. E se algum servidor público municipal necessitar fazer um CDC (Crédito Direto ao Cliente/Consumidor), ele fará como daqui pra frente? Leva essa pergunta lá pro chefe, meu camarada, você aí, que quer se manter no cargo fazendo média com o chefinho. É feio isso, não? Observe aí, se ele vai sair correndo pra contar que viu essa notinha aqui nesta coluna.
- É como diria Raimundo Fagner em (seus) Deslizes: "Sei tão pouco de você; É pelos outros que eu sei; Quem você é... Eu sei de tudo; Com quem andas, aonde vais...", onde moras e por que estás aí, esse último trecho é meu, viu X-9.
Mobilização
O CNPM (Conselho Nacional do Ministério Público) se mobiliza contra a possibilidade real de aprovação da PEC 37, que pode dar exclusividade do poder investigatório à Polícia Judiciária Civil e seria contrária ao interesse público. A informação é da coluna "Data Vênia", do site MidiaJur. A aprovação da PEC 37 representa retrocesso ao papel que é exercido atualmente pelo MPE em relação às atividades ilícitas de qualquer natureza inclusive no que se refere ao exercício das atividades públicas administrativas em todos os seus âmbitos e esferas.
- A guerra é de gente graúda e a população pode perder nessa batalha, segundo o entendimento dos leigos no assunto, mas povão por natureza.
Em Acerto
Os últimos detalhes estão sendo fechados e até o dia 15 de junho, no mais tardar, DEM e PMDB devem fechar acordo de coalizão com vistas às eleições municipais de outubro deste ano. O cabeça de chapa deve ser mesmo José das Neves de Almeida, que representará o PMDB nas eleições após confirmação pela convenção municipal que será definida em data hábil, conforme estabelece as regras do jogo. Os líderes partidários tem até o dia 30 de junho para definição de nomes aos cargos majoritários e proporcional e para tanto, Das Neves já se desincompatibilizou do cargo que exerce junto ao Detran.
- Sabe-se que DEM e PDMB caminharão juntos e na mesma direção. Enfim, a definição de unidade.
Histórias do Dia Oito
O 08 de junho será inesquecível para muitos profissionais da Educação que se deslocaram da zona rural para vir até a área urbana, ao banco, para receber a remuneração a quem tem direito por um mês de trabalho. Logo a pasta com maior aporte de recursos de uma administração municipal, e no banco não havia nem sinal do pagamento e nem uma data precisa para se acabar com a enganação. Na volta, a revolta contra a má administração, que faz festa de 800 mil reais e um mês depois não paga os seus funcionários. Não se gasta além do que não tem e é preciso planejar, pensar e repensar a possibilidade de queda na arrecadação; até quem nasceu ontem sabe se algo não vai bem na Europa, os reflexos podem recair sobre o Brasil.
- Mas vá ver se a turma do ar condicionado está mal das finanças?
Buraco cá, Buraco Acolá
Além dos direitos do cidadão de ver o seu dinheiro bem empregado, há a capacidade de se indignar, que ninguém pode perder. Como pode, asfalto novo construído sobre a rua Mato Grosso estar em decomposição como revela um buraco quase em frente à antiga Escola Walt Disney que se transformou em Sesi e depois sumiu. Logo acima da antiga TV Nobres, para não esbarrar na buraqueira no cruzamento da mesma rua Mato Grosso com a Mal. Rondon. E depois, um tal de Pedro Paulo, descaradamente sob nome falso, posta comentário no portal de notícias Olhar Direto e diz: "O buraco nós tapamos depois...".
- Não Kitaro a folha toda, Pedro Paulo?Estás perdendo a compostura, Pedro Paulo?Esse Kitaro "Tanajura" faz um som maneiro, né PP?Vai um peixe na telha aí, por conta do 'mané', o contribuinte?
Garimpo
Aqui em Nobres é uma versão do "Castelo dos Sonhos", aquele garimpo famoso e de gente famosa lá pelas bandas do Pará. Aqui é melhor que lá, aonde o sujeito chega com uma mão à frente e a outra atrás e depois fica rico aqui. Mas vá ver para onde vão as notas fiscais de valores mais expressivos? Enquanto a maioria dos professores e profissionais da Educação cumpre com as suas atividades na escola, cuidam da família, cozinham, lavam, passam e ainda são esposas, algumas dondocas pedem (ao telefone) peixe na telha e manda a conta para o contribuinte. Aproveite bem a mamata, deita e rola madame, a contagem agora é regressiva.
- Lamentavelmente, fracassamos em mais uma tentativa de se buscar o melhor para Nobres;infelizmente, é preciso reconhecer a clamorosa falha como eleitor.
Gente Fina
Menos mal que aqui a madame só exija peixe na telha; nunca é bom recordar a senhora Imelda Marcos, esposa de Ferdinand Marcos, ex-presidente Filipino que já "pulou" pro andar de baixo. A dona Imelda tinha, ante a miséria do povo filipino, 5.000 mil calcinhas; ao menos 5.000 pares de sapatos; algumas centenas de dúzias de bolsas, além dos vestidos das melhores grifes. Ela também já "pulou" pro andar de baixo, a sete palmos, e deve ter levado as calcinhas. Aqui, a dondoca pede peixe na telha, enquanto ali no Jardim Petrópolis, tem gente que agradeceria se tivesse um pacote de Skini para dar ao filho, e de quando em vez come um 'botoado'. Ah! Não conhece esse peixe, né madame. É aquele peixe que ronca e tem duas anteninhas. Manjou a parada?
- 5.000 pares de sapatos, é o sonho de consumo de qualquer mulher; as calcinhas, então, eram coisas finas para ambientes finos e cheirosos, né?Mas o cuiabano já preferia ironizar: "fede pra daná, mas é gostoso". O que é isso, peixe seco?
Ponto Facultativo
A Prefeitura de Nobres, administração do prefeito José Carlos da Silva "comunica" que é facultado ao cidadão ficar doente ou não em feriado emendado. Se quiser ficar doente em dia de ponto facultativo, o problema é seu; se quiser permanecer bom, a solução é toda sua. Os tais serviços essenciais também tiram folga e entram na lista dos dispensáveis, não bastassem os processos de exclusão de pacientes, atendidos por cota ou grupo de 10 ou uma dúzia por dia e só. E quando o médico nem olha para a 'cara' do paciente, sob risco de nem saber se é pardo, negro, branco ou amarelo; se bem que amarelo o paciente já chega, por dois motivos, estar doente e com medo de certos médicos, que nem olham para a fisionomia daquele que busca socorro. Menos mal, isso não ocorre aqui em Nobres, mas em Madagascar.
- Comemorem, há quatro dias não fico doente, a minha enfermidade está acompanhando o ponto facultativo. Sem receber, quem quer trabalhar? O perigo maior é o ministro Guido Mantega "inconvidar" esse secretário "bom" daqui para ir trabalhar com ele em Brasília. Vai pra Secretaria Extraordinária de Planeja(u)mento de ISSQN.
Sem Pagamento
Funcionários públicos municipais da zona rural estiveram no banco e nada do pagamento no dia 08 de junho, quando caia a tarde. Consta, segundo se apurou, que só o secretariado e o pessoal da Saúde que recebeu, do que se depreende que há privilégios. Ou se paga a todos ou não se paga a ninguém. Vá ver se todos receberam no dia previsto e vá ver se alguém ao menos sabe quem é o secretário que comanda as finanças do município e no qual o prefeito acredita piamente. Tem gente que nem sabe quem é o secretário de Finanças e o planejamento, foi pros quiabos?
- Ah! Seu Zé, não sabes o tamanho da bronca que vem por aí, por conta da falta de planejamento. "Desenvolver e crescer...", só massa de pão, assim mesmo, se botar fermento na parada. E ele ainda diz: "mudamos pra melhor".
Novidade no Vizinho
De acordo com uma fonte informativa, o ex-prefeito de Rosário Oeste, Zeno Gonçalves, não seria carta fora do baralho, totalmente, como pregam algumas informações. Apanhada no ar, a informação dá que conta de que Zeno pode marcar o seu retorno na política no vizinho município de Rosário. E pra não dizer que não falamos das flores, quer ver como esta notinha vai ser republicada e multiplicada pelos que não gostam de Zeno? Se o ex-prefeito mandou mal, que a resposta seja dada no voto. Mas a pergunta é: "Por que alguns temem Zeno?".
- Disseram-nos que as suas chances não acabaram e a informação veio da alta esfera política estadual. Será mesmo?
Comunicações
O patrono das comunicações, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, ficaria chateado se visse a rua que leva o seu nome aos cacos, mais esburacada que o solo lunar, segundo as fotos de satélites. Em frente à emissora de rádio, é qualquer coisa lamentável a buraqueira. Um "panelão" está localizado em frente à casa do líder do governo na Câmara Legislativa e o vereador JJ nem "tchum" pra isso. Bem perto da Câmara de Vereadores, três hermanos buracos persistem contra a lógica da boa gestão, que é exatamente cuidar das ruas da cidade. Mas vá ver o quanto se gasta nas pajelanças que são realizadas por conta do contribuinte. Quem vê isso, é contra; os que se omitem diante do descalabro, serão amigos para sempre.
- É Rondon, por aqui tá tudo dominado e bateu uma cegueira em quem deveria enxergar... é a tal da linha de telégrafo cruzada, quem era cego, passou a enxergar e quem enxergava, ficou com a vista turvada; deve ser por conta da areia cósmica.
Milagres Acontecem
A Prefeitura de Nobres só não consegue multiplicar os pães para a escola, mas acaba de fazer milagres com os 82 mil reais que caíram na conta do município e está pagando a folha, hoje (08/06). Paga aluguéis, mas não utiliza os imóveis alugados, só não paga os pães que estariam faltando na escola de um bairro pobre como o Jardim Petrópolis, onde as portas dos banheiros mudaram de lado para evitar mau cheiro exalado. Troca-se as portas, mas não troca os banheiros. Veja o que o prefeito disse em 28 de abril de 2011, há mais de um ano: "Saio daqui pensando na segunda etapa de reformas".
- E tome aluguéis inúteis.
Especialidade Notória
Infelizmente, em Nobres, parece que tudo pode em termos de administração pública. Faltando pão na Escola "Dalci" e a Prefeitura de Nobres pagando aluguéis sem se utilizar do imóvel alugado. Na sobreloja ao lado da farmácia do Zézinho, há um contrato de aluguel em curso sem a utilização do imóvel pelo poder público. Em Bom Jardim, já vai para quatro meses o aluguel de um imóvel para sediar um posto dos Correios, sem que o imóvel seja ocupado pela contratante. O caso é de polícia fazendária e não mais de fiscalização por quem quer que seja.
- A propósito, quem pagou aquela segunda rodada de pesquisa em que apontava o candidato José Carlos em primeiro lugar nas pesquisas, na reta final da campanha? Quem publicou não recebeu até hoje?
Pesquisando
Onde estão Neko e Evandro? Eles sabem de onde veio o dinheiro para bancar a pesquisa e para onde foi parar o valor recebido de uma nota fiscal (de -13º de temperatura), entregue, supostamente, para pagar taxa de condomínio. São arquivos vivos da campanha política, erraram sozinhos, sem a devida assinatura do chefe? São culpados ou já são réus como muitos andam dizendo? Se erraram, foi pra eleger quem? Eles permanecem calados, estariam consentindo o que dizem sobre eles? E como se paga e como o dinheiro sai dos cofres públicos sem a assinatura do prefeito?
- Ainda vem muita coisa por aí, além do peixe na telha, pago pelo contribuinte. Nham, nham, nham... mastiguem bem e cuidado com espinhos em forma de Y.
De Primeira
Já andam dizendo que o empresário Leocir estará de volta, agora como vice na chapa do PP. Preterido e até na condição de "substituível", o virtual vice, Ney Campos, será que tem aceitado bem esse muito falar? Esse último boato parece ser para "minar" a pré-candidatura de Das Neves que disse não saber disso. As conjeturas de pré-campanha colocam água fria na fervura do caldeirão político. A aparente saída de cena do DEM também parece estratégica ou seria mesmo fato? Mas, se Devair não pode, o partido será penalizado por isso?
- Quem pode sair lucrando com isso é o líder sindical Branco, tem gente mandando votar nele. Votem em branco, disse um político numa emissora de rádio.
Na Terra do Turismo
Os inflamados discursos pela indústria sem chaminé, o turismo, parecem ter esfriado junto com a baixa temperatura. No município de Nobres, nem uma única manifestação em prol do meio ambiente no mundial deste. O governo municipal anda mesmo preocupado é com as dívidas, que se acumulam e que podem não fechar no final do exercício. A Lei de Responsabilidade Fiscal parece menosprezada, mas não é por aí, o buraco é mais em baixo. Mas, voltando ao meio ambiente, nem meio, nem inteiro, nem nada, os governistas desconheceram o fato e sequer plantaram um pé de jaca; será por medo de pisar na fruta quando ela cair e se esborrachar?
- Que meio ambiente, que nada, o negócio é ar condicionado, até no banheiro, e que venha o efeito estufa, que sequem os afluentes do rio Cuiabá, o baile já está acabando mesmo.
Sem Pernas
Temos as fotos aqui da motoniveladora da Prefeitura de Nobres e do povo, que está largada à beira da estrada, lá no Mangavalzinho, sem as rodas traseiras, sucateada e abandonada. Realmente, sem medo de ser feliz, o prefeito José Carlos criou um foco sobre o dia 1º de Maio e tudo deu errado de lá para cá, o dinheiro sumiu, os fornecedores não conseguem receber e até a folha salarial permanecia atrasada, ao menos até o início do dia 06 de junho. Quem disse que o dia 1º de maio seria o da salvação de um governo que nunca deu certo? Essa lanterna está sem foquito e o foco desfocado. Dos modestos 14 mil reais pagos ao Joaninha e o seu "free style" em 2009, os gastos subiram estratosfericamente para mais de 500 mil reais com os shows e outros 300 mil de despesas adicionais. Como desta vez não se foi ao Parlamento prestar contas?
- E tem mais, a pajelança com uísque ainda não tinha sido paga até há poucos dias atrás. Vai um peixe na telha aí?
Jornal do Pindura...
...informa: "Deu zebra no Pregão Presencial nº 20/2012". Será de quem foi á culpa desta vez? Isso prova que tem gerente de banco que é mais inteligente que se possa pensar, ao evitar de adquirir um Titanic a menos de 100 metros do iceberg. O Dito perdeu a compostura de vez, é? Mas será que é só o Dito que está sem postura? "O Dito não é confiável", disse o elemento pelo MSN ao velho amigo, descartado como um ás de copa que não fazia trinca. E o barco afundando e o mais confiável dos confiáveis se perdendo no labirinto do poder.
- Bem, deixa pra lá, fica o dito pelo não dito... era um garoto que como eu, amava os Beatles e os Rolings Stones... não vê amigos, só problemas ao seu redor. Stop...
"Imobiliária?"
Como alguém pode vender o mesmo imóvel duas vezes? Isso é possível? Bem, se a folha salarial foi vendida e comprometida por 20 anos, como pode ser "leiloada" de novo? Ou seria só boato isso? Uma Lei Municipal, a de nº 1026, de 07 de maio de 2007, explica isso através do contrato firmado. Preocupa-nos tantos números sete na parada, mas isso é por conta de vovó, que dizia ser o número 7, conta de loroteiro. É feia essa palavra "mentiroso", não? Mas parece que tem gente pintando o 7 perto do dia 7, da semana 27 do ano de 2012.
- Vai uma folha salarial aí? Bem passada ou mal passada?Até o próximo pregão, em 07 do 07 de 2012. Ah! Não dá, cai num sábado.
Lembranças Amargas
Hoje, algo me lembrou Paulo Diniz, o cantor e a sua música: "Pingos de Amor": "Ainda ontem pela praia alguma me lembrou você...". Na verdade, ainda hoje, seguindo pelas ruas de Nobres, alguma coisa me lembrou você, Pedro Paulo, quando disse que tem gente demais querendo ser prefeito, até o Dito. De fato, se for para deixar faltar pão na escola e continuar essa buraqueira nas ruas em todos os bairros, até eu. Na esquina entre a Tancredo Neves e a rua Alagoas, a coisa está de "cagar"; aliás, que cagada foi feita ali, as pistas não se encontram e formou-se no local uma valeta. Isso não é mais caso de reparação, mas é uma questão de polícia.
- Onde estaria aquele secretário que anunciou (em "off") que denunciaria a empresa que fez o asfalto? Tadinho, da missa não sabe metade, chegou depois, quando já estava tudo dominado. Vem cá, meu tchapa, que eu te conto a parte que você não assistiu.
Lembranças Amargas II
O secretário de que falamos foi aquele que esteve aqui um dia desses e jogou a culpa em Ademir Messias por conta dos esculachos contra a administração no Facebook, em dezembro. Os buracos voltaram secretário, e agora, a culpa é de quem? O ônus para quem só administra dinheiro vem agora, quando o barraco está sob ameaça de ir ao chão. Denuncie a empresa ao Ministério Público e mande uma cópia para nós, que é para ver como funciona o efeito dominó. Cumpra o que anunciou e denuncie, só pra ver quem será o primeiro da fila. O Ademir Messias não conseguirá tapar os buracos nas ruas se à sua pasta não for destinado recursos necessários. Portanto, a culpa não é só dele. Aguardamos pela denúncia sobre os buracos.
- Que tal, abrir os buracos e mandar colocar ar condicionado em cada um dos buracos?É bom para a empresa de manutenção, né?
Por Fora...
...bela viola... por dentro, uma torneira sem recipiente. A reforma no "Postão" de Saúde, por aqui, está uma belezura, feito panturrilha de boi empurrada como filé para o churrasco. Por fora, eita viola bonita; mas quando chove, sai debaixo. E o salário, mais atrasado que zagueiro do Flamengo... só pode terminar em penalidade. E depois, não querem que a cachorrada fique latindo quando passa a carroça governista. Mas também, o que esperar de um governo que vai de carroça? Até ele chegar com seu "marketing", o eleitor já foi e já votou...
- ... em outro, Pedro Paulo, José Bonifácio ou seja lá quem for. Quando chove, as "meninas" do Postão trabalham dobrado. Né, dona Maria?
Segundo Marcos...
... que não é o Lopes, morto e ressuscitado, mas o discípulo no Capítulo 8, versículo 5: "Quantos pães tendes?", inquiriu Jesus. Mas o assunto é por aqui mesmo, no Jardim Petrópolis, para onde dirigimos a mesma pergunta ao diretor Magal: "Quantos pães tendes, diretor, para os alunos?". Quando começa faltar até o pão na escola, o caso é de fiscalização rígida e mais aprofundada na gestão pública, doa a quem doer, segundo Kal Maia. Se a maior parte dos recursos da Educação é de origem federal, para onde estaria sendo canalizado quando se sabe que falta pão na escola? O caminho a ser tomado é a denúncia, a quem mais se interessar em fiscalizar.
- Infelizmente, quando falta competência administrativa, não há como fazer milagres e multiplicar os pães, que já são poucos, muito poucos. Ao invés de ir de táxi para Cuiabá, por que não, comprar pães aos alunos?
Casa de Amigos
A Jari está se tornando uma confraria governista e até um cabide de emprego. A tal junta, se 'juntá' tudo não dá uma. Pela listagem de pagamentos e pela ineficiência do órgão colegiado, para cujo endereço são levadas as reclamações, só para se ter uma ideia vaga da situação, tem uma pessoa que teria sido multada injustamente e até hoje não obteve resposta ao seu clamor ou recurso, impetrado a pouco mais de um ano. Duas coisas chamam a atenção, a Prefeitura de Nobres com carros para passeio para secretários e ainda se gasta muito com corrida de táxi e também com a "junta" de cabide de emprego.
- É a confraria do "chefe", conforme está nos balancetes da Prefeitura. Aos amigos, tudo; aos inimigos... nem pão e nem água.
Encara a Realidade
Você já viu aquela autoridade que não costuma encarar as pessoas olho no olho? Tem desses aqui em Nobres, que além de não pagar o empréstimo em nome do aval, não encara o ex-amigo de frente, olhando na cara do sujeito.
- Tá esquisito, siminino.
Multiplicando Pães
Será que não teria gente dentro da Secretaria Municipal de Educação querendo desestabilizar o projeto de recandidatura do prefeito Zé Carlos? Olha, depois do episódio da pessoa ir de táxi até Cuiabá para "tomar" o ônibus do motorista e do responsável pela excursão, faltar pão na escola é tudo o que o prefeito não precisava como ajuda. Dizem que faltou pão e aí aqueles que tinham em mãos, tiveram que ser divididos ao meio, dia 04 de junho, pela manhã na Escola "Dalci Cândida de Souza", no Jardim Petrópolis.
- Prefeito, o maior orçamento do município está na Educação, ou faltaria competência ou seria descaso ou mais um caso de revanchismo político.
Multiplicando Problemas
Primeiro, se proibiu atletas de jogar no "Bezerrão", depois se voltou atrás; num segundo ato, cederam o ônibus e um motorista habilitado para tal, depois alguém vai lá e aborta a excursão; na terceira estação da via crucis, faltaria pão na Escola Dalci. Sinceramente, não é esse o caminho que leva à reeleição. E para culminar, pode estar a caminho, ainda que de carroça e a cachorrada atrás, latindo sem parar, mais uma multa, agora da Sema, pelo patrolamento no morro do "Vai-Quem-Quer". 100 mil pilas de multa e um grande risco de o prefeito cometer um "harakiri".
- Esse negócio do "Vai-Quem-Quer", não seria o caso de se perguntar: "Você não está querendo me f..der, meu rapaz?". E ainda dizem: "O Zé Carlos não ganha mais eleição".
Estádio "Balizão"
Passou por ali um vendaval, derrubando muros e deixando restos de gestas pelo terreno de jogo. Nunca na história de Nobres se viu tamanho disparate, de erguer e derrubar o templo do futebol por conta de caprichos de pré-campanha política. Isso é jogar dinheiro fora, mandar erguer muros e depois derrubar, além de pisotear o gramado, que já não era bom. O estádio, construído com capricho e esmero pelo prefeito que mais gostava de futebol na história do município, está semi destruído e abandonado pelo atual governo. A esperança é que daqui mais alguns dias mandem instalar ar condicionado no "Balizão"; nunca se viu um governo que mais gostasse de ar condicionado como esse que aí está... sabe como é favorece a manutenção e os amiguinhos.
- E por falar nisso, muito se ouve falar disso, a possibilidade de o estádio "Balizão" sediar a primeira parada gay da história de Nobres. Sabe como é, a mania de respirar novos ares. É como diria Ney MT: "Thelma, eu não sou gay...". Tudo tem sua hora.
Na Descendência
Se os governistas esperavam uma arrecadação maior ou igual à última, espere a bola arremessada cair na cesta para então comemorar. Consta que a arrecadação estaria em queda e a folha de pagamento sob ameaça. E se melar o negócio com o banco privado, aí é que a folha salarial vai pro buque. O prefeito se reinventou com essa festa de aniversário e esse foco sobre o dia 1º de Maio e deve estar bastante arrependido. É hora de a cachorrada ficar latindo; também, um governo que anda de carroça, com seus pensadores não conseguindo enxergar a um palmo adiante do nariz, planejamento é uma palavra banida do vocabulário dessa gente.
- Mas... seu Zé, a turma do ar condicionado vai bem, obrigado e Nobres e o funcionalismo que f...dam-se.
Aviso aos Navegantes
Toda vez que atingimos os 1.000 acessos, voltamos a uma nova versão da coluna Trincheira. Esta é a décima oitava versão, pelo que agradecemos, imensamente pelos acessos, desejando sucesso para todos os internautas. Na zona rural temos muitos leitores, na Assembleia Legislativa, principalmente o acompanhamento do maior articulista político dos últimos anos em Mato Grosso, deputado estadual José Riva. E até aquele um que disse não ler por falta de tempo, por ser muito ocupado, perguntou quem seria o tal de Pedro Paulo e se disse admirado com tanto assunto em tão pouco tempo. Como se vê, não somos uma unanimidade porque tem gente que considera que toda unanimidade é burra.
- Meu voto é favorável pela manutenção da Trincheira, que chateia pra cacete. A Trincheira foi aprovada, por maioria absoluta.