Duas vans, pertencentes a uma empresa de grosso calibre no mercado de carnes bovinas, circulavam por Nobres no último dia 19 de fevereiro, comercializando carne bovina no varejo, de porta em porta. Consta que um vereador daria cobertura para esse tipo de comércio, mesmo sabendo que essa ação prejudicaria praticamente todos os comerciantes locais que atuam com venda de carne.
Os comerciantes apontam que a empresa seria a Friboi, que vende no atacado para o comércio varejista local e estaria fazendo concorrência aos seus próprios clientes. Com as duas vans frigoríficas na cidade, a luz vermelha acendeu e os comerciantes resolveram protestar, ao ponto de recorrer ao setor de fiscalização da prefeitura para que tomassem pé da situação e combatessem o que consideram como sendo concorrência desleal.
O caso foi parar na Câmara Legislativa e na sessão noturna de 19 de fevereiro virou tema de discussão e aí sim, funcionou o efeito manada, registrado quando um vereador vê e age em favor de um tema interessante e todos seguem na mesma toada. Aliás, o ‘decoreba’ dos vereadores é feito cantiga de grilo: "Agradeço a Deus por estar aqui" e por aí vai... registrando a presença de todos que ali estão por uma ou outra obrigação, quando o registro deveria ser apenas aos que raramente comparecem às reuniões.
Mas, voltando ao lombo do boi, a empresa atuou, ao menos naquele dia, como uma amiga da onça, já que vende no atacado ao comércio local e mais tarde ataca de varejista, praticamente tomando os clientes dos seus clientes.
Durma-se com um barulho desses. De dar insônia mesmo, foi saber que tinha um vereador que dava apoio ao pessoal das vans, segundo se comentou.
Dono de cassino não joga com baralho velho e não descarta batida pra ninguém.