Por B. F. S.
A corrida desenfreada em que muitas pessoas se atiram tem feito com que elas percam o elo com o estado d'alma, com o lado espiritual, com a religiosidade, com o lado mais profundo da vida que não o estado físico e o materialismo. Marketing, publicidade e uma avalanche de bens de consumo com que se bombardeiam o povo na mídia (tevê, jornais, internet, panfletagem, etc), tornam as pessoas cada vez mais alienadas, consumistas e desligadas do lado espiritual.
Não há mais vigília alguma e a precaução já faz tempo que foi atirada em um canto qualquer de um ambiente de nossas vidas. Já não há mais tempo para a comungação com o Poder Divino; perdemos contato com a luz e perseguimos um "tal" de tesouro que sabe-se lá, onde está. O mundo está aprisionado pela usura.
Ainda bem que existem pessoas que conseguiram escapar dessas teias e buscam na ajuda ao seu próximo uma fórmula, quase que mágica, de tentar arrebatar essa multidão de descrentes, ao menos no que se refere à espiritualidade. Podemos dizer que está em curso um modelo de medicina que pode representar a alternativa que muitos esperam para evitar que os nossos irmãos se percam no caminho, correndo de um lado a outro, sem rumo e sem mais esperanças.
Há incontáveis pessoas, na vastidão de nosso Planeta, que necessitam reencontrar-se consigo mesmas, e elas precisam estar receptivas para pegar a mão que lhe é estendida. Os fatos levam a uma realidade que até então parecia apenas uma mera citação evangélica, apesar do valor espiritual que encerra quando se diz: "se as águas do mar da vida quiserem te levar... segura na mão de Deus e vai". Ainda não se trata do último ato, mas da sobrevivência humana se levarmos a questão para a falta de esperanças de todos nós diante da velocidade com que a vida passa aos nossos olhos.
Escrever certo por linhas tortas, o que é isso? Bem, em relação ao que falamos aqui, é o fato de estarmos tomando rumo ignorado, entretanto, por obra Divina, encontramos com determinadas pessoas com razão e sensibilidade para nos "abrir olhos" ou para nos conduzir até uma espécie de "consultório", onde se busca curar os males da alma, os estados da invigilância humana que não costuma acreditar no que não vê e não sente. São pessoas que Deus coloca em nossas vidas para nos guiar ou para apontar o caminho, um pouco mais suave diante das dores do mundo.
Algumas pessoas tem a paciência e a preocupação de deixar os seus afazeres para olhar para o próximo, abrindo-nos as passagens através da aproximação com a fé, com a oração que nos leva até mais próximo do Criador. Se o amor está no ar, nada mais justo que essas pessoas para provocar o estímulo naquelas que ainda não sentiram os melhores fluídos e as flores que são semeadas pelo caminho através da presença dessas nobres almas que buscam na ajuda ao próximo a própria correção de rumos.
É certo que a Medicina profilática e a curativa são necessárias para os males do estado físico, mas para que a alma não pereça e coloque o estado físico em risco, precisamos das boas orações e dos bons fluídos que trazem essas pessoas. É a fé exercitando a fé, e a caridade estimulando a caridade; é a força da humildade fazendo girar a máquina da humildade; é a paz de que são portadoras essas pessoas ajudando a construir a paz do próximo. É uma questão de paciência em favor da paciência.
Se há obstáculos a serem superados, há Jesus no caminho dessas pessoas que perseguem o objetivo da vitória nessa batalha entre a luz e as trevas. São as que auxiliam sem botar preço; servem sem priorizar a recompensa, ainda que padeçam da desconfiança dos incompreensíveis. É como diria o apóstolo Paulo em Romanos, 14;23: "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus".
Não poderíamos deixar de dedicar essas palavras a essas pessoas maravilhosas e respeitáveis que Jesus colocou em nossos caminhos para laborar no "consultório" onde se 'pescam' almas invigilantes e as reconduzem ao estado mais efetivo da fé. Recebei-nos em vossos corações..." (Paulo, Coríntios, 7:2): Marta Rita, Sandra, Maria Luiza, Madalena, Joseti, Jonilze, Mariana, Idelucy, Rivaldina, Marden, Poliana, Ivaldina, Roniclei, Clarice e demais integrantes do "Grupo Esperança".