
Longe da realidade de se estabelecer um reconhecimento de que se trata de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), banhistas foram flagrados, sábado (16/05), em plena diversão na Cachoeira do Tombador. (Foto: Reprodução)..
Acompanhados de um representante da Votorantim Cimentos, que é a responsável pela Unidade de Conservação, a equipe da Secretaria Municipal de Fiscalização da Prefeitura de Nobres esteve no local orientando os ‘invasores’ sobre a necessidade de deixar o local.
O responsável técnico da Votorantim, diplomaticamente, posicionou-se pelos esclarecimentos técnicos enquanto que a Fiscalização municipal tratou a questão pelo modo mais prático e eficiente, lembrando tratar-se ali de um ambiente turÃstico não formatado e não regulado, portanto, não habilitado para visitações.
A persistência da permanência no local sob o ponto de vista da Fiscalização municipal acarretaria a “convocação†da força policial para as providências cabÃveis.
Geralmente, onde a diplomacia não funciona, a invocação do poder de polÃcia, quando necessário, fica a critério dos agentes públicos. De toda sorte que o grupo preferiu a dispersão.
Quando há registro de aglomeração e da invasão de propriedade alheia, com a devida autorização dos responsáveis para checagem “in locoâ€, as providências se fazem necessárias.
Exatamente pelas regularidades exigidas e cumpridas que a Secretaria Municipal de Fiscalização esteve no local acompanhada de um representante legal da empresa, fazendo a abordagem aos presentes que, prontamente, cumpriram com o que restou dialogado ali.