
Durante todo o dia foi possível fazer fotografia para documentos, tirar a primeira identidade, fazer registro de nascimento, cortar cabelo, tirar dúvidas sobre a relação cliente consumidor junto ao Procon, participar de palestras e, enfim, se utilizar de um trabalho em mutirão que é realizado todos os anos através de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Ação Social e a Setecs. Desta feita, foram mais de 4.000 mil atendimentos na área social e ficou clara a satisfação de muita gente por mais um evento desse tipo e qualidade.
A parceria entre as secretarias sociais do estado e município resultam em conquistas sociais para a população municipal que tem a cidadania colocada em primeiro plano, oportunizando a jovens e menores fazer o documento ou adultos resolverem algum tipo de pendência no âmbito do Judiciário ou Polícia Civil.
A secretária de Ação Social de Nobres, Eva Valdinéia Pereira, participou ativamente do mutirão e foi a responsável pela vinda da equipe do Mutirão da Cidadania para Nobres, pela segunda vez consecutiva. Eva participou da palestra proferida pelo major Nivaldo, da Polícia Militar, sobre fatos ligados a infância, juventude, celibato, violência doméstica, enfim, sobre as atividades ligadas a Rede Cidadã, criada há pelo menos cinco anos.
O major Nivaldo, acompanhado de um psicóloga, realmente é um palestrante que se faz ouvir e as palavras soas fáceis, de bom entendimento e que realmente prende a atenção da platéia, utilizando-se de slides e vídeos correlatos.
Da palestra do major Nivaldo (foto) participaram, além da secretária Eva Pereira, o prefeito José Carlos, o vice-prefeito Ismael Baraviera, vereadores Adão, Joel Júnior e Fermino Pinho. Chamaram a atenção algumas colocações apresentadas pelo palestrante, comumente registradas no cotidiano social e que encaminham à violência e a delinqüência e tem correlação com as palavras "ter" e "ser". Todas as pessoas, principalmente os jovens, querem "ter" um carro bonito, um tênis de boa marca, roupa de griffe, enfim, os privilégios de uma boa vida, mas ninguém quer "ser", ou seja, a vida só melhora com uma boa educação.
Para "ter" é preciso "ser", mas ser o quê? Alguém que tenha nível superior e acesso a empregos que garantam uma vida saudável do ponto de vista social e financeiro. Tudo a ver com a violência que grassa neste País e com a corrupção, onde muitos querem "ter" sem "ser".
O Mutirão da Cidadania foi um sucesso e quem teve a oportunidade de ouvir a palestra do major Nivaldo e teve a percepção das palavras certas colocadas na hora certa, saiu dali com uma bela lição de vida. Na foto. o prefeito dr. Zé Carlos, vereador Adão, major Nivaldo, secretária Eva e vice prefeito Ismael Baraviera.