You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

10/12/2019
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Trincheira

Trincheira

Trincheira XV

No Ar
O canal doméstico TV Cidade está no ar desde o dia 27 de abril (ontem) e neste dia 28 deve ter o tradicional Sábado Especial, a partir do meio do dia. É bacana e vamos lá, nos ligar no Canal 3, assistir o Cadeia Neles e ver a programação loca, daqui a pouco. Sucesso na volta ao Makoto, ao Kall Maia e equipe.
- Inté, meninos.

Missa Dominical
Na missa de domingo, é tempo de pedir que uma legião de anjos venha para resgatar a esperança do povo de Nobres. O que mal começa, bem não termina. O anúncio do show da Banda Anjos de Resgate foi feito apressada e equivocadamente sem lógica e o líder religioso Padre Alex bradou, o prefeito tentou corrigir e mudou a data, divulgando-a corretamente. E agora, me acontece um vexame desses. Este simples mortal sugere que a homília de domingo seja no que está em Galatas, 5:1.: "Estais pois firmes na liberdade com que o Cristo nos libertou e não vos submetais de novo ao jugo da escravidão." – Paulo.
- Definitivamente: "Desistamos de alegar tropeços e culpas, inibições e defeitos para a fuga das responsabilidades que nos competem", diz um ensinamento evangélico. Até quando esse prefeito que aí está vai atirar todas as culpas pelos erros que acontecem no interior de seu "paraíso" em outrem?

Cagada Homérica
A não realização do show com a Banda Anjos de Resgate, dia 27 de abril, pode desencadear uma onda de descontentamento sem precedentes na história recente de Nobres. A atual administração parece fadada a se relacionar só com amadores, mas seria por conveniência de alguns poucos. Depois que o prefeito José Carlos descobrir na barca em que está, terá sido tarde demais. "Tarde demais!", já isso escrito em algum lugar. Nessa embrulhada toda, onde será que estaria Pedro Paulo, o que postou comentário no site Olhar Direto sobre a festa?
- Vou (euzinho da silva) abrir uma empresa de comércio e representação para vender papel higiênico por aqui. São tantas as cagadas..., mas deveria ser tantas emoções.

Cagada Homérica II
É como diria vovó, "além de xixi e não limpar o fiofó", ainda deixam os refletores do estádio "Balizão" acesos, a noite inteira e ainda pela manhã. Ah! Milton Nascimento, todo artista tem que estar onde o povo está; em Nobres, todo povo tem que estar onde o governo não estiver, sob risco de respingos de cagada. Lamenta-se, muito pelo que se diz em público e o prefeito assumiu esse risco ao dizer: "Mudamos e mudamos pra melhor". Será mesmo?
- Cadê Pedro Paulo? Agora é hora de ouvir Kitaro Tamayura, pra relaxar, porque o fumo vai entrar. A isso se dá o nome de incompetência.

Conexão Manaus
O prefeito José Carlos da Silva parece que não tem receio de nada. A revelação é a seguinte, uma empresa presta serviço para a Prefeitura de Nobres, mas quem paga a despesa é uma empresa estabelecida em Manaus. Durma com um barulho desses. O papo é sério e alguém precisa investigar a veracidade dessa informação, sendo isso um caso de polícia, se realmente estiver acontecendo. É assunto de extrema relevância e todos precisam estar atentos para esse fato, já que a informação caracteriza-se como grave.
- Mas, Manaus? Tão longe assim? Kitaro o pagamento das bicicletas do IPTU, mas o sorteio, até ontem. Será que vem de Manaus?

Conexão Sem-Terra
A Prefeitura de Nobres está metida em mais um balaio de gato e desta vez seria com um grupo de sem-terras que se instalou na Bom Jardim, mas o ponto de invasão seria em Rosário Oeste, no Marzagão. Tem uma pessoa encarregada de adquirir e comprar canos e outros equipamentos para os sem-terra, assentados na Bom Jardim. A manobra é política e visa desestabilizar o turismo nestes dias de muita visitação. A Prefeitura de Nobres estaria financiando o movimento, de alguma forma, mas a invasão é em Rosário Oeste, reiteramos. Isso está cheirando a armação contra alguém. No Assentamento Bonanza, quantos não seriam sem-terra de outros assentamentos?
- Pedro Paulo, tu tá nessa parada, é menino? Olha, os discursos em favor do Turismo foram atirados dentro de um saco e amarraram a boca dele, não?

Estranho
O que levaria uma servidora pública municipal que ocupa cargo de alta relevância na estrutura administrativa a manter conversas reservadas com um sujeito, nos fundos da Prefeitura de Nobres? Seria alguém ligado a oferta de Pão e Circo? É feio para uma dama, esses segredinhos de fundo de quintal. Não seria uma combinação de preços, né? A propósito, onde foram gastos o 1 milhão de reais de ISSQN de uma grande empresa que está em Nobres? E se haver atraso nos salários do funcionalismo? Por que os "paparazzos" não registraram essa cena dantesca, da servidora de uma repartição que exige discrição e sigilo conversando com estranho nos fundos da prefeitura?
- Seria o amigo do amigo daquela nossa amiga? Vi, vi, a n... n... não, não vi nada.

Coisas dos Bastidores
É tão trágica como cômica a armação que cerca os bastidores dessa preferência explícita a uma pessoa na contratação dos serviços terceirizados dos shows artísticos para o aniversário de Nobres. Já está "bombando" a onda de falatórios sobre a contratação a base da amizade. Ora, bolas, que mal há em contratar um amigo e dar-lhe um pouquinho mais de meio milhão para ele fazer a alegria do povo? Uma ação entre amigos para a oferta de Pão e Circo, isso é o fim do nosso reino e do reinado do rei Pedro Paulo I.
- Ah! Pedro Paulo, por que não trouxestes Kitaro Tamayura, que ficaria bem mais barato? Você gosta desse gênero musical, que eu sei. Kitaro quantas parcelas ao camundonguinho? "Bola Sete" na caçapa.

Coisa Chique
Quem viver verá coisa melhor, mas, por enquanto prevalece a ideia primária, muito chique, que até dói. Vem por aí, um caminhão carregado de banheiros químicos, de Mato Grosso do Sul para Nobres. Isso sim é privilégio, os visitantes de Nobres e os aborígenes, fazerem xixi em banheiros interestaduais. Realmente, a equipe do prefeito José Carlos da Silva se supera na forma de gastar o dinheiro do povo de Nobres. Desde aquele Caso da Bomba d'Água que não se vê uma presepada tão inusitada assim. Se desta vez o prefeito não demitir ninguém, o risco de perder o mandato será dele.
- A festa do 47º aniversário de Nobres vai "bombar" na boca do povo... é uma cagada atrás da outra. Sorte ou Azar? Dizem que onde há um ratinho pelo meio, o sinal é de má sorte.

Cadê o PP?
Onde estará o Pedro Paulo, aquele respondão em forma de comentários no site Olhar Direto? Pedro Paulo, como nos velhos tempos, no início de cada carta, ia assim: "Escrevo-te estas mal traçadas linhas para lembra-te que já sabemos quem é o atravessador e de quem ele é amigo aí dentro da Prefeitura que tu defendestes naqueles comentários odientos". Bem Pedro Paulo, só pra te orientar, no imposto de renda, já dizia Raul Seixas, tem uma parada esquisita aí com um atravessador de codinome Mickey Mouse amigo daquela uma. Isso vai parar no MPE, viu? De Mato Grosso do Sul para Goiás, de lá para Cuiabá e as despesas pagas adiantadamente e até agora o caminhão não chegou com os equipamentos. O que está acontecendo Pedro Paulo?
- Tem caroço nesse angu e se tu, PP, não demitir a dona desta vez, o teu barraco vai cair. A conexão já tem pista, viu? Tamo aguardando o caminhão, viu? Kitaro quantas parcelas ao "nadador" que atravessou o Canal da Mancha? Pedro Paulo, você está brincando com coisa séria, garotão.

As Águas Estão Rolando
"Bombou" um show do cantor Latino, realizado em Araputanga dia desses e o "hit" mais executado por lá foi este: "Hoje é festa lá no meu apê; Pode aparecer; Vai rolar bundalelê; Hoje é festa lá no meu apê; Tem birita; Até amanhecer...". O cantor é tão famoso que a galera ainda o espera sob o lema: "Ele virá. Aguardem!". Compre uma boa cadeira de balanço e espere pela chegada do cara. Por enquanto, quem anda 'latino', e muito, é nós aqui, a espera dos banheiros que virão de Campo Grande, com uma mega estrutura, feito "aquela colcha de retalho que tu me deste...". O evento em Nobres terá um pedacinho de cada parte do Centro Oeste, banheiros de lá, estrutura do Pequi do Goiás, misturada com cabeça de pacu de Cuiabá.
- Essa vai ser a maior festa e o maior presente que um povo pode receber. Vai dar o que falar, porém, a estrutura mega ainda não chegou. Vi, vi, aaaaa... casa caindo? Que é isso gago, nunca viu um camundongo de laboratório?

Recontando a História
D. João VI, então Príncipe Regente do Brasil, ali por volta de 1798, já casado com Carlota Joaquina Caetana e os cambaus de nome comprido e feio, suava gorduras com as aprontadas da esposa. Ela dava palpites no governo, invadia o palácio do governo para bater em funcionárias, era intromissão pura nos negócios do governo. Já naquela época, contava um colunista social que rondava o governo do Príncipe Regente, que dona Carlota deixava D. João VI preso no quarto da sua moradia. Dona Carlota era mesmo danada e até inventou de criar um partido político para concorrer com o esposo. Dona Carlota gostava muito de sapatos chiquérrimos. Tem cada uma dela, segundo contavam no Rio de Janeiro. Foi dali que Raul Seixas tirou aquela letra, "Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais...".
- Vôte, ainda bem que foi no passado, no Brasil Colonial. Já pensou, uma réplica de Carlota Joaquina em Nobres?

Volta Por Cima
Em 16 de julho de 2.009, no Mineirão, Neko, Evandro e o prefeito Zé Carlos torciam para o Cruzeiro contra o argentino Estudiantes, quando Ramires foi uma decepção no meio campo do time mineiro, que perdeu a Libertadores em casa. Ontem, 24 de abril, Ramires brilhou e deu a volta por cima no jogo entre Chelsea (Inglaterra) e Barcelona (Espanha) ao fazer o segundo gol, o do empate, quando o Barça vencia por 2 a 1. Então, o Trio Parada Dura, Evandro/Zé Carlos/Neko está separado e cada qual com seu par de pé frio. Foram levados pelo dono de uma construtora, é mesmo? Eles eram agentes públicos à época e com o chefe-mor.
- Alô, Pedro Paulo, esse trio entrou para a história de Nobres e são inseparáveis os seus membros, porque entraram juntos e agora só ficou só o Zé, O Vingador.

Motivacional
Os tristes que me desculpem, mas alegria é fundamental. A palestra ministrada aos servidores municipais pelo palestrante Nildo, assegurada como sendo motivacional, parece não ter motivado muito. Em todos os ângulos das fotos, são raros os risos e tudo parecia de uma tensão em ambiente meio mecânico, com script a ser cumprido. Excuse-me, mas motivação se vê no rosto, na satisfação pessoal. Salvo se a rainha Carlota estava presente, o que desmotiva qualquer tropa de elite.
- Fui um bom aluno de História do Brasil e o estudo do passado me motivava muito. Quantos sapatos tens, Carlota?

Campo das Inutilidades
Seria ofensa perguntar, a que serve a JARI? Um cunhado de uma pessoa influente politicamente em Nobres recebeu uma multa, injusta e indevida, recorreu e até hoje não obteve resposta. A junta realmente "junta" interesses pessoais e políticos e nomeia a quem sua alteza quer. A junta só não "junta" dinamismo e resultados práticos numa mesma direção. Também, com a alta patente política visitando as masmorras do castelo para ver o arrastar das correntes e depois entrar na web para discordar dos seus súditos, alguns deles, chatos pra cacete.
- Pedro Paulo, não tenha pressa... as uvas ainda estão verdes, não se dê ao esforço de desdenhar. Gosto das músicas da Maria Creuza, e tu, Pedro Paulo? Kitaro as dívidas onde acontece a pajelança oficial?

De Ditão para Pedro Paulo
Conversando com Ditão (via email), ele manda dizer a Pedro Paulo que não nutre desejo de ser prefeito de Nobres, por não ter nenhuma vocação para vaca de presépio. Ditão ainda diz a Pedro Paulo que respeita princípios éticos e morais e não sai por aí, falando mal das pessoas na ausência delas, mas que costuma dizer na cara. Diz ainda que respeita famílias e não deturpa a própria profissão que exerce ao fazer abordagens sobre procedimentos profissionais. Imagine se Ditão vai se esconder no anonimato para atacar um vereador que o incomoda tanto. Consta que Ditão não quer ser prefeito para evitar de passar vergonha e ter que ouvir deputado chamando-o de fofoqueiro ao falar mal dele em supermercados. Tá certo o Ditão ao dizer para Pedro Paulo que não leva jeito para adorno de presépio, num governo que era de meia dúzia, depois passou a ser de três e agora é só de um, em que Pedro Paulo só diz amém.
- Quem nega a Jesus, como tu Pedro, o que faria com aqueles que o ajudaram na subida? Mas, e a Lei da Física? Tudo o que sobe um dia descerá. Perderá a graça o presépio sem aquele burrinho que acorda dando coices ao vento.

Baixando o Nível
Desde cedo e de forma sorrateira o tal Pedro Paulo começa a baixar o nível da futura campanha. O anonimato do Pedro Paulo demonstra o desespero que toma conta do candidato à reeleição em Nobres que agora deu para atirar pedras, não em árvores secas, mas naquelas que estão com frutos. O tal Pedro Paulo não seria o que gosta de se vangloriar em rodinhas com o assunto que mais usa para atrair ouvintes, a pornografia? Pois é Pedro Paulo, como você gosta de uma boa música, não poderíamos deixar de lhe recomendar uma boa leitura; já lestes, por acaso, "Os Segredos de Polyana?". É um "best sellers" capaz de dobrar o campeão Dan Brown com seu Código da Vinci.
- Leia, Pedro Paulo, e se deleite com essa leitura. Ah! Pedro Paulo, sabemos tanto desse livro que nem ainda foi lançado.

Inveja de PP
De acordo com Pedro Paulo, há quem o inveje por ele ter trazido um pacotaço de cantores para cantar em Nobres e mandou espalhar out door's até em Taiwan, na terra de Kitaro Tamayura, em Rosário Oeste e na Ilha da Madeira. Caro Pedro Paulo, antes invejar uma Saracura que invejar aquele que gasta o dinheiro público com shows musicais e deixam as pessoas perecerem sem salas de aula no Jardim Petrópolis. Você deu a resposta certa para a pessoa certa, Pedro Paulo, mas não se esqueça que ninguém inveja quem vai para a cadeia por gastar dinheiro público como se fosse uma propriedade particular. Pedro Paulo, você já comeu melado? Não! Então não sabes o que estás perdendo.
- Kitaro as dívidas de campanha? Pagou aquele que ensina papagaio 'véio' a falar? Tu, Pedro Paulo, pagou o empréstimo que tanto prejudica aos seus avalistas? Mas você é muito pretensioso, né Pedro Paulo? Quer a inauguração do viaduto para se vangloriar. Tadinho de Pedro Paulo. Ou seria Zé Pequeno?Ao descer a níveis tão rasteiros, dizem que qualquer figura impoluta se encolhe.

Bom Gosto
O prefeito de Nobres, Pedro Paulo, tem bom gosto musical e a sua preferência vai de Amado Batista ao som maneiro de Kitaro Tamayura, para relaxar. Bom gosto musical, esse é o maior presente que um povo pode receber. Pedro Paulo escorrega ao atacar Gilmarzinho, Flávio Dalmolin e Adão em comentário no site Olhar Direto, no dia 22 de abril, entre 18:04 e 18:18, levando 14 minutos até concatenar suas ideias e postar mais um comentário. Pedro Paulo lembra que nunca na história de Nobres se repassou tanto dinheiro ao hospital conveniado, principalmente, quando Pedro Paulo fazia cirurgias ali. Depois que o Conselho Municipal de Saúde descobriu, o dinheiro foi raleando no hospital conveniado. Por que Pedro Paulo ataca Flávio Dalmolin com a espada do samurai Kitaro?
- 'Kitaro' a taxa de condomínio de um apê em Cuiabá com uma nota fiscal vinda da Sibéria. Pergunte ao vilão Neko para onde foi parar o envelope com o dinheiro. Tu sabe disso, Pedro Paulo?

Kitaro Amigo
Além de Kitaro Tamayura, Pedro Paulo facilitou uma série de cartas convites a um empresa em que um parente próximo seu atua, cuja facilidade no processo licitatório começou em fevereiro de 2009 e perdura até hoje. Hoje, esse rapaz, empresário da construção civil, anda apurado na cidade, dizendo que ele tem que "rachar" os lucros com algumas pessoas. Você tem como desmentir isso, Pedro Paulo? Temos um vídeo em que Pedro Paulo quase implora para que Gilmarzinho o ajude e não o abandone, justamente na casa do vereador que hoje Pedro Paulo tanto crítica. O vídeo é daquele dia, Pedro Paulo, em que você se preocupava em "doar" em plena campanha política, a quantia de R$ 600,00 para compra de refrigerantes em um casamento. Foi no dia 28 de agosto de 2.008, por volta das 22:00 horas.
- Kitaro a despesa da festa de casamento, Pedro Paulo? Pedro Paulo ainda ironiza e chama Adão de "promotor". Zé, essa conta é sua e vê se Kitaro ela.

Escorregão na Web
O prefeito José Carlos da Silva foi apanhado em pleno escorregão, ao sair em defesa do seu próprio governo, conforme alertou um internauta. Na matéria postada no dia 21 de abril de 2012, no site Olhar Direto, em cujo título diz-se que um prefeito contratou a dupla Victor e Leo para cantar, e seria o de Paranatinga, o prefeito daqui teria postado comentários utilizando-se do codinome "Pedro Paulo", supostamente. O prefeito assume autoria do comentário odioso e ofensivo ao deixar escapar nas entrelinhas a sua preferência explícita pelo músico Kitaro Tamayura, num segundo comentário, postado no dia 22 de abril, as 18:18 horas. Escorregou também ao citar as palavras "presente a todo povo de nossa cidade". Quem costuma dar "presente" ao povo com dinheiro do próprio povo é só o atual prefeito de Nobres.
- E por falar nisso: "Kitaro a dívida do Caso Bomba d'Água?". Escorregou feio e ainda atacou pessoas.

Escorregão na Web II
Para quem conhece o prefeito de Nobres desde os primeiros dias de campanha, quando começou a falar em "projeto vencedor" e nos seus discursos com a mesma cantilena de sempre, notadamente, quando diz: "este é o maior presente que um povo ganhar...". Ficará conhecido como o prefeito "presenteador", mas com dinheiro do povo. Quando diz que foi a administração que mais repassou recursos ao hospital Laura de Vicuña, novamente o tal Pedro Paulo ou José Carlos da Silva "escorrega". E como escorrega. A atual administração municipal é a que mais repassou dinheiro ao hospital conveniado, mas, resolveu o problema? É de se acreditar que não a partir do momento em que se sabe que o vereador Joel Júnior tem muito mais aceitação que o prefeito José Carlos da Silva junto ao eleitorado, exatamente porque pratica o assistencialismo na área da saúde, levando pessoas para Cuiabá já que aqui elas não encontram respostas.
- O Pedro Paulo que aparece nos comentários no Olhar Direto se aproveita do anonimato (nem tanto) para atacar pessoas, mas o Kitaro Tamayura o traiu, assim como os valores precisos de quanto custa o show da dupla e da preocupação em tratar os buracos nas ruas como fato normal em qualquer cidade. Esse "escorregão", Pedro Paulo, vai lhe custar algumas inimizades, pelas ofensas que faz.

Saindo do Casulo
"Tantos planos; tantos sonhos; tantos erros; era cedo. Foi tão simples, me pergunto. Nesse jogo, quem saiu perdendo...", de Victor e Léo. Bem! Vendo pelo lado político e administrativo da coisa, quem perdeu e quem perderá é só a população de Nobres, ao ver seu patrimônio dilapidado com gastos abusivos que remontarão aos 750 mil reais no aniversário de Nobres, enquanto o hospital conveniado não consegue receber, os buracos nas ruas continuam e os meios-fios são pintados de branco, contrastando com as panelas nas ruas. "Tantos planos, tantos sonhos" em 06 de outubro de 2.008, no "day after" da vitória, para mais tarde descobrir que não foi tão simples e quem conduziu esse moço ao poder, hoje, é tratado como vilão.
- Mas, como vilão se estavam juntos no Mineirão em 16 de julho de 2.009? E quantas vezes desembarcaram e embarcaram juntos no Aeroporto JK, em Brasília?Até as borboletas sabem disso.

Muquirana
Em 2.008, após uma reunião na Roda d'Água, o candidato José Carlos da Silva deu carona a um ex-candidato a vereador no trajeto entre a vila rural e a cidade de Nobres. No caminho, o sujeito eu obteve três votos em 2.004, além da carona, pediu-lhe R$ 20,00, aí sim, foi uma verdadeira agressão ao então candidato, tido como muquirana. Numa quinta-feira, 28 de agosto de 2.008, antes das 22:00 horas, o então candidato Zé Carlos, "choramingava" por ter que bancar uma despesa de quase R$ 600,00 em refrigerantes a um casamento entre evangélicos. Nova demonstração de que o seu dinheiro não lhe era tirado facilmente. Mais de três anos depois, o hoje prefeito José Carlos da Silva "torra" dinheiro com eventos artísticos e com distribuição de carros a cabos eleitorais futuros como se tivesse abandonado completamente aquele seu estilo muquirana de ser. Será que ele, enfim, conseguiu ganhar na loteria? É apostador compulsivo, segundo os seus amigos e quem o conhece diz isso.
- Entre passado e presente, desde aquele encontro com o tal Ratazana (o caroneiro), em 2008, o que mudou no Zé em relação ao dinheiro? De onde vem esse dinheiro que ele tanto gasta?

Muquirana II
Ah! Tem aquela perguntinha básica: "Será que ele patrocinou os refrigerantes ao casamento?" Well! Isso é como aquela história do papagaio: "ou dá ou desce". Para não desagradar os futuros eleitores casamenteiros, dizem que deu. Não sei e não vi nada além da "choradeira" pelos exatos R$ 560,00, ou seriam R$ 600,00? Mas, será que ele poderia ter bancado aquela despesa? Olha, tirando do próprio bolso, é mesmo doído. Dói mesmo é saber que em pouco mais de três anos essa mesma pessoa passou a "rasgar" dinheiro, num dos casos mais sui generis de transformação comportamental em relação ao tal bereré; os irmãos lá da terra do Tio Sam dizem "Money"; los hermanos platinos hablam que esto es la plata; já naquela frescura afrancesada, eles dizem "le argent". Já aqui, no Jardim Petrópolis, o dinheiro é conhecido como "o desaparecido", sobre ele, ninguém sabe e ninguém viu.
- E o Tio Patinhas, aquele personagem dos quadrinhos, agora virou Gastão, o primo rico do Donald (não confundir com Donald Trump e nem com Bill Gattes ou Eike Batista, viu?).

Dívida Pública
O governo acaba de conseguir um feito interessante, o de prorrogar o convênio por mais um tempo. Falamos do convênio para o cultivo da citronella, que acabou gerando problemas graves ao governo no denominado "Caso Bomba d'Água", em que, supostamente, houve gente que se beneficiou dos recursos de R$ 56.000,00 utilizados de um total de 100 mil reais. A verdade é que em lugar da citronella há muito mato e compras de equipamentos, terra preta e a tal bomba d'água jogaram o governo numa sujeira, que teria apenas sido empurrada para debaixo do tapete. A prorrogação dá um gás ao governo para "negociar", mais uma vez, adiantamento da folha salarial com o banco, aumentando a dívida pública.
- Na verdade, a tão cobrada informação sobre a dívida pública é sonegada em seu inteiro teor porque se for aparecer nos balancetes tudo o que a Prefeitura de Nobres deve de gestões passadas, o município estaria inviabilizado e quebrado. Por menos que isso, uma multinacional denominada Enron foi execrada publicamente.

Entenda o Caso Enron
Os dados são da Folha de São Paulo, de 27/05/2003, que relata o caso: "A Enron, gigante americana do setor de energia, pediu concordata em dezembro de 2001, após ter sido alvo de uma série denúncias de fraudes contábeis e fiscais. Com uma dívida de US$ 13 bilhões, o grupo arrastou consigo a Arthur Andersen, que fazia a sua auditoria. Segundo investigadores federais, a Enron criara parcerias com empresas e bancos que permitiram manipular o balanço financeiro e esconder débitos de até US$ 25 bilhões nos últimos dois anos. O lucro e os contratos da Enron foram inflados artificialmente. A investigação indicou que ex-executivos, contadores, instituições financeiras e escritórios de advocacia foram responsáveis direta ou indiretamente pelo colapso da empresa.". Vale ressaltar, o Caso Enron não é semelhante ao das prefeituras, mas o montante da dívida pública que não aparece nos balancetes das prefeituras é estratosférico.
- Um exemplo: o dinheiro do FGTS de muitos funcionários sumiu, num passado não muito distante, quem vai pagar essa conta? O asfalto mal executado entre 2010 e 2011 no bairro São José vai figurar no montante da dívida pública lá na frente se ninguém denunciar.

Revolvendo
Um dos casos mais polêmicos em Nobres em todos os tempos, capaz de se sobrepor a uma "guerra" que sempre marcou no município, os conflitos agrários, parece estar se reerguendo das cinzas, replicando a lenda da Fênix. O ocorrido há 12 anos, o Caso das Drogas parece estar ressurgindo, da mesma forma em que se coloca na linguagem trivial de que "quem bate esquece, quem apanha se lembra". A um bom cineasta, ao menos um curta metragem renderia boa bilheteria, nem tanto quanto "Tropa de Elite", mas é uma trama interessante da política local com tentáculos em setores públicos de várias esferas, segundo o que já se viu por aí.
- Será mesmo? Há quem diga espere pra ver.

The Spirit's
Alguém consegue dormir com um barulho desses? Uma espécie de "guerra" dos Agitos e a troca de identidades entre um e outro. Repare bem, o Agitos Rosário resolveu ser de Nobres, já que aquele site de lá, que dizem, teria algo a ver com o prefeito de lá, resolveu prestigiar o prefeito de cá. Já o Agitos daqui (Agitos Nobres) parece ser o mais original e mostra o que é daqui e não mostra o que é de lá. Na verdade, não é uma troca de identidade, mas uma questão de originalidade e uma alegada questão de parceria entre o de lá sob o manto de que em Rosário não aconteceria nada de novo.
- Qual dos Agitos está no lugar certo?

Poderoso
Quem diria, uma figura teoricamente estranha ao governo, mas de bom trânsito político, acaba de salvar a administração de Nobres ao conseguir a prorrogação do convênio da citronella, de R$ 100.000,00 e apenas 56 mil reais utilizados. O que aquele rapaz do Pálio Weekend verde não conseguiu em 555 idas, Josias Benedito de Almeida, o Colibri, conseguiu em apenas uma única tacada. São os paralelos de um governo que sonha com o bi... assim como a luz no fundo do túnel pode ser a solução, por vezes, pode ser um bi-trem ou um treminhão na direção do governo.
- É de se acreditar que agora dê para "vender" a folha de pagamento ao BB e ver a dívida pública municipal de Nobres aumentada. E tome farra com "as borboletas".

Cavaleiro do Apocalipse
Digamos que essa tsunami denominada Delta atinja algum político de Mato Grosso e a reação seja em cadeia, obras federais em andamento não seriam paralisadas? Vai que o governo federal edite um decreto anunciando que não se fará medição nenhuma até que tudo se esclareça. O olho gordo sobre o ISSQN iria rodar, cachoeira abaixo, não? Gente, per Dio, não façam isso, per favore...
- ... o show tem que continuar. Uma dúvida geográfica: seria delta do Parnaíba ou delta da Paraíba? A pergunta vem lá da Lagoa Salgada, onde os alunos estão sem estudar por falta de estradas.

Cavaleiro do Apocalipse II
Sem sorteio de motos, sem taxação dupla do contribuinte, que paga o show e ainda tem que levar alimento não perecível como ingresso, daí, as toneladas de alimentos são distribuídas pelos aliados do prefeito, ficaremos sem ver isso, é mesmo? E agora, José? Qual o plano B de "marketing"? Que tal, mulher samambaia, mulher melancia, mulher mandioca, mulher quiabo, todas em trajes minúsculos na portaria para recepcionar o populacho? Se não gosta, não é obrigado a olhar. Por causa dessas "coisas" que Nero incendiou Roma. "Deteeeeeesto piriquitas", dizia Nero.
- Posso ir ao show montado em meu alazão, chamado Incitatus? Não irei sem um banho de cachoeira... tá bombando e tá na moda.

Paralelas
Em um município governado por um médico, quem apresenta maior densidade eleitoral que o prefeito é um vereador que atua exatamente com o assistencialismo na área da saúde. Do que se depreende que estamos mal de prefeito aqui em Nobres. A palavra é assistencialismo, mesmo, e é bem diferente de assistência, esta que deveria partir do governo municipal em forma de prestação de serviço público a quem paga impostos. Infelizmente, vivemos um modelo de gestão totalitário, em que o prefeito e mais um decidem como gastar o dinheiro do povo e todos se calam.
- O assistencialismo está conseguindo derrotar a prestação de serviço na área da saúde pública. Mas que prestação de serviço?

Plagiando Chico
É como diria Chico Buarque: "A mesma praça, o mesmo banco, / As mesmas flores, o mesmo jardim. Tudo é igual mas estou triste..." . Hospital conveniado sem receber, empresa de coleta de lixo sem receber; lixo esperando 15 dias para ser coletado; ambulância com pneus carecas; pontes em estado de decomposição e finanças aos frangalhos e o pessoal dando festa com 'glamour' para engordar conta bancária de gente famosa. Mas será que ninguém vai acompanhar os investimentos em obras que estão sendo realizadas na Praça Josino Serra, cujo busto custou 14 mil reais?
- "O guarda ainda é o mesmo que um dia me pegou; Roubando uma rosa amarela pra você...".

Milagre da Transformação
Mais um posto de saúde vai ser reformado, agora, o PSF do São José. Por aqui tudo funciona como uma enxurrada, não manda recado e salve-se quem puder. Mas é assim mesmo, a tarefa de iludir o povo, agora, na hora da nossa morte, amém. Enquanto isso, uma ambulância "surfa" no barro da estrada rural com os pneus 'calvos', carecas ou sem cabelos. Se for pra fazer cagadas homéricas, já avisei lá em casa...
- ... "mamãe eu não quero ser prefeito...", já dizia Raul Santos Seixas. Até quem nasceu há 10 mil anos atrás sabia que isso um dia terminaria; soubemos ao começar. A reeleição será um fracasso ao povo desta terra.

Dúvida
Eis aqui um registro vivo da dúvida, a curiosidade nua e crua, doa a quem doer, com ou sem vaselina. A dúvida atroz que consome os perus de fora é a seguinte: "será que não estão contando muito com o ovo no fiofó da galinha?". As pessoas que estão no governo andam num estresse de fazer dó, seria falta de dinheiro? O contribuinte deu uma pisada no freio? O que houve com a receita? Será que já estão abrindo a Caixa de Pandora? Ocioso dizer que aos simples mortais só restará á esperança. Teremos mais um fechamento de prefeitura este ano? Se fechar, será que a CGU não manda aquele camburão chique, preto com letras douradas? A todas as perguntas uma única resposta, a palavra chave chama-se "planejamento" e sem este, os diques de qualquer fortaleza se rompem. Essa pálida estrutura administrativa de que dispõe Nobres, então, parece já querer fazer água.
- E soam as campainhas de alerta: "Homens ao mar, salve-se quem puder". É como diria o florentino (de Florença, obviamente) Nicolau Maquiavel: "As disputas de poder entre esses territórios era constante, a ponto de os governantes contratarem os serviços do condottieri (mercenários) com o intuito de obter conquistas territoriais". "Faiô!", diria o cuiabano de tchapa e cruz.

Cartilha Florentina I
Pensando bem, de tanto ler Maquiavel, não é difícil tirar uma onda de italiano em "terra nostra", com nostros 'paparazzi'. Esse florentino (não aquele que conhecemos) era danado, mesmo. Veja a impressão que ele tinha em O Príncipe: "Maquiavel argumenta que o governante deve ser dissimulado quando é necessário, porém nunca deixando transparecer sua dissimulação. Não é necessário, a um príncipe, possuir todas as qualidades, mas é preciso parecer ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso já que às vezes é necessário agir em contrário a essas virtudes, porém é necessário que esteja disposto a modelar-se de acordo com o tempo e a necessidade". Nos últimos capítulos explica como tomar a Itália e como se manter na linha entre a fortuna e Deus dizendo que os líderes devem adaptar-se ao tempo em que vivem, para manter-se no poder por mais tempo", diz a bíblia dos internautas, o Wikipédia.
- Madre de Dios, eles fazem tudo errado... estão na contramão dos enunciados do Nicolau. Corta, corta, corta, manda para o Vídeo Show.

Cartilha Florentina III
Tá tudo errado Xômano, veja o que está na cartilha do Nicolau: "No capítulo 16 é explicado ao príncipe como cuidar de suas finanças, para não ser visto como gastador, e levar o povo à pobreza, cobrando muitos impostos para manter-se rico. O autor diz que o melhor é ser visto como miserável, pois com este julgamento ele poderá ser generoso quando bem entender, e o povo irá se acostumar com isso". Taí, siminino, não seria bem melhor Nico e Lau e seguir a cartilha do Nicolau? Pra que abundância quando falta reentrância? Seguramente, em nenhum momento Maquiavel recomenda Pão e Circo, então, por que seguir a cartilha de quem deixou pegadas na areia em outras terras?
- Resultado, muito estresse e ninguém a comparecer para bater o ponto na hora da chinelada na barata. O Ministério da Saúde recomenda, evite o estresse que é para não abrir precedente ao Ricardão. Ao persistirem os sintomas, procure um bem dotado... conhecedor de assuntos do cansaço mental.

Tráfico de Influência
Eis as palavras mágicas que abrem as portas do poder e vão se tornar rimas e versos nos balancetes da Prefeitura de Nobres. Quem detém poder, tem tudo dentro da Prefeitura de Nobres. Um dia denuncia e em outro volta às boas e as rimas e versos vão e vem do porto solidão dos números existentes nos nossos balancetes. Além do tráfico de influência, outras estrofes de um mesmo verso são as ações de nepotismo escancaradas e entremeadas com o tráfico de influência, bem abaixo dos narizes de quem deveria fiscalizar e não o faz.
- Se um veleiro repousasse na palma da minha mão... botaria todos num mesmo barco e os enviaria para um lugar de segurança máxima.

E Naquela Embaixada...
Quem visitar a Prefeitura de Nobres, vai notar a boa recepção através do embaixador de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que está recebendo e dando consulta na Prefeitura. Ex-vereador e ex-vice-prefeito, com aquela sutileza conservada e estilosa, Ney Campos estaria recepcionando quem vai à sede do governo, livre, provavelmente, das catracas segregadoras que faziam as pessoas preferirem entrar pela porta do fundo. Uma boa receptividade sempre foi um bom negócio, entretanto, faltaria "evangelizar" o gestor público no sentido de que se evite, ao máximo, que subalternos utilizem carros públicos nos finais de semana, trajando bermuda e indo flertar com corações divididos.
- Realmente, a tese do cobertor de pobre, só quem é do ramo sabe o que é, cobrir a cabeça e ver os pés descobertos e vice versa. Salamaleques à entrada, mas uma gestão desestruturada e uma zona rural jogada às cobras. Vai pra lá, mano, porque aqui tá tudo dominado e só por Deus para encontrar a salvação.

Caiu na Rede...
...e da rede aquele "Concerto de Viola de Cocho" do maestrino Benones. Foi hilário, ele chamar a atenção do seu músico: "toca aí pôrra...". Tá bombando no Face aquela parada e pra livrar o velho lateral direito, só mesmo mais uma feijoada, sem gastar lenha, é claro. Já imaginou, o concertista francês Paul Mauriat, falecido em 2006, dizendo a um dos seus músicos, em francês: "Toca aí, pôrra!".
- É de Paul Mauriat a "Chanson d'Amour"; é de Benone: "Eu vim, eu vim de lá pra cá...". Dá férias para ele, Alan.

Tomando Fósforos
Dizem que medicamentos com o princípio ativo que contenha fósforo (não os palitos, obviamente!) seriam bons à memória. Mas o bom, mesmo, é comer cabeça de pacu, e os seus ômegas, sem sair por ai arrotando salmão. De memória ativada, lembramos que no dia 28 de abril de 2011, por volta das 10:00 horas, no pátio da Escola "Dalci", o prefeito José Carlos da Silva descerrou a placa da reforma da primeira etapa ali e disse, "ipsis litteris": "saio daqui pensando na segunda etapa da reforma dessa escola...". Vai fazer aniversário e nada da reforma, lamentavelmente.
- Nessa promessa não cumprida, quem perde são os moradores daquele bairro.

Promessa Feita
O diretor da Escola "Dalci Cândida de Souza", prof. Magal, se antecipou aos fatos e pediu a construção de mais três salas de aula na Escola "Dalci", pensando nos moradores dos novos núcleos habitacionais (Daury Riva e André Maggi) e o prefeito acatou a ideia. Mas só acatou e nem a reforma da segunda etapa ele se prontificou a fazer, do que se depreende que a ampliação ficará para a posteridade. Agora, o alcaide (o que é isso?) está mais preocupado com as praças em reforma e com o milagre da transformação, de meio centro comunitário em um inteiro, pelo preço de uma obra completa.
- Investir em educação pra quê? O bom é gastar com aquilo que dá voto e garante o financiamento de campanha. E viva os "paparazzos".

Em Forma
A vida de "paparazzo" requer agilidade física e bom desempenho nas corridas atrás do objetivo e sem deixar cair à teleobjetiva. Não por acaso, um "paparazzo" está atacando de academia, que é para tirar as protuberâncias abdominais e permitir aquela correria atrás das celebridades... masssss logo na Roda d'Água; xiiiiiaaa, se ao menos fosse na Riviera Francesa, "en Monaco, je dirais très bien". Nem sabia que tinha "paparazzo" da pobreza.
- Será que vão sondar Victor e Léo tomando banho antes do show? É como diria aquela deslumbrada, mais para a cor púrpura que para rosa choque: "Que hooooomensss!!! Que sinos. Que badalos. Valha-nos, San Justin Bieber!".

O Salvador
Agora, quando se anuncia o fim do mundo, está cada vez mais sustentada a tese bi milenar e até mais, de que "Leocir Virá". O ponto controverso dessa vinda cria uma especulação, a de que Das Neves seria então um Messias passageiro, será? Um ex-secretário de gestões passadas aguardaria a chegada desse que um dia virá para então apresentar-lhe um cartão de visitas (às avessas), de arrepiar. No ano de 2.000, a tese sustentada de candidatura majoritária por Dena, então no PSB, foi uma jogada para que ele preservasse a vaga de vereador e deu certo. 12 anos depois, será que Das Neves repristinará essa coisa?
- A ressurreição é sempre assunto complexo, mas entendível na medida em que se sabe que só voltará aquele que um dia foi; assim mesmo, por vezes, se vai e não se sabe se voltará. Algum "paparazzo" aí para registrar a volta?

Cabeção
Dizem que em cabeça grande cabem muito mais neurônios, mas e quem tem a bunda grande, será que os neurônios também são armazenados ali, naquela região? Os neurocientistas daqui não definem como correta a tese de que neurônios na região glútea funcionem adequadamente. A oferta de cinco motos para serem sorteadas nos dias de shows na semana de aniversário de Nobres foi barrada pelo MPE (Ministério Público Estadual). Em ano eleitoral, é quase certo que os neurônios da bondade são ativados, estejam eles no cérebro ou na cauda retal. Mas, a pergunta vem de quem tem poucos neurônios, não mais que meia dúzia: "de onde vem tanto dinheiro?". Ah! Da doação de amigos, de parceiros comerciais para os quais damos as cartas marcadas de um baralho em que só nós batemos, nas mesas redondas e de panos verdes dos 'pôquer's' da vida, né?
- O jogo de cartas é contravenção, com cartas marcadas, seria o quê? Alô, "paparazzos", tem celebridades querendo entrar de penetra no baile.

Quem é Quem?
Muita gente nem notou que foi proposital, não citar o nome do "paparazzo" amador que andou tirando "retrato" de pessoas na Roda d'Água. Várias pessoas que nos encontraram ou nos ligaram mataram a charada. É homônimo daquele que acaba de sair do Corínthians, aquele grandalhão, que jogava com a 9? Outra ação proposital foi a não citação do nome do acompanhante, que estava na Silverado, circulando pela zona rural.
- Los hermanos, unidos por uma mesma causa, a preservação do novo eldorado.

Quem é Quem? II
Essas pessoas acreditam que aqui seja terra de ninguém, que possam ditar regras de comportamento em Nobres e que tudo possa fazer em nome do poder, até agredir fisicamente as pessoas e nada lhes aconteçam. O prefeito José Carlos da Silva, infelizmente, não tem agido com o rigor necessário para coibir abusos com dinheiro público. Estão sendo levantados, compras para propriedades particulares em nome do erário; computadores sendo adquiridos com preços superfaturados; reforma de carro particular com dinheiro do povo; carro público sendo utilizado para fins particulares, estacionados em quintais onde se realizam churrasquinhos; e utilizados até para flertes; para buscar criança na escola.
- Podem usar e abusar, esquecendo-se de que ambulâncias transportam pacientes com pneus carecas, enquanto muitos se recostam em confortáveis poltronas em salas com moderno sistema de refrigeração, que custa muito além de quatro pneus e até mais que duas ambulâncias novas.

Fardo Pesado
Há um erro de comunicação interna no governo que precisa ser corrigido, imediatamente. O médico que virou prefeito é cria do ex-vereador Neko, que foi buscá-lo na sala de cirurgia. Mais tarde, já como prefeito, após dizer que Neko é pessoa "altamente qualificada", José Carlos da Silva diz que o seu governo se divide em duas fases: o antes e o agora, quando a cria rejeitou o seu criador. De "altamente qualificado", Neko está sendo tratado como vilão pelo prefeito Zé Carlos, mas o líder do governo, vereador Joel Júnior, enalteceu o nome de Neko na sessão de 15 de abril, como o criador da tal avenida das Torres em Nobres. Que diabos é isso, no paraíso, onde não se fala a mesma língua? Ou é vilão ou é mocinho, o Neko.
- O prefeito, nem precisa dizer, será beatificado em breve tempo, após a contratação de alquimista, capaz de transformar um cordão de bijuteria e ouro 18 quilates.

O Agora
No Pós-Neko, investe-se 750 mil reais em eventos festivos enquanto o hospital conveniado está sem receber desde fevereiro; ambulância percorrem quilômetros com pneus carecas; e uma máquina pesada está deixada a beira do caminho na zona rural, nas proximidades do campo do Clementino; a ponte sobre o Córrego Quebó, no núcleo urbano da Roda d'Água, está caindo aos pedaços; a estrada que liga as vilas de Roda d'Água e Bom Jardim está com a estrada em estado precário, cheio de valetas.
- Cadê o Dudu, para transformar, no Adobe Photoshop, pontes velhas em travessias decentes e valetas em leito trafegável? Única pessoa altamente qualificada por aqui é um tal contribuinte, que sustenta essa esbórnia através do erário.

O Agora II
O vereador Bacalhau, em fase de ressurreição e de olho em 7 de outubro, parece ter descoberto que carreira solo é bem melhor que se mostrar de braços abertos sobre a proa do Titanic em direção a um iceberg gigante. Bacalhau disse não ver diferença nenhuma entre 2009, 2010, 2011 e agora, quando 2012 caminha para a sua metade. E tem mais, Fermino voltou a fazer abordagens sobre os milhões que desaparecem em Nobres todos os anos sem resultado nenhum. Por um certo período, Fermino parece ter perdido o foco e deixado passar a oportunidade de se tornar um político emergente através da coerência em seus discursos que a muitos seduzia.
- Não vi a indicação feita por um certo periódico, por uma única vez, e que levou o prefeito a reforma da praça do bairro São José. Pede pro prefeito pagar o hospital e comprar pneus para a ambulância, poderoso.

Chutômetro
Dissemos, certa vez, que o vereador Joel Júnior teria densidade eleitoral bem acima do prefeito José Carlos da Silva. Isso sim, é ter conhecimento de causa e uma sondagem eleitoral para consumo interno aponta que Joel Júnior estaria estratosfericamente melhor que o prefeito atual, que é candidato a reeleição desde 2009. A rejeição do prefeito José Carlos da Silva é considerável e ele tenta mudar, cumprimentando a todos. Dia desses, cumprimentou, por força dessa nova fachada, o seu maior desafeto político e inimigo criado pelo fato deste ter estendido-lhe as mãos para atingir as cumeadas do poder – deu a mão direita a Gilmarzinho na Câmara de Vereadores. Vai para a reeleição motivado pelo desejo de derrotar aquele á quem um dia rogou pelo seu apoio, na noite de 28 de agosto de 2008, por volta das 21:30 horas, em um endereço do bairro São José.
- Vale reiterar, Joel Júnior tem, hoje, maior cacife eleitoral que o prefeito embora não tenha a máquina pública nas mãos.

Viejas Recordaciones
Em um certo período da vida, costumava ouvir rádio e hoje lembrei-me de um locutor das manhãs, pelo velho prefixo da Rádio A Voz D'Oeste, de Cuiabá, o Nho Boró, funcionário da então empresa aérea Vasp e que fazia a alvorada dos cuiabanos. Esse locutor mandava bom dia aos seus rádio ouvintes em toda a Cuiabá, longe de ser esse aglomerado urbano que é hoje, e falava de umas tais curitibanas do Capão do Pequi, Capela do Piçarrão, Limpo Grande, Praia Grande, Bonsucesso e Pai André, em Várzea Grande. O bom do locutor é que ele tinha dons premonitórios, era uma espécie de Leonardo da Vinci da época, e já previa que uma empresa italiana iria construir carros no Brasil. Mais realista que ele, só mesmo o rei, quando dizia, vem por aí um modelo, tipo Pálio, vermelho, trazendo em seu interior, uma mulher inteligente e revolucionária, acompanhada de uma loira espetacular, de fechar quarteirão.
- Dito isso, nos anos 60, pois não é que é verdade? Quase acertou o final da placa, agora que as placas dos carros estão na moda. Esse Leonardo Da Vinci era mesmo danado.

Recado
Bom avisar, está de volta o velho Fermino, e isso foi demonstrado quando foi a tribuna e se pronunciou contra uma manobra espúria do governo de tratar o dinheiro com desfaçatez ao convocar uma audiência pública em apenas uma hora, para tratar de tema altamente sério, o orçamento para 2013. Fermino disse que vai acionar a assessoria jurídica do Legislativo para fazer anular esse evento de brincadeirinha com assunto sério. A administração do prefeito José Carlos da Silva nunca esteve bem, em momento nenhum dos últimos três anos, e não há governo que de certo com um comandante perdidinho em seus afazeres e muito mais preocupado em disseminar pornografia em meio aos seus convivas.
- Com um exército sem comando, todo soldado pensa que é major e até coronel.

"Marquetingue"
Agora que a Prefeitura de Nobres contratou um marqueteiro, vem aí uma perguntinha básica: "Quem vai pagar essa conta de publicidade oficial?". O 'Duda Mendonça' pantaneiro buscará melhorar a imagem do candidato ou do governo? Se for do prefeito candidato, há controvérsias e a Câmara de Vereadores vai ter que verificar isso. É bom não confundir "marketing" oficial com marketing político, aquele tipo de publicidade que é propriamente um ramo da alquimia, capaz de transformar calvos em cabeludos; traira em apetitoso salmão; e capaz de fazer com que alguém que comeu um bagre ensopado, saia por aí arrotando sopa de barbatanas de tubarão. Na verdade, até as borboletas (não aquelas da dupla de cantores famosos) sabem que, caso o prefeito perca as eleições, o risco de uma operação federal por aqui é muito grande.
- É como diria o pessoal da tevê, essas são as "Crônicas de Nobreyork City".

Versões Controversas
Primeiro falou-se que na quinta-feira (12/04) o prefeito Zé Carlos estaria em Cuiabá, acompanhado de Devair Valim, para falar com o deputado Sergio Ricardo sobre as rodovias estaduais MT-240 e MT-241. No dia seguinte (13/04), esquisito para os gestores públicos supersticiosos, falou-se, a tardezinha, que uma reunião que consumiu toda a manhã, foi para tratar da "separação" consensual (entre todos os secretários) entre o Zé e Devair, que mal selaram aliança. Alguma coisa não está batendo nessas versões, até porque, Devair pediu votos para Gilmar Fabris e agora vai atrás de Sergio Ricardo.
- Conheço um 'cara' que só dá mancadas e não cumpre acordos, nem com os seus avalistas em empréstimos bancários.

Versão Complexa
Ainda não se viu um fato tão estranho quanto esse por aqui, a realização de audiência pública para tratar de uma realidade que influirá decisivamente no futuro do município no que se refere aos investimentos financeiros para 2013 ocorrer na Prefeitura. E quem foi? Nem o líder do governo compareceu e como será feita essa ata? Quando se fala em gestão pública, por aqui, a coisa é tratada conforme os interesses dos governantes de plantão. Em todos os anos anteriores foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores e desta vez, foi marcada para as 08:00 horas, na Prefeitura, e os convites entregues as 07:00 horas do mesmo dia 13/04. Um tal Nilton, que mal conhece Nobres, deve estar de brincadeira com coisa séria.
- E onde estão os vereadores que não impugnam essa coisa? Sim, isso é uma 'coisa' e não uma audiência pública. Mas, se houve reunião com o secretariado para descartar Valim, quando foi à audiência pública?

Versão Complexa II
Se não for mentira essa reunião durante toda a manhã do dia 13, qual foi o vereador do partido que participou? Ou vereador está descartado? Sorte ou Azar? Ao se relacionar a uma pré-aliança desfeita, o DEM acaba de tirar a sorte grande e evitar se afundar ainda mais após ser derrotado em três eleições consecutivas e estar de fora do poder por durante 12 anos. Azar do PP, que trata e destrata como se experimentasse roupa no provador, mas isso é próprio de quem não conhece a realidade local e não tem compromisso com Nobres. Sorte e azar a um só tempo, pessoas de gênios completamente diferentes se unirem para comandar Nobres quando o caos ronda o município.
- E ainda fazer um destrato pelas costas, numa sexta-feira 13, isso só vai atrair aquelas quatro letrinhas para o lado do governo. Anote aí, vai atrair AZAR aos governistas.

Versão Complexa III
Veja a numerologia a partir das coincidências numéricas somando 11+25=36, após, some 3+6=9. Essa casa decimal corresponde ao Grupo da Cobra no jogo do bicho, e a dezena 36 é exatamente da cobra e quando se fala em cobra, pensa-se logo na possibilidade do bote. Sorte ou azar esse rompimento? Do ponto de vista governista, o Zé pode ter se livrado de um bote futuro, o que equivale dizer que a sorte o livrou de, num dia 4 qualquer, tomar uma picadura, levando em conta que 13 somado a partir de 1+3 é igual a 4.
- Desse bote, nem a rainha Cleópatra não se livrou. É melhor "morrer" sozinho que abraçado em 07 de outubro. Preste atenção na data, o número 7 não é recomendável ao 11 naquele dia, o Dia "D".

Bomba, Bomba, Bomba!!!
Tem um pessoal levantando uma questão que vai abalar, revelando o quanto a administração municipal só se preocupa com o projeto de reeleição e deixou tudo o mais relegado a planos secundários. Asfalto, obras eleitoreiras e uma fábrica de ilusão que visa somente o 7 de Outubro. O hospital conveniado até agora não viu a cor do dinheiro e nos postos de saúde o atendimento é precário, onde está atendendo, obviamente. Os 500 mil reais oriundos de emenda de iniciativa popular, destinados a construção de um PSF no Jardim Carolina, quando sairá?
- E tome aguaceiro no Posto de Saúde do centro da cidade. No Jardim Petrópolis a população segue sem atendimento no PSF.

Concurso Seguirá
A publicação da nova comissão para realização do concurso público já está no Diário Oficial e lá diz que a Chefe da Vigilância Sanitária, Camila Maciel, será a presidente, sendo Dulcelina Mara de Almeida a secretária e o enfermeiro Lázaro Alves Dias membro. Entretanto, tem muita gente com a pretensão de solicitar o dinheiro da inscrição de volta e é legal a exigência. Com a nova comissão, nova correria para o cumprimento de prazo, o que prova que o Ministério Público estava certo ao cobrar princípios de legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade ao evento.
- Corrida contra o relógio.

Caos Total
A chuva de ontem (12/04) revelou que a pressa é mesmo a inimiga da perfeição. A administração municipal teve três anos para mostrar serviço e resolveu trabalhar um pouquinho em ano eleitoral e o resultado de tudo isso não é nada edificante. No Posto de Saúde central, choveu mais dentro que fora e mobilizou o pessoal dos serviços gerais com rodo e pano para tirar água eu veio das nuvens. Dois anos de premeditação do projeto de reeleição, demissão dos companheiros que o elegeram e a edificação do mundo em apenas sete dias, esse é o planejamento do Zé da Loteria que causa caos e constrangimento a tudo e a todos.
- Mas isso tem data para acabar e vai até 31 de dezembro de 2012.

Bezerra X Júlio Campos
"Juntos por Mato Grosso", foi o nome da aliança entre PFL e PMDB, reunindo Bezerra e Júlio Campos, em 1.998. A aproximação entre José Carlos da Silva e Devair Valim de Melo, agora, depois de críticas ácidas do ex-prefeito contra o atual, eles poderão se aliar para 2012. Seria uma espécie de reedição do que deu errado com o slogan "Juntos por Nobres?". A aliança entre Zé Carlos e Devair caiu como uma bomba nos meios políticos locais e se foi apenas para fazer barulho, o objetivo foi alcançado com meros 11 decibéis. Mas Devair é esperto e pode estar testando a quantas anda a sua popularidade e se não há convenção, ainda não há aliança.
- Não caiam na água sem os seus coletes, o risco de afogamento é grande. Carlos Bezerra e Júlio Campos conseguiram se safar dessa aliança e hoje são deputados federais, e o Zé? Vai voltar para a sala de cirurgia, carregando as cicatrizes das multas.

Leitor Assíduo
Soubemos que já temos mais um leitor assíduo de "Trincheira". Exatamente o deputado estadual José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Em Nobres, tem um que gosta de ler, mas diz que não tempo, por ser uma pessoa muito ocupada. Entretanto, alguém do calibre de Riva, que faz política 25 horas por dia, encontra um tempinho, pelo agradecemos. Já anda longe a notícia do mais complexo, complicado e incompreensível 'casamento político' que Nobres já viu, melhor dizendo, pode ver, entre crítico e criticado ou Zé e Valim. Como ainda não houve convenção...
- ...alguém ainda corre o risco de ficar esperando no altar. Isso não é incompatibilidade de gênios, mas um mariticídio.

Alijado?
O vereador Waner Rondon parece que foi alijado da disputa ao não ter a sua filiação partidária feita em tempo hábil. Esse é o boato que se espalhou pela cidade e se for fato, com certeza vai causar estranheza pelo fato de discordar de qualquer aliança entre DEM e PP. Waner dizia que deixou o PP por causa do atual prefeito e não veria com bons olhos uma aliança entre DEM e PP. Teria sido deixado de lado por causa disso? O prefeito José Carlos da Silva é quem deve estar vibrando com isso, a não filiação de Waner.
- Devair que se segure, porque Waner não vai deixar barato isso.

Me Engana...
...que eu 'góstio'. Segundo um periódico, 'amarelinho da silva', o prefeito de Nobres fechou as torneiras do governo. É como vender algodão doce com valor nutritivo de feijoada, arroz e bife. Um governo que vai gastar cerca de 700 mil reais em uma festa de aniversário do município, se isso é contenção de despesas, o que seria uma farra com dinheiro público? Seria contenção de gastos, investir 650 mil reais para reformar uma estrutura já existente e ainda gastar mais 10 mil reais com "out door" e placas para anunciar o que será feito? E ainda paga-se pela mentira ao dizer que "reforma" seja "construção".
- E quem paga para que esse "correio" só traga boas notícias?

Sonhos
Há os mais variados tipos de sonhos, entre os eróticos ou aqueles em que o sujeito sonha em ganhar na loteria ou ficar rico. Tem alguém em Nobres que sonharia em poder inaugurar o viaduto em 1º de Maio. Aí também já é pedir demais; nem o gênio da lâmpada não concederia um desejo desses. Primeiro porque o sonhador não tem nada a ver com o sonho, a obra é do governo federal e quem conseguiu foi o deputado federal Wellinton Fagundes (PR), lá atrás, ainda na gestão de Flávio Dalmolin. Depois, quando era para ir procurar o engenheiro da Ecoplan para pedir a execução de um pré-projeto, o prefeito não quis ir, talvez, por não acreditar na sua viabilização.
- Não é melhor sonhar com os pés no chão, pedindo para que a saúde do povo seja tratada um pouco melhor? Sonhe coletivamente, ao invés de pensar só em si.

Premiação
Ganhará o prêmio de um pirulito, quem adivinhar o nome daquele que denunciou ao Tribunal de Contas o "Caso Bomba d'Água". A denúncia, supostamente anônima, foi acompanhada com duas cópias de cheques e todo o teor das investigações. O secretário de Finanças sabe quem é; o prefeito sabe quem foi.
- Posso falar? Es-cla-le-ce-lei, foi... foi... foi... Diz aí, secretário.

Mudança
Um nome que muito se ouve falar é o do arquiteto Rállide Andrade para a disputa de uma das vagas ao Parlamento municipal. Cauteloso, segundo um grande amigo seu, Rállide prefere aguardar a chegada das convenções municipais para realmente consolidar a candidatura embora não esconda a sua condição de pré-candidato. Inegavelmente, o Parlamento municipal passará por mudanças na sua composição a partir do ano que vem, até porque, as mudanças fazem parte do processo democrático e quatro anos é tempo razoável para que as pessoas dissessem a que foram chamadas nas eleições municipais passadas.
- Ao menos cinco cadeiras serão renovadas e se somarão às duas novas, estabelecidas pelo número de habitantes.

Praça Central
Dizem que os recursos que estão sendo utilizados na meia construção da Praça Josino Serra seria oriundo de emenda da então senadora Serys Marli. Se o recurso for do governo federal, com a denúncia em curso, de uso de equipamento da Prefeitura de Nobres ali, a cobra vai fumar. Ainda que fosse com recursos próprios, mas é estranha a participação de um equipamento público em obra licitada e vencida por empresa privada. Além da máquina ali utilizada, o poder público terá que se explicar sobre o valor da obra de um local que já existia com ao menos 20% estruturado.
- O poder em Nobres parece estar sendo exercido sobre um grande salão de beleza, onde a maquiagem é o que de melhor tem.

Centro Comunitário
O ex-vereador Wanderlei de Almeida, o Dena, entrou para a posteridade ao fazer retornar ao município a quantia de R$ 500.000,00, fruto de ação civil pública que moveu contra a construção do trevo de entrada para Nobres. Esse dinheiro que foi estornado através de ação na justiça é o que está servindo as obras de recuperação do centro comunitário. Mesmo sem ser vereador, Dena está de olho bem aberto no andamento da obra e qualquer vacilo ainda pode render problemas ao atual prefeito, aliado de primeira hora do ex-Devair Valim.
- Será que passaria no Parlamento nobrense uma Moção de Aplauso a Dena de Almeida?

Centro Comunitário II
É como diria Lula, nunca na história de Nobres ou de qualquer outro município do Vale do Rio Cuiabá, um município teve dinheiro devolvido por fiscalização de um vereador. 500 mil reais, agora utilizados na construção de outra metade do centro comunitário. Mas, Dena, como pode a Escola "Maria Honorata", erguida por inteiro e daquele tamanho, custar 710 mil reais, e o centro comunitário, com metade pronta, custar 650 mil reais? Dena, assunta com nós essa diferença quilométrica.
- Seria absurdo dizer que já existia uns 60% de estrutura pronta do centro comunitário? O pavão é uma ave bonita, mas enfeitar os seus pés... custa caro, não?

Emergente
Pode até parecer absurdo, mas é verdade, um ex-jogador de futebol profissional foi passar uma temporada na casa de um 'convidante'; bebeu todas e foi tomar banho de piscina. Pois não é que o danado 'cagou' na piscina do anfitrião? Só merda subindo, por uma questão de densidade... coisas da física. Olha, a comparação é meio marota, mas vem merda por aí. A "ressurreição" daquele velho probleminha ocorrido naquele fatídico mês de agosto de 1.998 parece que está a caminho. Dizem os mais antigos que há dois tipos de justiça, aquela que é baseada no Direito Romano e uma outra, um pouco mais implacável, que vem das alturas.
- Descartem qualquer possibilidade de concomitância entre uma e outra, seria o caos.

Arquivo Aberto
O ex-vereador e ex-secretário municipal prof. Neko, ajudou a eleger quem a prefeito? Andam dizendo que Neko e Evandro atrapalharam enormemente a administração do prefeito José Carlos entre 2009 e 2010. Entretanto, Neko estaria cavando uma boquinha para assumir mandato de vereador em ao menos um mês para mostrar a sua versão, e dizem que ela é cabeluda. O pagamento de uma tal taxa de condomínio ainda pode gerar problemas ao prefeito. Mas o então avalista do imóvel, Juarez Fiel, disse que quer vir a Nobres, na campanha, para contar umas verdades ao povo.
- O que está ruim sempre tem a chance de piorar.

Moradia
O Conselho Municipal de Habitação está longe de ser a equipe dos sonhos. Os residenciais "Daury Riva" e "André Maggi" tem alguns nomes que andam longe de ser de pessoas carentes, não bastassem as citações de que teria gente com terras em assentamento rural que teria casa num desses residenciais. E cadê o asfalto para as ruas dos dois novos bairros? Asfalto é obrigação contratual e cascalhamento é coisa de estrada rural. Onde deveria estar encascalhado, na zona rural, o povo só vê lama. Onde é para asfaltar, o poder público joga cascalho. E onde estaria a área de lazer dos bairros contíguos?
- Sorte ou azar? Sorte a de Silvestre, que quer mini estádio para aquele bairro. Azar o do prefeito, que só constrói o que já encontra pela metade.

Salário em Dia
Há uns anos atrás, um governante deixou o poder com três folhas salariais em atraso. Hoje, se haver atraso no pagamento do funcionalismo público, imediatamente, alguns canais são acionados e o risco de perda de mandato se torna iminente. As receitas públicas municipais oriundas do governo federal caem na conta da Prefeitura de Nobres conforme calendário estabelecido, sem atraso, e só atrasa salário quem quiser ou por questões de má gestão financeira. Pagar em dia não é mais que obrigação e um dever do gestor que tenha receio e não goste de andar no camburão.
- Eu quero meu salário em dia; eu quero garantia; senão eu boto pra f...der. Uai! Trocaram o refrão?

Política/Negociações
Vejam como funcionam as coisas na política, segundo nos informaram. Consta que o professor Magal teria sido sondado para assumir o Departamento de Esportes. E vejam ainda as armadilhas a um diretor de escola municipal, que assumiria um outro cargo na mesma administração, abdicando ainda da futura candidatura a vereador. E para culminar, caso Magal viesse a aceitar, o prof. Lucinei Pinho seria a única vítima, ao perder o cargo para o qual o chamaram, recentemente. É o que dizem, mas, será mesmo?
- Alguém entende isso? Quanta insegurança?

Super Mico
Depois de 55 indicações de vereadores, inclusive com fotos, mostrando o estado de abandono da única praça do maior bairro de Nobres, eis que a Prefeitura de Nobres mandou recuperar a praça. O mico fica por conta de uma suposta sugestão de um "vereador virtual", do bairro Buritis, em Diamantino, que avoca para si a reforma da praça, com apenas um clique no mouse. Será que o prefeito de Nobres já administra por telepatia, atendendo palpites de peru de fora? Quanta pretensão do "The Washington Poste' - para demarcação de território".
- Tá certo, a cagada é nossa e os peidos perfumados vêm de fora.

Atitude
O vereador Silvestre Campos (PR) tem pontuado a sua participação política com atitudes. Telefonemas à nossa redação apontam que moradores dos novos núcleos habitacionais (Daury Riva e André Maggi) estariam satisfeitos com a atitude do vereador ao cogitar a implantação de um mini-estádio para servir aos moradores daquele bairro. De acordo com uma moradora, enquanto Silvestre demonstra atitude, outros frequentariam o bairro na calada da noite na intenção de fomentar a "indústria" do voto. Já que são os moradores que nos dizem isso, a satisfação é redobrada por ter este veículo como um canal de informação aos clamores populares.
- Vale lembrar que asfalto, luz e água são melhorias obrigatórias da Prefeitura de Nobres como contrapartida à infraestrutura básica nos núcleos habitacionais.

Cirurgias/Problemas
Até que ponto compensaria continuar a ser prefeito tendo que arcar com prejuízos financeiros por conta de despesas com pagamento de multas ao TCE-MT de mais de 120 mil reais? Compensaria pagar advogado para defender a causa das tais cirurgias feitas no hospital conveniado, que chegariam a perto de 100 mil reais? Quem vai pagar essa conta? São conversas atiradas ao ar e que comprometeriam o futuro político do representante governista. Se, porventura, tiver um caso de laqueadura, aí sim, não haverá defesa para o futuro candidato a recandidatura em Nobres. Realmente, o prefeito José Carlos da Silva pode ter um milhão de amigos novos, mas a sua situação política é grave.
- Mas não há nada tão ruim que não possa piorar, ventos que sopram de dentro do governo apontariam que haveria um dossiê pronto a ser jogado ao ar.

Listagem Finita
As chamadas transferências on line que tantas dores de cabeças causaram e ainda causam aos governantes parece não ter fim. Na administração atual, nos últimos meses, foram muitas as transferências e se já andaram na velocidade da luz, podem estar pra lá dos anéis de Saturno. Essa seria a tal operação rumo ao infinito, feito alguém mandar lembrança a quem não se conhece. Do lado de lá chega um crédito, alguém sabe para quem, alguém viu? Enquanto isso, nos balancetes mensais da Prefeitura local não aparece o tal montante da dívida pública, que é maquiada para esconder as dívidas que, se cobradas judicialmente, terão que ser pagas.
- Um balancete municipal real, constando inclusive as dívidas do dinheiro do FGTS, surrupiado das contas dos servidores públicos municipais, anos atrás, quebraria qualquer bolsa de valores.

FGTS/Sumiço
Durante o período em que nas prefeituras municipais mudaram do regime celetista para o regime jurídico único, consta que as contas do FGTS foram saqueadas (veja bem, saqueadas e não sacadas) e há ações correndo na Justiça para que os servidores possam reaver o que lhes pertence. Quem vai pagar essa conta? Quem saqueou as contas? Em que ano foi? Bem, o contribuinte é quem sempre pagou o pato e não vai ser desta vez que não pagará. Isso não aparece nos balancetes, e o governo atual só vai empurrar com a barriga. Ninguém sabe, por exemplo, que o hospital conveniado não recebe desde fevereiro e que de 85 mil reais já foi para 96 mil reais mensais essa conta.
- E o prefeito fazendo acordos políticos comprometendo o erário. Será que não tem como fazer uma "laqueadura" nas contas públicas para evitar essa "parição" de infortúnios contra o erário?

Sorte ou Azar?
Os dias futuros na política de Nobres terão duas denominações: sorte ou azar? De sorte que muitos eleitores, mas muitos eleitores mesmo, terão compromisso apenas com os candidatos a vereadores, ficando livre para votar em quem quiser para prefeito. Azar é que aquele que já estava desgastado e vê a sua popularidade patinando nos escorregadios trilhos deixados no passado e quanto mais se acelera, mais o processo de desaceleração ocorre. De sorte e com muito azar a um só tempo, é que o Ministério Público está atento às manobras furtivas que possam ocorrer em nome do uso da máquina pública para "rebocar" nomes que patinam nessa longa estrada da vida e por mais que se corram, eles nunca chegam.
- Sorte é contar com as redes sociais, frequentadérrimas pelos jovens e pelos formadores de opinião, que sabem que casamentos "arranjados", nem na cultura milenar japonesa não funcionam mais.

Punição?
Se os vereadores Fermino e Bacalhau não deixassem de apoiar o governo do Zé eles corriam o risco de punição com expulsão, segundo o ex-prefeito Devair Valim através de informações a imprensa. Ele é quem queria "acertar" com o Zé e já garantiu que está tudo certo, rompendo com as próprias afirmativas. A pressa é tanta, que faltou liberar os vereadores do Democrata do compromisso de "fugir" para bem longe do Zé. Como explicar isso ao povo da cidade? Na zona rural nem precisa dizer, porque o povo rural anda mais "ladino" que quem mora em Manhattan, na terra do Tio Sam.
- Tem gente que prefere complicar a ter que explicar.

Complicador
Quem não entende de política, nadinha, não conseguiria mesmo entender como alguns nomes de lideranças rurais do Assentamento Bonanza aparecem nos balancetes da Prefeitura de Nobres. Difícil de entender, mesmo, é como as melhorias para aquele assentamento rural começaram a surgir como num passe de mágica. Mas tem uma explicação, o fenômeno só ocorre porque tem secretário que tem propriedade ali.
- E a nossa modesta participação é votar nas pessoas para nos comandar e fazer o que bem quiser com o nosso dinheiro.

Cinema em Casa
No entender de Devair, ele já assumirá de imediato as ações de governo para garantir uma dinâmica administrativa que permitirá com que o governo realmente trabalhe. Mas, e o que fez o prefeito em três anos? Precisava de alguém com bastante dinâmica para ensinar os governistas a trabalhar? Isso não gerará uma crise de relacionamento ou de competência, dizer que vai ensinar o prefeito a trabalhar? O governo precisaria de meros coadjuvantes ou de um protagonista? Olha, mais realista que o rei, isso não tiraria o brilho de alguém no atual reinado?
- Isso não vai dar certo, entrar no avião agora e já pretender a janela. E o Vento Levou...

Paradigmas Quebrados
Há pelo menos umas duas décadas atrás, a tese de que política e futebol não se misturavam era sustentada por muitos. Depois que o clube mais tradicional de Mato Grosso, o Mixto EC, passou a contar com apoio de políticos e teve o atual presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Júlio Pinheiro, como presidente, passando por Eder de Moraes, Riva e até o dombosquino João Dorileo Leal apoiando a tal Afam, que dirigia administrativamente o clube, tudo se transformou. Outra tese que envelheceu, é a de que política e religião não se misturavam; isso, até que não surgissem nomes de políticos ligados a determinadas igrejas envolvidos no escândalo do mensalão.
- Em Nobres, o futuro reserva situações que derrubarão todas as teses que escandalizavam no passado e que se tornarão normais com o tempo.

Nobreyork City
Nem o inquestionável Leonardo Da Vinci acreditaria na tese futurista de que um dia vencedor e derrotado se uniriam para tentar continuar no poder. Depois de desfeita a dupla "O Doutor e Fazendeiro", tudo leva a crer que agora estarão unidos no mesmo palanque o doutor e o paciente (derivado de paciencioso, esperançoso) Devair Valim, que espera por uma vitória há exatos 12 anos ou quase isso, depois da primeira derrota, em outubro de 2000, para Flávio Dalmolin. Estarão no mesmo palanque, o prefeito Zé Carlos e Devair Valim, segundo as alianças que se desenham para as eleições de 07 de outubro, vindouro. Nem o mais ousado dos alquimistas, acreditaria nessa fusão de interesses entre os candidatáveis, já que ambos se recusavam publicamente até a poucos dias.
- Tudo começará quando Devair Valim puxar o tapete do suposto vice Ney Campos. Well! Lá do alto do palanque eles acenarão ao público, entre Cláudio Vitalino; André Avelino; Devair; Zé Carlos; Ney Campos e o ex-colega vereador Pedro Gallo e Ademir Messias.

Rosariwood
Depois da atuação do MPE (Ministério Público Estadual) sobre atos e fatos que ocorreriam nos bastidores políticos em Rosário Oeste, algumas candidaturas desabarão, feito pedras de dominó, segundo se desenha. Quando as investigações começarem, barbas serão colocadas de molho. Exemplo disso já ocorreria com uma vereadora local, que está enfrentando sérios problemas e pode ter que devolver dinheiro ao erário. Mas há outras situações, um pouquinho mais complexas, e que estariam no curso das averiguações daqui pra frente. Seria só uma questão de tempo para tudo se clarear.
- Vêm novidades por aí.

Last Updated ( Saturday, 28 April 2012 13:44 )

 

Trincheira XIV

Prévias/Prensa
A prévia que apontará os nomes que representarão a região rural na disputa à Câmara de Vereadores, prevista para 15 de abril, está "bombando" e com boa aceitação na Roda d'Água e seu entorno. Aqui em Nobres, sob influência d



































































































































































































































































































































Last Updated ( Monday, 09 April 2012 19:12 )

TRINCHEIRA XIII

Marinheiro Sou
Em tempos de "mariner's" por aqui e após a descoberta de um Almirante, o Capitão Jack Sparrow determinou que não se aceitará mais por aqui piadas sobre português a fim de não constranger os torcedores do Vasco e da Portuguesa de D
















































































































































































































































































































































Last Updated ( Wednesday, 21 March 2012 18:00 )

Trincheira XII

Público ou Privado?
O site institucional da Prefeitura de Nobres está bombando, com a exibição de dezenas de fotos do carnaval, na maioria, exibindo secretários em plena festa, na maior 'pegação' e azaração. Isso, como portal institucional é
























































































































































































































































































































































Last Updated ( Saturday, 25 February 2012 20:07 )

Trincheira XI

Carreira Solo
Depois de anos de inatividade após estar ativa na gestão anterior, a dupla Sete Placas e Trivelato foi mesmo desfeita e flagramos, sábado, dia 04 de fevereiro, uma apresentação solo do ex-da dupla, o Trivelato, no bairro São José.




























































































































































































































































































































































































Last Updated ( Monday, 06 February 2012 10:19 )

Page 9 of 11

Trincheira LVI

Imaginação Fértil Se você não pensa, há quem pense por você. Tem gente imaginando como seria uma confraternização entre o pessoal da imprensa local nos próximos dias e depois de uma três caixas de cerveja (garrafas). Um dos problemas para esse acontecimento, pra lá de surreal, seria a uni

Rumos e Definições

A política municipal em Nobres parece que converge para um rumo que difere completamente do sistema político nacional. Longe da crise de confiança estabelecida no cenário nacional a partir da corrupção que ainda é marca nacional e a política exercida sorrateiramente por antigas cobras de um
Banner
Banner
Banner
Banner