You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

22/03/2019
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Colunas

Colunas

A política e o jarro...

Já estamos em um período em que todas as suscetibilidades individuais e coletivas são afloradas em nome da ocupação do poder lá na frente. O Jarro de Pandora está por um fio de se espatifar e de lá escapulir as mais diferentes maldades para os meios comunitários. Se já não se rompeu, há tempos.

Certa vez, h√° anos atr√°s, o eminente pol√≠tico Tancredo Neves disse que n√£o h√° como fazer pol√≠tica sem que dela n√£o se tenha v√≠timas. E √© exatamente desse meio, dentre as v√≠timas, que emerge a forma de fazer pol√≠tica como se o Jarro de Pandora fosse ‚Äúquebrado‚ÄĚ por algu√©m ou por alguns que se tornaram v√≠timas do poder.

Trocado em mi√ļdos, a pol√≠tica, de alguma forma, √© feita de ‚Äúvingan√ßa‚ÄĚ contra algu√©m que contrariou interesses de outrem. Em meio a esse desejo de derrubar algu√©m se encontra camuflada a sede de vingan√ßa, que se contrap√Ķe aos interesses que deveriam ser mais altaneiros. √Č quando entra em evid√™ncia uma pergunta que vemos comumente nos meios comunit√°rios e nas redes sociais: ‚ÄúPor que Nobres n√£o vai pra frente?‚ÄĚ.

√Č porque a pol√≠tica √© feita do desejo incontido de algu√©m se vingar de algu√©m. Obviamente, existem exce√ß√Ķes que fogem √† regra, mas, especificamente em Nobres, com mais acentuada persist√™ncia, nestas elei√ß√Ķes √© que vemos, velada e at√© notoriamente, desejos evidenciados de derrotar, n√£o um advers√°rio pol√≠tico, mas aquele que frustrou alguma vontade de algu√©m em algum lugar no terreno pol√≠tico.

Noites de sono perdidas em nome da vontade de se mostrar como poderoso e capaz de cumprir uma vingan√ßa e, enfim, ter os desejos pessoais autoatendidos. √ā¬†√Č quando se personifica aquela pergunta que n√£o quer calar: ‚ÄúPor que Nobres n√£o vai pra frente?‚ÄĚ.

√Č porque alguns est√£o priorizando os interesses individuais sem pensar na maioria dos concidad√£os que aguardam por respostas e por melhorias e avan√ßos em setores essenciais no √Ęmbito pol√≠tico e administrativo.

Quando a maioria absoluta se conscientizar de que também se faz política pensando no bem estar social de todos; quando muitos acreditarem que para vencer e chegar ao poder não seja preciso abrir nenhuma Caixa de Pandora, a velha tese que ainda persiste vai cair por terra e Nobres, enfim, vai ter um caminhar seguro.

Infelizmente, a pol√≠tica da vingan√ßa ainda perdura e os mun√≠cipes √© que sofrem as consequ√™ncias dessa pr√°tica que deveria ser ‚Äúimpugnada‚ÄĚ da disputa eleitoral.

E a vontade de vingar se faz not√≥ria quando todos se olharem para a diversidade de palanques e seus ocupantes aos longos dos anos. Advers√°rios de hoje s√£o os parceiros de ontem e ainda tem gente que acredita que basta apenas ‚Äúmalhar‚ÄĚ a ferro frio os amigos de ontem que o eleitor j√° ser√° ludibriado... √© grande o engano.

Ao inv√©s de abrir a Caixa de Pandora, vamos nos apegar na esperan√ßa de que o vencedor das elei√ß√Ķes fa√ßa uma gest√£o promissora e todos do munic√≠pio ganhem com isso.

√Č t√£o dif√≠cil assim, fazer pol√≠tica sem vingan√ßa?

 

TRINCHEIRA XLVIII

Mal na Fita

Tem gente que n√£o gosta de frase feita... depende. ‚ÄúAs apar√™ncias enganam...‚ÄĚ, essa frase √© batida, mas cabe em determinados momentos. Um candidato proporcional teria procurado um eleitor para pedir voto e foi apressado na cantada ao










Last Updated ( Monday, 05 September 2016 19:53 )

De 31 dezembro/2016 para tr√°s

O prefeito Gilmarzinho da Ecoplan (PSD) j√° come√ßa a organizar a sua administra√ß√£o para o come√ßo do fim. Quer fazer hist√≥ria como o construtor de um caminho administrativo sem volta, o da necess√°ria recupera√ß√£o econ√īmica do munic√≠pio de Nob

Last Updated ( Thursday, 14 July 2016 21:03 )

À beira do caminho

A modorrenta e impassiva política ou a falta dela, como se está se vendo atualmente, tem deixado muita gente com os pruridos em estágio desagradável. A sensação é estranha com relação ao que pode acontecer com o tucanato paroquiano, mais mis

Last Updated ( Sunday, 19 June 2016 12:25 )

TRINCHEIRA XLVII

Bola Fora

A contrata√ß√£o de um narrador esportivo para abrilhantar o evento esportivo municipal em Ros√°rio Oeste causa preocupa√ß√£o. O narrador esportivo trabalhou com a equipe de esporte anterior e recebeu direitinho. O √ļltimo secret√°rio de Espo

Last Updated ( Thursday, 21 July 2016 21:00 )

Uma conquista que a muitos alegra

Uma conquista que a muitos alegra

“A verdadeira felicidade está na própria casa, entre

as alegrias da fam√≠lia‚ÄĚ. ( Leon Tolstoi ).

√ā¬†

Frases feitas, frases produzidas pela imaginação do indivíduo, mesmo sem ser um pensador renomado, frases de efeito; frases reais, aquelas utili

Last Updated ( Wednesday, 08 June 2016 18:09 )

Pragmatismo x Empirismo

O novo caminho velho estabelecido a partir de algumas siglas partid√°rias em Nobres est√° deixando as paredes (cheias de ouvidos) das reuni√Ķes internas e vazando a opini√£o p√ļblica acerca de um puritanismo nunca antes visto na pol√≠tica local.

As an

Last Updated ( Tuesday, 07 June 2016 18:38 )

Mam√£o com a√ß√ļcar?

Afinal, qual seria o posicionamento p√ļblico do PSDB, que iria al√©m das cercanias partid√°rias em rela√ß√£o ao nome que deve apresentar √† sucess√£o municipal aqui em Nobres? Alguns advers√°rios ‚Äúde ningu√©m‚ÄĚ, j√° que n√£o h√° candidatura posta

Os 51 Anos de Nobres

Longe daquele √™xtase e da festan√ßa exagerada de 2012, quando o gestor p√ļblico trouxe para Nobres a renomada dupla mineira Victor e Leo, de n√≠vel nacional, acalentando o sonho da reelei√ß√£o, em 2016, a programa√ß√£o do anivers√°rio √© modesta.

N√£

Last Updated ( Thursday, 12 May 2016 19:13 )

Page 5 of 37

Trincheira LV

Ilusionismo Uma infinidade de virtuais candidatos a vereador tem acreditado que o eleitor de Nobres seja ‚Äúleso das ideias‚ÄĚ e passam a buscar cabelo em ovo para se mostrar preocupado com a cidade. Deve ser mais uma dessas crises de ilusionismo que acomete alguns pretensos candidatos a m√°gico. N√£

Silêncio conveniente

Como o ar por aqui tem em seu contexto químico metade de oxigênio e outra metade de política, parece até estranho, até agora, esse silêncio sobre candidaturas majoritárias. Ninguém fala sobre o assunto sucessão municipal e ao menos um candidato segue a sua rotina, desde o ano de 2017, posici