You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

27/09/2020
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Editorial

Editorial

Planos frustrados

As elei√ß√Ķes municipais de 2014 escreveram p√°ginas do mais absoluto descalabro pol√≠tico em Nobres, como nunca antes visto. Descrever esses fatos seria incorrer na tentativa de reativar fatos desabonadores e lament√°veis que dep√Ķem contra a democracia que se pretende implantar no pa√≠s. Assistimos a um processo de regress√£o ao modelo provinciano de fazer pol√≠tica, ao melhor estilo coronelista.

E ainda tem gente que acha bonito e faz quest√£o de se mostrar desinteressado nos fatos que ocorreram nos bastidores da pol√≠tica. Essa foi √° pol√≠tica da vingan√ßa, em que integrantes agrupados em coliga√ß√Ķes diferentes se lan√ßaram na empreitada de ‚Äúdescontar‚ÄĚ as derrotas sofridas nas elei√ß√Ķes de 2.008 e 2012.

De 2.013 em diante, por complacência do próprio governo, alguns integrantes da equipe não se estabeleceram no governo e ainda assim permaneceram por mais tempo que devia no cargo, trazendo desgastes necessários ao governante de plantão. Daquele tempo a este, dos dias que antecederam à campanha política, esteve em execução um plano de vingança contra o governo, em que se uniram aqueles que não conseguiram manter-se no governo e os que se afastaram de Gilmarzinho, de alguma forma e por alguma forma ou interesse não atendido.

Foram buscar num desconhecido pol√≠tico, como √© regra na pol√≠tica local, a figura central que faltava para completar o plano. De outro lado, o governante que n√£o ia √† reelei√ß√£o se articulava, pressionado para disputar um segundo mandato e os que j√° estavam contra, continuaram contra, ganhando o refor√ßo de uma √≠nfima parte que n√£o via nas articula√ß√Ķes do l√≠der municipal do PSD a melhor sa√≠da.

O ‚Äúbloco da vingan√ßa‚ÄĚ foi ganhando novos adeptos e se juntaram aos que se apresentavam como sequiosos por poder, n√£o aceitando o papel de coadjuvante. Formada a situa√ß√£o e as oposi√ß√Ķes, na pr√≥pria situa√ß√£o teve rebelados que viam no ataque a melhor defesa e foram para o palanque ‚Äúguerrear‚ÄĚ ao inv√©s de pedir voto, de dizer aos ouvintes os planos administrativos.

Outra marca forte impressa nestas elei√ß√Ķes foi a ‚Äútrairagem‚ÄĚ pol√≠tica e aqueles que fugiram do senso comum engrossam a lista dos derrotados.

Com o plano de vingan√ßa em a√ß√£o, a ordem era atacar Gilmarzinho da Ecoplan e sua equipe de governo, fato que n√£o era rebatido pela situa√ß√£o, ou por medo de perder voto ou porque estava recheada de gente com ran√ßos de 2012. E como o candidato Leocir n√£o tinha como ser atacado, muitos partiram pra cima do Gilmarzinho, perdendo o foco principal de uma campanha, que √© falar de solu√ß√Ķes e n√£o de problemas.

O plano de vingan√ßa sucumbiu diante das urnas e Gilmarzinho da Ecoplan deixa o governo como vitorioso, emplacando uma vice prefeita e tr√™s vereadores. Mas a maior vit√≥ria nestas elei√ß√Ķes ter√° sido a da vontade popular, fato que pode ser medido a partir da C√Ęmara Municipal de Nobres, com nove novos vereadores.

Se Gilmarzinho é ou foi um péssimo prefeito, a história o julgará. Se o eleito Leocir Hanel será um bom prefeito, será preciso esperar um pouco mais para que a sua história comece a ser contada em capítulos.

Já o plano de vingança, para aqueles que têm a autocrítica necessária de se ver nesse rol, está na cara.

Last Updated ( Friday, 07 October 2016 15:24 )

 

A ‚Äúbabel‚ÄĚ pol√≠tica e as uvas...

(Atualizada)

Todas as setas apontam para uma mesma dire√ß√£o, a de que o homem a ser batido nestas elei√ß√Ķes municipais n√£o √© nenhum dos candidatos que estejam na disputa em Nobres. O fogo est√° sendo centrado no atual prefeito do munic√≠pio, Sebas

Last Updated ( Thursday, 01 September 2016 17:49 )

‚ÄúS√®vis Gine‚ÄĚ nobrense

N√£o vai demorar para que a nossa estarrecida popula√ß√£o veja bonecos espetados com alfinetes, bem ao estilo do vodu haitiano, onde o povo costuma associar macumba a algum tipo de ‚Äúmaldi√ß√£o‚ÄĚ. A di√°spora africana √© respons√°vel pela dispers√£

A política e o jarro...

Já estamos em um período em que todas as suscetibilidades individuais e coletivas são afloradas em nome da ocupação do poder lá na frente. O Jarro de Pandora está por um fio de se espatifar e de lá escapulir as mais diferentes maldades para o

De 31 dezembro/2016 para tr√°s

O prefeito Gilmarzinho da Ecoplan (PSD) j√° come√ßa a organizar a sua administra√ß√£o para o come√ßo do fim. Quer fazer hist√≥ria como o construtor de um caminho administrativo sem volta, o da necess√°ria recupera√ß√£o econ√īmica do munic√≠pio de Nob

Last Updated ( Thursday, 14 July 2016 21:03 )

Page 9 of 31

TRINCHEIRA LVII

Enfim... Jardim Carolina Com as ruas estaqueadas e ap√≥s a conclus√£o da pavimenta√ß√£o asf√°ltica na Roda D‚Äô√Āgua, zona rural de Nobres, a pr√≥xima comunidade a ter pavimenta√ß√£o em algumas ruas ser√° o Bairro Jardim Carolina. A programa√ß√£o est√° sendo cumprida e o secret√°rio Rafael Botini est

As regras e os contra as regras

O que faz um contrarregra? Bem, √© aquele profissional que presta servi√ßos em teatro e nos set de filmagens com o papel ou fun√ß√£o de marcar a entrada e a sa√≠da de atores em cena. √Č quem garante apoio √† produ√ß√£o de montagem e desmontagem de cen√°rios e mudan√ßa de figurinos de espet√°culos, p
Banner
Banner
Banner
Banner