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Tribuna de Nobres

22/01/2020
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Fatos Sociais

De Zumbi a Pelé

S√≠mbolo, mito, her√≥i ou seja l√° o que for, Zumbi tem a sua imagem associada a uma luta multissecular contra o apartheid que norteou a pol√≠tica e a vida brasileira no per√≠odo da coloniza√ß√£o deste Brasil que tem uma d√≠vida hist√≥rica para com a ra√ßa negra. Trazidos da √Āfrica para se tornarem escravos no Brasil, os negros sempre foram tratados de forma diferenciada, atirados aos por√Ķes dos navios na viagem entre o continente africano e o pa√≠s descoberto pelos portugueses.
A hist√≥rica √© rica por demais para disserta√ß√Ķes atualizadas, mas √© preciso lembrar que at√© hoje ainda se sofre neste Pa√≠s por conta da vis√£o hist√≥rica e antiga de que h√° superioridade do branco em rela√ß√£o ao negro, tal e qual a √Āfrica do Sul, desnudada ao mundo pela Copa de Futebol realizada recentemente. Entre Zumbi ou Francisco e Nelson Mandela est√° √† luta de pessoas para tentar amenizar a dor de milhares de irm√£os que sofriam e ainda sofrem com a diferen√ßa na cor da pele. Tratados como escravos no Brasil e separados na √Āfrica do Sul, os negros ainda tem um longo caminho a percorrer at√© que consigam diminuir esse estigma, de que √© a cor da pele que determina a posi√ß√£o social, maior ou menor no meio da sociedade.
De Zumbi a Pel√© est√£o algumas centenas de ano, e entre um e outro est√° √° estrat√©gia de como lutar contra o estigma. Zumbi enfrentou o furor dos senhores "patr√Ķes" e dos governantes dominadores antes de 1700 e Pel√©, o Edson Arantes do Nascimento venceu a sua batalha nos campos de futebol e atrav√©s de suas conquistas no esporte. Nesse √≠nterim, entre os dois √≠cones da ra√ßa negra, outros brasileiros tiveram destacado papel na "guerra" contra a segrega√ß√£o racial no Brasil, entre eles os abolicionistas Joaquim Nabuco, teatr√≥logo Artur Azevedo e o poeta Castro Alves, ou negros como o advogado Lu√≠s Gama ou o engenheiro Andr√© Rebou√ßas; Jo√£o Alfredo Correia de Oliveira (1835-1915 primeiro-ministro da segunda reg√™ncia da Princesa Isabel em substitui√ß√£o ao Bar√£o de Cotegipe, entre outros.
Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a lei √Āurea que aboliu a escravid√£o no Brasil.
Passando pela aboli√ß√£o da escravatura, a era Zumbi e os dias de um Brasil moderno, muitos avan√ßos j√° foram conquistados pelos negros no Brasil, notadamente nos esportes. N√£o h√° motivos para grande euforia, mas o caminho est√° livre e somente atrav√©s da educa√ß√£o √© que se chegar√° a muitas outras grandes conquistas. √Č verdade, h√° muito a ser feito e h√° distor√ß√Ķes a serem corrigidas ao longo do caminho, at√© que seja, enfim, reconhecida a tal democracia e a igualdade social e racial.
Os negros sofrem enormemente com a discrimina√ß√£o racial e isso √© comum nas rela√ß√Ķes cotidianas, sejam em bares, restaurantes, hot√©is (n√£o necessariamente de luxo) lanchonetes, nas escolas e mesmo nas rela√ß√Ķes de trabalho, onde a m√£o-de-obra do negro tende a ser barata e a figura humana menosprezada. S√£o fatos cotidianos que s√£o combatidos e h√° leis espec√≠ficas que visam combater a discrimina√ß√£o, mas quase sempre, as senten√ßas ou o andamento de um ou outro processo tenham a caracter√≠stica do desinteresse, seja de quem apela ou da parte daqueles que tem a obriga√ß√£o de fazer cumprir a lei.
N√£o raro, quem ocupa os disputados espa√ßos nas cadeias, em sua maioria, s√£o os negros, tamb√©m vistos como destacados usu√°rios de drogas e via de regra, os primeiros a serem apanhados quando o assunto √© roubo, tr√°fico ou uso de entorpecentes. Como ladr√Ķes, s√£o os primeiros a serem identificados nas cita√ß√Ķes e nas compara√ß√Ķes entre um branco e outro negro.
S√£o motivos de chacotas em cita√ß√Ķes pejorativas, tais como: a coisa t√° preta; mercado negro; tive um dia negro; quando n√£o se diz o nome do cidad√£o, cita-se apressadamente "aquele negrinho", "o escurinho ali da foto" ou coisa semelhante.
Enfim, de Zumbi a Pel√©, passando por Robinho, por Barack Obama, Lewis Hamilton, Martin Luther King, Nelson Mandela, Jimmy Hendrix ou qualquer outro mito, √≠dolo ou her√≥i da ra√ßa negra est√£o os cidad√£os comuns e an√īnimos, em sua luta cotidiana contra as diferen√ßas sociais, pol√≠ticas e econ√īmicas no meio de uma sociedade que mal sabe que al√©m das demandas cotidianas est√£o seres humanos fr√°geis e de corpos, sangue, pele e m√ļsculos putrefatos t√£o logo cesse o ciclo vital.
O despertar dessa consciência, de que todos são iguais nos círculos da convivência, não se resume à apenas o dia 20 de novembro, mas é motivo para reflexão diária, por anos a fio, mesmo que para isso seja preciso remover preconceitos e antigos estigmas e velhas escaramuças que fazem parte da nossa história, de ontem, de hoje e ainda por amanhã.
 

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