You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

16/07/2020
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home

População

HPV: setor de Saúde municipal realizará exames preventivos

HPV: setor de Saúde municipal realizará exames preventivos

Está previsto para o dia 23 deste mês de julho de 2016, o início da Campanha de Combate ao câncer de colo de útero, quando se realizará a coleta de exame preventivo nas unidades de saúde dos bairros Jardim Glória, Jardim Petrópolis, São José e no Centro Preventivo de Saúde.

Os procedimentos de coleta de material começam as 08:00 horas e vai até as 17:00 horas, de acordo com o que informa a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Programas de Saúde.

Vale lembrar, que o Câncer de Colo de Útero é a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no mundo e que, embora a sua incidência esteja diminuindo, esse tipo de doença está entre as que mais atingem as mulheres e a que mais leva a óbito no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama, conforme dados apresentados pela CPS (Coordenadoria de Programas de Saúde).

Ainda, segundo a CPS, felizmente, as estatísticas apontam que 44% dos casos diagnosticados no país são de lesão in situ, que é a precursora do câncer e que se mostra restrita ao colo de útero e que não desenvolveu características de malignidade. Nessa fase da doença, conforme relato da CPS, ela pode ser curada na quase totalidade dos casos.

O câncer de colo de útero, também conhecido como câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, as mulheres acima dos 25 anos e o agente principal desse tipo de enfermidade é o papiloma vírus humano, de sigla HPV, bastante difundida em campanhas pelo Brasil afora.

O início precoce da atividade sexual é um dos fatores de risco da doença, mas também surge de múltiplos parceiros sexuais ou parceiros com vida sexual promíscua. A baixa umidade, o tabagismo e as más condições de higiene também levam à possibilidade do surgimento da doença.

As informações são do Coordenador de Programas de Saúde do município de Nobres, profissional da Enfermagem, Lázaro Alves Dias, que destaca ser nas fases iniciais que o câncer de colo útero se apresenta assintomático, ou seja, sem sinais da doença. Contudo, quando os sintomas aparecem, os mais importantes sinalizadores são o “sangramento vaginal, especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações e a menopausa; o corrimento vaginal ou a leucorréia, de cor escura e com mau cheiro”, é um dos indicadores da necessidade de realização do exame.

Em seus estágios mais avançados, de acordo com Alves Dias, a doença apresenta outros sinais, entre eles, massa palpável no colo de útero; hemorragias; obstrução das vias urinárias e intestinos; dores lombares e abdominais e ainda perda de apetite e de peso.

Para o profissional da saúde, a avaliação ginecológica, o Exame Citopatológico de Papanicolau (CCO) realizados regular e periodicamente são recursos essenciais para o diagnóstico do câncer de colo de útero. E Alves Dias complementa, “na fase assintomática da enfermidade, o rastreamento realizado por meio do Papanicolau permite detectar a existência de alterações celulares características da infecção pelo HPV ou a existência de lesões pré-malignas”.

Com todas essas informações, é possível avaliar a importância da realização do exame, onde todas as mulheres devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para a realização da coleta de exame preventivo.

 

MP: prazo pode ser até 2018 para municípios acabarem com lixões

MP: prazo pode ser até 2018 para municípios acabarem com lixões

Texto do relator também prevê diminuição de impostos sobre armas e novo prazo

de contratos de energia elétrica entre geradoras e grandes empresas

   

O relatório da Medida Provisória 649/14, apresentado pelo deputado Andre Moura (PSC-SE)

Last Updated ( Tuesday, 26 August 2014 10:52 )

Read more...

Contas de Governo de Nobres tem parecer favorável

Contas de Governo de Nobres tem parecer favorável

O Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiu parecer prévio à aprovação das Contas Anuais de Governo da Prefeitura Municipal de Nobres, exercício de 2013 sob a responsabilidade de Sebastião Gilmar Luiz da Silva, tendo como corresponsável, naquil

Câncer de colo de útero: nova campanha de combate será no dia 05/07, sábado

Câncer de colo de útero: nova campanha de combate será no dia 05/07, sábado
Read more...

Na Iluminação Pública, melhora significativa. No Bolsa Família, beneficiários podem perder benefício

Na Iluminação Pública, melhora significativa. No Bolsa Família, beneficiários podem perder benefício
Read more...
Page 2 of 15

TRINCHEIRA LVII

Arrivistas Chegando A cidade de Nobres está recebendo pessoas com soluções postas para o município, porém, camufladas ao interesse político. Não é proibido ser candidato ou ter pretensão política, mas ninguém por aqui está tão distraído ao ponto de cair em lábias imediatistas. O sujeit

Caos do caos

A população de Nobres, neste caso específico, representada por algumas pessoas, estão apavoradas, mas ninguém faz nada para mudar o cenário que se apresenta, de crescente número de casos do Covid-19. O sistema público de saúde e toda a máquina pública, enfim, pode estar sendo vítima de um
Banner
Banner
Banner
Banner