You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

21/01/2021
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Colunas

Colunas

TRINCHEIRA XLVIII

Mal na Fita

Tem gente que não gosta de frase feita... depende. “As aparências enganam...”, essa frase é batida, mas cabe em determinados momentos. Um candidato proporcional teria procurado um eleitor para pedir voto e foi apressado na cantada ao dizer: “Vote em mim que toda semana vai chegar à sua casa dois quilos de carne”. O eleitor foi polido e bastante diplomático ao dizer: “me admira você, de tanto conhecimento, ao invés de propor soluções para o bem da comunidade, me vem com uma indecência dessas”.

- Eu, cá com meus botões, mergulhei em profunda reflexão acerca da sabedoria popular. “Quem vê cara, não vê espírito altruísta e nível de politização”.

Mal na Fita II

Cotidianamente, muita gente se perde em meio a ideias pré-concebidasobre a “cara” do indivíduo, acreditando que ali esteja um sujeito com jeito de otário e facilmente comprável. Mas quando vem a lição de moral na via inversa ou na contramão, só aí entendemos que aquela luz no fundo do túnel, nem sempre é a melhor saída. São essas pessoas, do mesmo modo e comportamento, que há séculos atrás Jesus as expulsou daquele templo, guardadas as devidas proporções, tempo e ocorrência.

- A propósito, os dois quilos seria de... fraldinha, costela, maminha ou ponta de peito? Carne de pescoço, nem pensar.

Dormindo com o Inimigo

A coisa anda esquisita à cata dos votos proporcionais. Nos palcos da vida está ocorrendo aquele fenômeno em que uma cobra come a outra, seria o fenômeno da “autofagia político apocalíptica”. Voltando a linguagem popular, não seria melhor lavar a roupa suja longe das cercas embandeiradas que separam quintais...?. Quando jogava futebol amador, sai expulso junto com meu irmão e outro companheiro, todos do mesmo time, por troca de agressões.

- Ao menos um cartão amarelo... a praça é nossa.

“Brimo...”

A pronúncia era do turco que vendia roupa feita. Mas, cá pra nós, a pronúncia é primo. O ex-vereador e atual candidato ao mesmo cargo, o popular Preá, tem saído em defesa do prefeito Gilmarzinho da Ecoplan, seu primo, colocando que o atual prefeito tem muito, mas muito mais votos que alguns candidatos a vereadores que nunca foram eleitos pra nada. Segundo Preá, “fui oposição ao atual governo, mas sempre fui coerente e respeito o prefeito pelo que está fazendo por Nobres, com obras de infraestrutura que ninguém teve coragem de fazer”.

- Queria ter um primo assim...

Possibilidade Desfeita

Tem gente espalhando pela cidade que duas coligações podem se unir para derrotar a situação. Se é que seja situação um partido que há tempos está fora do poder em Nobres. O líder e majoritário da coligação “Coragem Pra Mudar Nobres” descartou a possibilidade de união com qualquer um de seus adversários. O advogado Emerson Andrade falou em coerência de ideias e que defende um modelo de gestão que é muito diferente daqueles que estão no poder há vários mandatos.

- Boato espalhado sem nexo.

Possibilidade Desfeita II

Não há como desmentir essa realidade, a de que tem gente no núcleo do poder há pelo menos uns 16 anos, pulando daqui para lá e dali para acolá. Os que foram contra o então candidato Zé Carlos, em 2008, hoje estão no mesmo barco. Os que foram “expulsos” do poder por Zé Carlos, hoje estão ao seu lado; pelo menos alguns. E os que estiveram com Gilmarzinho em 2012 e até há bem pouco tempo, hoje o apedrejam. A quem esses políticos pensam que enganam?

- O eleitor é o passarinho... em mãos “di siscrianças”. Tadinhos dos eleitores.

Êta Mundo Bom

Tem gente tascando críticas às emendas dos deputados Maluf e Meraldo que destinaram 1,5 milhão em emendas parlamentares para melhoria das ruas asfaltadas que estão recebendo lama asfáltica grossa. Tem que avisar os deputados que o dinheiro das emendas terá que vir quando cada um munícipe quiser. Se vem antes das eleições gerais, não pode porque favorece o deputado e o candidato a governador; se vem em ano eleitoral municipal, não pode porque é obra eleitoreira.

- Realmente, há um parlamentar em cada cabeça de eleitor.

Legislação Antecipada

Quem tem ido às reuniões políticas tem ouvido coisas de doer (os tímpanos e a consciência). Até no boteco se ouve isso, sobre uns certos R$ 20.000,00 que vem (sabe lá, de onde?) para cada candidato gastar, ao seu bel prazer, nos dias de campanha. Provavelmente, isso que tem motivado algumas pessoas a entrar na campanha. Enquanto o dinheiro não vem (e não virá!), é vida que segue. Duas coisas despertam a curiosidade das pessoas: quem inventou o dinheiro e quem inventou o trabalho? Aquele que inventou o dinheiro, será que ensinou a fórmula...

- ...já quem inventou o trabalho, estão a sua procura para um acerto de contas estiloso.

Na Seara Alheia

Dizem que uma senhora, bem no traquejo, compareceu a uma reunião política lá no Jardim Carolina, e com o santinho do seu candidato a vereador, pedia votos para o adversário majoritário. Nem perguntem quem seja o candidato proporcional, que tem acendido uma vela para o diabo e, na dúvida, outra para o pessoal da legião do bem.

- Caçadores costumam dizer que caititu fora do bando é comida de onça.

No Tranco

O candidato Preá, o famoso mercedinho de outrora, tem andado na contramão de muito dos seus companheiros em palanque. E olha que ele carrega uma bagagem de anos na política. Preá tem tecido comentários elogiosos à administração do prefeito Gilmarzinho da Ecoplan, enquanto que muitos dos seus amigos (falsos e verdadeiros) evitam fazer isso. E Gilmarzinho vem acumulando muitos adversários... e não é por nada não, mas pelo fato de influir decisivamente na eleição de alguns majoritários ao longo dos últimos 16 anos.

- É o não candidato a ser apedrejado para ver se as pedradas atingem quem está por perto. Preá não vê assim e olha que já foi vereador por três ou mais mandatos.

No Tranco II

Quem nunca foi vereador e tem apenas alguma experiência de viver à sombra da disputa, só com o gogó e a maledicência, na contramão dos fatos, diz que o prefeito estaria “queimado”. Quem diz isso não leu o comentário de Donozor de Oliveira nas redes sociais, lembrando que há muitos apedrejadores, mas ninguém gosta de dar a cara à tapa na política.

- Realmente, tem gente que não se toca. Uma bela observação de Donozor... alguém leu?

No Tranco III

Um dossiê antigo sobre a Cooperativa (mas não é aquela de Sorriso), serviria para mostrar o que de fato é “queimadura”. Ou alguém não sabe o que ocorreu com a tal cooperativa da Roda d’Água? A cooperativa, dizem que engordou poucos e deixou o empreendimento de muitos totalmente inviabilizado na Coqueiral.

- Cadê o dossiê?

Água

Será quem tem gente que ainda vai pedir votos no Assentamento Bonanza, mesmo depois daquele calote no povo de lá? Um dia a água jorrou que deu para tomar banho; tempos depois, a água sumiu e a desertificação do lugar é processo de difícil reversão. Temos as fotos daquele ‘batismo’ com a água caindo em abundância na bundância do sujeito.

- Não passou de um oásis estratégico. Água por lá... nem com bomba, nem com macumba e nem com a dança da chuva.

Desafios

Com tantos problemas a resolver em Nobres, tem gente preocupada com macumba e briga de galo. É o risco que temos de ver parar na Câmara de Vereadores algum projeto de lei para criar encruzilhada específica para despachos de macumba. Vai dai que se apresenta uma proposta para a legalização de rinhas de galo em Nobres, tornando assim o município a capital das rinhas de galo.

- Francamente, seria como engatar uma marcha ré e voltar ao passado... se bem que esses vícios não são daqui.

Desafios II

Rinhas de galos, macumba na encruzilhada, curandeirismo, olhadeiras de sorte, tarô, bola de cristal, quanta coisa nova está sendo trazida para Nobres. Isso é avanço, é coisa transcendental e muita gente aplaudindo. Algumas vantagens tem nisso, como a formação de juízes que, ao invés do futebol de campo, futsal e outros esportes, vai arbitrar briga de galo. Fábricas de velas e muita farinha sendo vendidas e os galos que cair em combate, vão pra macumba na encruzilhada.

- PQ paris..., como se já não bastasse aquela cabeça de burro enterrada por aí. É muita pajelança.

Passado

Teve um tempo que Nobres se tornou a “meca” dos encontros e eventos “gays”. Nada contra, mas muitos puritanos benziam o corpo com a realização desses eventos. E só ficava fiado para pagar quando der. Passada essa fase, agora vem a macumba, cabeça de porco nas esquinas e a possibilidade de rinhas de galo por aqui. Isso sim, é proposta para conquistar o eleitor.

- E muita gente pensando que já tinha visto de tudo. A comunidade evangélica, será que pensa o quê dessas práticas?

Presente

Nos postos de saúde será só folga a partir do ano que vem e a vida será de férias, de atestados... e olha que os atestados não serão assinados por médicos, mas por curandeiros, por pajés e o futuro de Nobres será visto nas cartas de baralho. O estádio e as quadras estarão vazios e todos estarão vendo briga de galos. É em Nobres, no Planeta Terra, pode acreditar.

- Vodca e champanhe serão encontrados, à vontade, nas encruzilhadas. Isso realmente é coisa linda.

“Despacho”

Tem gente despachando antes da hora, sem nem mesmo ser prefeito. À av. Filinto Muller, no cruzamento com a Maurício Sampaio, surgiram pratos, velas nas cores do Flamengo (vermelha e preta), champanhe, vodca e até farofa acompanhada de uma cabeça de porco. Mas, não consta na rodada do Brasileirão nenhum jogo entre Flamengo e Palmeiras por agora. O rei da psicanálise, o Analista de Bagé, diz que é para intimidar algum candidato que porventura ainda acredite em “pé-de-garrafa”, saci-pererê, “mula-sem-cabeça” e monstro do lago Lock-Ness... ali do Pari.

- Vodca sem gelo e champanhe quente, não roda.

Excesso de Confiança

Tem coligação por aí que já estaria ‘loteando’ cargos, muito antes de ganhar a eleição. O otimismo exagerado pode levar a uma série de problemas, principalmente para aqueles que andam “blindando” o candidato sem ter tanto prestígio político assim. Em 2012, uma equipe com os mesmos “atleta$” dormiu eleita e acordou com uma fragorosa derrota nas urnas. E olha que a ala de “queimados” está repleta e não há mais leitos disponíveis.

- Com essa escalação, todo cuidado é pouco; ninguém ganha nada por antecipação.

Excesso de Confiança II

Nobres é um município de “cachtiguria” e já enganou até um ministro. Em 2.008, em cima de um palanque, Blairo Maggi leu os dados numéricos de uma pesquisa, mais falsa que aqueles uísques vendidos no cabaré... por R$ 100,00 a dose. E deu no que deu. Em 2012, teve gente que pulou do trem da vitória e foi embarcar na “diligência” que levava o money (Wells Fargo) e alguns tomaram na tarraqueta. Mas, que importa, se as moedas me fascinam.

- Humildade, caldo de galinha e olho no cofre, não fazem mal a ninguém. É como diria o poeta Zé das Candongas: “A diligência pa$$a” e os cães seguem a ladrar...”.

Lama Asfáltica

Longe do cume calmo do meu olho que vê, se assentam as sombras sonoras de um disco voador... por que, as emendas parlamentares só chegam em ano eleitoral? A pergunta é tão óbvia quanto a resposta... assim como a cegonha traz o bebê, sem que a mamãe precise fazer esforço. O “cegonho” seu tem voado? São tantas perguntas para chegarmos a uma conclusão: “quem nunca foi político, de verdade, não saberá apresentar solução para essa incógnita”.

- Quem não morava aqui não ia ter como entender. Perguntem a algum ex-prefeito sobre esse fenômeno, tão raro quanto à passagem de um cometa.

Lama Asfáltica II

Ainda assim, se ninguém quiser entender sobre emendas parlamentares, pergunte a um ex-prefeito sobre, a algum deputado ou ex-deputado sobre procedimentos licitatórios, prazos e coisas mais. O importante não é a cidade? Ou o mais importante seria marcar data para fazer tudo, de modo a não ferir suscetibilidades de políticos? Ah! Não vamos atender esse paciente hoje, só depois das eleições, não importa o seu estado físico/clínico.

- O pior cego é aquele que vê e finge não ver.

Ataques

Mídias ofensivas já começam a circular por grupos na rede social whatsapp e até já elegeram um mentor intelectual dessas mídias apócrifas. Há quem presuma que sejam as mesmas pessoas que atuam em Rosário Oeste e Nobres. Mas ainda vai rolar muita coisa por aí e os ataques serão expostos nos palanques. Tem um pessoal batendo duro, mas parece que esqueceram que o rabo é comprido, segundo já se ouve por aí.

- É como diria o filósofo de botequim: “Atrás de morro tem morro”, de uma profundidade a toda prova.

Juntos e Separados

Realmente, quatro anos passam rápido, mas parece que foi ontem que tiveram as mesmas pessoas do bloco dos ‘separatistas’ no palanque de Gilmarzinho da Ecoplan, inclusive com as fotos de arquivo. O que será que houve? Ah! A Lei da Física, que diz que dois corpos não ocupam um mesmo espaço. E teve outros que deixaram o barco para navegar em outras águas; teve outros que sucumbiram à falta de espaço político. Nesse meio todo, é fazer acreditar que o eleitor seja o bobo da corte e não saiba que apenas o poder é que interessa.

- O anonimato é que vencerá a eleição ou será o voto do eleitor?

Desafiadores

Tem gente desafiando as possibilidades de cada candidato e se posicionando como vencedor antecipado, anunciando que fará a diferença ano que vem. Presta atenção no quem vem por aí, em palanque, sobre a Bolsa de Valores. O que será que vem por aí?

- ‘Surpraise’.

Expert’s em Política

Rosário Oeste está bem servido de “cientistas políticos”, espalhados por vários sites em evidência no ano político. Sites e até um blog “pirata” deram para fazer análise política com o uso de uma ferramenta incomum na política, a bola de cristal. O blog O DIA faz sucesso como ferramenta política “fake” a serviço de partidos políticos.

- Os criadores desses “fake’s” se acham imbatíveis e impegáveis por qualquer fiscalização. Então tá.

Vedado o Anonimato

“É livre a manifestação de pensamento do eleitor, sendo-lhe vedado o anonimato. Por isso que o art. 21, §1º da Resolução 23457/TSE garante a liberdade de manifestação de pensamento do “eleitor identificado”, somente passível de limitação quando ocorrer ofensa à honra de terceiros ou divulgação de fatos sabidamente inverídicos. O art. 24 repete a liberdade de manifestação de pensamento, e coloca em destaque a vedação ao anonimato, assegurando ainda o direito de resposta se ofensivo o pensamento. Seu parágrafo primeiro dispõe que a violação dessas regras sujeita o responsável à uma multa de R$ 5.000,00 à R$ 30.000,00, podendo ainda o candidato beneficiário também ser responsabilizado”, de acordo com artigo publicado pelo advogado Luciano Pinto, de Cuiabá.

- Dado o recado.

Dito e Feito

O desmentido é a correção monetária do boato, diz uma frase de Delfim Neto, ex-ministro da Fazenda. Quando se publicou que a vice-prefeita do PSDB poderia sair do DEM, eis que veio um desmentido da direção do DEM alegando que o partido tinha projeto político próprio. Em termos de informação, antiguidade não é posto, mas a fonte é segura. Olha aonde o DEM de Rosário Oeste foi parar. Com postura de capitão, foi ser soldado raso na coligação dos outros, junto com o PDT.

- Quem estava certo?

Dito e Feito II

Esse é segundo ano que o projeto político do DEM é enterrado e, curiosamente, dois personagens fazem parte desse contexto. Um deles é Nereu Garcia, que foi boicotado em 2012. Em 2016, sua esposa, dona Vilma, também não teve a oportunidade que deveria e o partido fica fora de foco mais uma vez por conta do caciquismo político que ainda impera. Se esse era o projeto político próprio, deveria ser explicado ainda no desmentido.

- Bem, agora o que está feito, feito está.

“Vendetta”

Será que em todos os lugares, política é feita apenas de vingança. Em Nobres, tem gente fazendo política só pensando em se vingar dos ex-colegas e ex-parceiros políticos de ontem. Será que só a simples troca de um palanque a outro já será suficiente para iludir o eleitor? E olha que já não há mais eleitor tabaréu. Talvez, uma cédula de R$ 100,00 atrapalhe a sua visão apurada, mas, nem todos se deixam ofuscar pelo brilho do money... já as pedradas atiradas por amigos em amigos, quem sabe não seja o ponto fraco do eleitor.

- Palanques e circos, como são animadores de plateias. Discursos vazios, porém, cheios de promessas, são como sacos cheios de pedras... a quantidade atirada determina as muitas máscaras do franco atirador.

Livres

Aqueles que foram pedir para que o deputado estadual Wilson Santos não viesse a Nobres, de sábado para cá, ficaram livres dele. Wilson Santos teve a candidatura homologada em convenção realizada na noite de 05 de agosto e vai disputar a Prefeitura de Cuiabá pelo PSDB. Foram pedir para ele não vir, mas ele veio.

- Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Lembrete

Independentemente de quem ganhar a eleição em Nobres, muitos pedem, por favor, “não viajem para Sorriso no quarto dia do primeiro ano de administração atrás de cooperativa”. Aquele “Caso Cooperativa” está até hoje na memória de muita gente: 04 de janeiro de 2.009 – viagem para Sorriso, de táxi, atrás de cooperativa.

- E será que deu em quê aquilo? Além do suicídio do homem forte da cooperativa, por aqui, tudo como dantes.

Lembrete II

Como diria a Banda RPM com Paulo Ricardo: “Apocalípticamente - Como num clip de ação – Um clic seco, um revólver; Aponta em meu coração... O caso Morel - O crime da mala - Coroa-Brastel - O escândalo das jóias - E o contrabando - E um bando de gente - Importante envolvida...”. E por aqui, o caso cooperativa; o golpe da citronela; o escândalo dos consignados...

- Ah! Como não se pode pedir a beatificação de ninguém... não há santos

Data Limite

Os partidos e coligações terão até 15 de agosto para registro de candidaturas. Mas, quem vai querer esperar a data limite para fazer isso? E depois vem as ameaças que estão sendo feitas de registro de pedidos de impugnações de candidaturas. Consta que isso vai ocorrer com frequência daqui pra frente. Vamos ver o que pode acontecer e o que vai acontecer.

- Vamo que vamo.

Análise Momentânea

Alguns especialistas (nem tanto) em política avaliam que tem candidatura que está em fase crescente e o cenário pode ser alterado nos próximos dias no município de Nobres. Esse assunto é polêmico e até contundente, mas, quem não gosta de polêmica?

- Vamos ver como se comportam os envolvidos na campanha daqui pra frente.

Análise Momentânea II

O certo é que alguns candidatos ainda não obtiveram o registro de candidatura, mas o que se vê é uma nítida preferência por parte de alguns servidores públicos por este ou aquele candidato. O que não seria nenhum pecado, mas já tem gente se mobilizando para a realização daqueles famosos churrasquinhos noturnos. Vai ter festa de aniversário de montão. E qual é o candidato preferido de alguns servidores?

- Depois do registro de candidatura é que tudo vai valer. 

Temporada

Está começando a temporada da organização de churrasquinho para agradar candidatos. Dessas coisas o cidadão comum não sabe, mas sofre na pele com a chamada crise econômica, em que muitos são obrigados a degustar espetinho de ovo frito. Esses churrasquinhos são corporativistas, mas quem paga impostos não usufrui da boa qualidade na prestação de serviços ao cidadão.

- É um repeteco daquilo que já vimos em outras eras.

Desistências

O advogado Luizinho Barbosa anunciou (“in off”) que não seria mais candidato a vereador. Luizinho fez questão de frisar ontem (03/08), pela manhã, que estaria fora da disputa. Outros nomes que se mostravam animados, parece que estão longe da disputa proporcional. Só para se ter uma ideia, em Cuiabá, o atual prefeito Mauro Mendes (PSB) recuou e não vai disputar um segundo mandato. E olha que ele está bem na fita.

- Sendo assim...

Mutações Políticas

Quem se lembra das candidaturas majoritárias em profusão, pré-lançadas em Nobres? Quando a coisa foi se afunilando, elas, aquelas ou coisas outras foram enfrentando um processo de “autofagia”, comum nos corpos políticos portadores de insegurança física/estrutural. São as candidaturas lançadas como “balão de ensaio” para ver se pega vagalume na rede.

- Natimortas e em processo de decomposição.

Queimadas Urbanas

Tem gente reclamando (e muito!) sobre queimadas urbanas lá pelas bandas do bairro Aeroporto. E o pior é que ninguém sabe a quem apelar. No âmbito do município, o setor não está aparelhado para atender. Queimadas urbanas estão proibidas e o jeito é ligar para o telefone: 0800 65 3838 e acionar a Sema.

- Baixa umidade do ar, poeira e fumaça, haja médico para atender.

 Visa

Tem sido comum ver água utilizada em pias ou de máquinas de lavar sendo atiradas para o leito das ruas. Uns são notificados e outros não. O critério deve ser igual para todos, principalmente porque água e asfalto não se misturam.

- Alguém para resolver?

Clima Tenso

A convenção do PMDB, realizada na noite de 02 de agosto, foi tensa entre os convencionais. O partido estava dividido entre o apoio ao PSDB e uma ala com a pretensão de levar o partido para os braços do PSB. A maioria cravou aliança com o PSDB, ainda que a tensão marcasse a convenção. Isso já era previsível e o partido segue dividido.

- Indicativos apontam para um clima de revanche entre os partidários não satisfeitos com o apoio ao PSDB.

Previsões

Em Rosário Oeste, o PSDB vive clima de definições e a opção pelo vice está sendo estudada com cuidado. O DEM, que revelou ter projeto político próprio, estaria longe de uma aproximação com o PSDB. O PSB parece ser a via mais viável e próxima do PSDB para uma provável composição com os tucanos rosarienses. O vereador Júnior, do Bauxi, estaria na mira dos tucanos para essa composição, em cima da hora, marcada para 04 de agosto, no período da tarde.
- Será mesmo? Estamos chutando ou vai ser essa a composição majoritária?
Previsões II
A partir da composição na majoritária entre PSDB e PSB, o destino do DEM passa a ser de independência no cenário político rosariense, como sempre foi, podendo tocar seu projeto próprio com toda tranquilidade possível. É o jogo de xadrez que promete novos lances daqui até o dia 04 de agosto, data da convenção do PSDB, em Rosário Oeste, no Cinema Municipal, desde as 13:30 horas até as 18:00 horas.
- O Distrito de Bauxi está no centro das atenções.
Previsões III
O desmentido da notícia publicada pelo site de Nobres estava colocado de forma correta e o DEM vai mesmo apresentar uma candidatura majoritária em Rosário Oeste e terá a participação do deputado Dilmar Dal Bosco. Anotem aí. Só que não. Dilmar pode ser candidato em Sinop e em Rosário Oeste, o DEM não será vice do prefeito João Balbino que terá Tânia Conrado como a vice a ser avaliada em convenção. Em sendo o vereador Júnior do Bauxi o nome do PSB para compor na majoritária com o PSDB, só mesmo uma candidatura própria pode colocar o DEM na berlinda.
- Erramos ou acertamos? Vamos esperar.

Convenção

A esperança é a de que a convenção do PMDB, marcada para amanhã (02/08) seja calma e serena, mas não é o que se presume. O partido está dividido entre uma candidatura a vice e o apoio ao PSDB. Há quem presuma que a maioria será importante para colocar o partido no seu devido lugar, de um lado ou de outro, mas com coerência e bom senso.

- A maioria é quem decide?

Canseira

A reforma da ponte na Forquilha foi mais um desses fiascos homéricos. A comunidade teve que esperar por mais de duas horas pela chegada do parlamentar autor da indicação que culminou com a reforma da ponte. Se não fosse através de indicação e se o dinheiro investido ali não fosse público, tanto maior seria a espera do público. Alguns poucos só estiveram lá de passagem e outros tantos só esperaram por cerca de 90 minutos pelo visitante ilustre e foram embora.

- Como não havia cadeira... o chá foi de canseira. Realmente, a política está desfigurada por isso.

Canseira II

O dinheiro é do próprio cidadão enquanto contribuinte e o parlamentar é apenas um agente de intermediação entre povo e poder. Muito bem, e a canseira de no mínimo duas horas a espera de algumas poucas palavras, uma fita descerrada e nada mais. Como não estamos em época de eleição estadual, que se dane aqueles que esperam. E aí vem uma outra parte: até quando essa ponte vai aguentar?

- Chá de cadeira na comunidade rural.

Futebol/Convenção

As convenções, doravante, serão comparadas a um clássico de futebol. É proibido ter jogo entre Bonsucesso e Madureira. As convenções agora devem ser comparadas a um Fla/Flu, e onde tiver mais torcida, maior será o prestígio do candidato. Em 2012, na última reunião política do candidato Zé Carlos, o cenário era o de um show de popstar, tantas eram as pessoas em baixo e em cima do palco.

- Já no placar, a maioria não refletiu no resultado.

Vacas Gordas

A política este ano em Nobres está para os políticos como os sonhos de faraó. Quem se lembrar das eleições municipais de 2012, vai reviver os dias de muita fartura na campanha. Tal e qual no Egito de outrora. Mas depois, ou agora, estão os sete anos de “fome”. Então todo o tempo de fartura será esquecido, pois a “fome” ou falta de dinheiro em demasia, arruinará muitas pretensões. A fome que está vindo deve ser tão rigorosa que o tempo de fartura não será mais lembrado. O sonho veio ao faraó duas vezes...

- ... e hoje todos se perguntam: E agora, José?

Vacas Magras 

Ao final de dois anos, senão, três anos, ou quatro e meio... o faraó teve um sonho. Ele estava em pé junto ao rio Nobres, quan­do saíram do rio sete vacas belas e gordas, que começaram a pastar entre os juncos. Depois saíram do rio mais sete vacas, feias e magras, que foram para junto das outras, à beira do rio Nobres. Então as vacas feias e magras comeram as sete vacas belas e gordas. Nisso o faraó acordou.

- Saudades que muitos terão do uso da máquina pública em favor de candidaturas privilegiadas. E quem paga a conta lá no TCE-MT?

“Trigo(nometria) Parabolar”

E lá vai o “hôme” a sonhar: “tornou a adormecer e teve outro sonho. Sete espigas de trigo, graúdas e boas, cresciam no mesmo pé. Depois brotaram outras sete es­pigas, mirradas e ressequidas pelo vento leste. As espigas mir­radas engoliram as sete espigas graúdas e cheias. Então o faraó acordou; era um sonho. Pela manhã, perturbado, mandou chamar todos os magos e sábios de “Nobreyorkcity” e lhes contou os sonhos, mas ninguém foi capaz de interpretá-los”. “Então o chefe dos copeiros disse ao fa­raó: ‘Hoje me lembro de minhas faltas. Certa vez o faraó ficou irado com dois dos seus servos e man­dou prender-me junto com o chefe dos padeiros, na casa do capitão da guarda”.

- Ah! Não guardaram provisões no celeiro... então, preparem-se para o que está por vir. Menos dias, menos dinheiro.

Na VG/Round’s

De um lado, o ex-senador Jaime Campos (DEM) e de outro, o deputado estadual Peri Taborelli; ambos travam uma queda de braço pelo poder em Várzea Grande. Jaime Campos atua na defesa da esposa e prefeita Lucimar Campos e Taborelli tenta se firmar como pré-candidato à prefeito do município. No mês de junho, durante sessão itinerante da AL/MT nas dependências do Sesi/Cristo Rei, não faltaram farpas entre ambos e o presidente da sessão, Eduardo Botelho, no meio das alfinetadas.

- Esse Peri é carne de pescoço.

Na VG/Round’s II

O deputado coronel Taborelli apontou que alocou cerca de 1,5 milhão de emendas para Várzea Grande e anunciou que o dinheiro estaria sendo devolvido por falta de ações e de interesse da administração da prefeita Lucimar. Jaime Campos, representando a prefeita, solicitou réplica, “pela ordem”, e foi atendido. E tome denúncias contra a administração municipal de VG. Sem mandato e só na condição de esposo da prefeita, JC tem se levantado, sempre, contra os ataques do estrategista Peri.

- Isso sim, é um bom jogo de xadrez, onde, manter a rainha incólume é a missão. Vai rolar um xeque-mate?

Convenções Partidárias

O último dia de julho é o começo das convenções municipais no município de Nobres. O PSDB e mais seis aliados farão convenções simultâneas em mesmo local, o Ginásio “Bezerrão”. O PMDB terá convenção no dia 02 de agosto, de forma isolada. De acordo com o que informou um convencional, a maioria esmagadora deverá optar pela coligação na majoritária com o PSDB. De outra parte, o partido estaria sendo sondado para apresentar vice na composição com o PSB, segundo a mesma fonte.

- Logo...

Convenções Partidárias II

Estuda-se a possibilidade de coligação na proporcional entre PMDB e DEM, segundo se tem ouvido por aí. Mas, e se não haver alinhamento para uma composição na majoritária, a proporcional perecerá? Ruim no jogo de damas, entender esse tabuleiro de xadrez é demais para a cabeça de quem tem não mais que quatro neurônios ativos.

- É como tentar jogar futebol em Atlântida, onde a bola não rola. Não é mesmo, Platão?

Pegando Fogo

O clima esquentou, de vez, em Rosário Oeste, por conta de uma denúncia anônima que coloca o prefeito João Balbino em palpos de aranha. A nota veiculada pelo site Bio Rosário é que dá o tom do “fogaréu” que se acendeu entre o comando do canal televisivo e a Prefeitura de Rosário Oeste sob o atual prefeito. A informação dada pelo prefeito foi rechaçada pela direção da tevê e o debate já foi parar nas redes sociais através da receptividade existente em relação ao site Bio Rosário.

- Os próximos capítulos serão de intrigar e aguçar a imaginação do público.

Pegando Fogo II

Em Rosário Oeste, muita gente sabe quem estaria por trás de um blog que vem atacando, sorrateiramente, a administração municipal e também o pré-candidato pelo PSDB, Alex Berto. O centro das atenções são os dois municípios, vizinhos entre si, o que demonstraria que a base anônima do blog seria lá ou cá. Haveria uma conexão entre o clima político tenso e o blog, supostamente “fake”. Ao assumir a posição de normalidade, com nome de seu responsável, endereço, email, telefone, o blog poderá receber as solicitações com direito de resposta sobre as notícias que tem divulgado. No anonimato, a caracterização é a de panfletagem eletrônica e tem gente acostumada a isso, sem assumir pelo que faz.

- Bem, vamos lá, ao que interessa... assistir.

Pegando Fogo III

O administrador do site Bio Rosário está em meio ao tiroteio entre a tevê e o prefeito, tudo por conta de uma denúncia à Ouvidoria Municipal. A denúncia causou o maior imbróglio e o que virou notícia está ‘causando’ na rede social (Facebook). Tudo parecia um pouco mais calmo e só O Dia (blog) é que insistia em fazer as coisas no escuro. Ah! Esse blog... parecia estar anônimo, mas não, tem gente que já sabe quem é quem.

- Qual seria o interesse por trás desse Dia?

Pegando Fogo IV

A tevê é uma concessão do governo e o seu uso para fins eleitoreiros pode resultar em sérios problemas ao detentor da concessão. Quem pensa em se utilizar de um canal de tevê para uso meramente eleitoreiro, vai ter que assumir a bronca, principalmente em período eleitoral. A Prefeitura de Rosário Oeste assumiu que a concessão seria em seu nome. Sendo assim, vem coisa por aí.

- Como reverter esse cenário? Que tal pedir ajuda aos universitários de O Dia?

Pescador de Pérolas

Acordar cedo ajuda na pesca de preciosidades. Por exemplo, na fila de mercado, lá pelo Serragem, a gente ouve notícias de primeira mão. Hoje, cedo, escutamos que um pré-candidato majoritário tem realizado seguidas incursões pelo bairro da Torre. Mas, será porque o bairro é no alto, e ele (o visitante) estaria procurando saber se está nevando por lá? É que o PMDB estaria se posicionando como o fiel da balança, segundo um alquimista político, daí esse vai e vem do pré-candidato majoritário por aquelas bandas.

- Isso, para quem tem uma boa audição é coisa boa.

Pescador de Pérolas II

Ao que consta, não teria ocorrido nenhum caso que necessitasse da presença médica por aquelas bandas, até porque, paciente por lá, é tudo “corintiano”, ou seja, filiado ao SUS. Se não está nevando, qual seria o interesse? A descoberta de um novo Planeta também não é. Para comprar os anéis de Saturno e dá-los de presente, também não é. O que fazer naquelas alturas e lonjuras? Como naquela propaganda de presunto, começa com P e termina em B.

- Será que nevou por lá? E aí o físico perguntaria: “o que pesaria mais, 10 kgs de chumbo ou 10 quilos de algodão?”.

Enquete

Uma enquete que vem sendo promovida pelo portal Bio Rosário,  coloca em questionamento as necessidades do município de Rosário Oeste entre saúde, emprego, educação, agricultura, habitação, segurança e outros. Emprego ocupa o primeiro lugar na lista de necessidades básicas na enquete, enquanto que a citação “outros” obtém 9% entre as prioridades. O difícil é saber o que vem a ser outras prioridades em meio a tantas. Sem estar no topo das reivindicações, um ataque firme e consistente na agricultura em meio a tantas áreas agricultáveis, desde a divisa ou quase isso com o Posto 120, no caminho de Cáceres, passando pela região da Forquilha do Rio Manso até Marzagão, ajudaria a resolver boa parte do desemprego.

- Duas coisas seriam essenciais nessa propositura: estradas trafegáveis e consultoria mercadológica para inserção dos produtos no lugar certo e na hora certa.

Enquete II

O site Bio Rosário tem colocado boas enquetes no ar, faltaria aos políticos absorverem as informações e propor que as suas equipes projetem isso em plataforma confiável de governo. O caso da empresa municipal de água e esgoto de Rosário, infelizmente, está provado que a gestão pública não melhora a qualidade, nem do produto, nem da urgente necessidade de dinamização do sistema como um todo. Será que uma proposta de terceirização pode tirar voto?

- É como diria o pensador de botequim: “que tem medo de xixir (cagar, no popular), é melhor nem comer”.

Sem Receber

E voltamos a repetir, quem contratou os serviços de um narrador esportivo para narrar á decisão do Campeonato Municipal em Rosário Oeste? O radialista não recebeu e quando cobrou, disseram que não tem dinheiro. O secretário de Esporte que antecedeu aquele que saiu recentemente, contratou e pagou certinho. Agora, neste último acerto, à base do fio de bigode, não está valendo. Vamos pagar o moço e acabar com esse blá-blá-blá?

- Chato isso, não?

Sem Receber II

Teve um radialista que trabalhou em Rosário Oeste há uns cinco anos atrás, fala até hoje no ar: “Eaê fulano, cadê o meu pagamento?”. O radialista é o irrequieto Jorginho Mussa, esse dos cinco anos atrás. O de agora, está com a nota empenhada lá a espera “de quando aparecer dinheiro”. Isso ainda vai muito o que falar. Vamos pagar e evitar esse desprazer? Vai que isso cai nos ouvidos da oposição? E ainda tem mais, o futebol amador de Rosário Oeste só tem craque e não merece isso.

- Boa essa, João vai mandar pagar.

Perguntando

Alguém sabe dizer que fim levou o atacadista de Uberlândia (MG), denominado Casas Alô Brasil? Outra pergunta: “quem responde pelo espólio da empresa?”. Juridicamente, se aparecer responsável, isso ainda vai dar pano pra manga aqui em Nobres. A grilagem de áreas de outrem ainda é um caso sério por aqui.

- Tem gente de olho.

Aplicando o 171

“Rafael Lucena Gauna de Almeida, 33 anos, foi detido no bairro CPA 2, quando saía de sua residência. As investigações apontaram que ele agia de má-fé celebrando com sua esposa, Emanuely de Souza Félix Lucena, diversos contratos com pessoas físicas e jurídicas que não foram executados. De acordo com a investigação, no momento da prestação de serviço, eles “desapareciam” após receberem o valor contratado. Emanuely segue foragida da Justiça. Segundo Rafael, ela estaria no Estado de São Paulo. A Gerência Estadual de Polinter (Gepol) da Polícia Judiciária Civil prendeu na manhã desta quarta-feira (20) um estelionatário suspeito de aplicar dezenas de golpes em contratos de decoração de casamentos e aniversários em Cuiabá”.  As informações são da Polícia Judiciária Civil de MT.

- Sem decoração, sem casamento.

Aplicando o 171 II

“O inquérito policial foi conduzido pela Delegacia Especializada do Consumidor (Decon). A delegada Ana Cristina Feldner realizou o indiciamento de Emmanuelly e Rafael pelos crimes de estelionato e propaganda enganosa. As investigações reuniram 54 boletins de ocorrência e o depoimento de 48 vítimas que confirmaram contrato com o casal acusado.A prisão preventiva dos indiciados foi representada pela delegada sob justificativa de restabelecer a ordem pública e econômica, avaliando o fato de o casal ter vitimado mais de 50 pessoas e empresas locatárias. A prisão foi expedida pela Sexta Vara Criminal de Cuiabá”. Informa a PJC de MT.

- A capivara tá grande.

Voltando ao Casão

“A Polícia Judiciária Civil de Rondolândia (1.600 km a Noroeste de Cuiabá) prendeu na madrugada desta quarta-feira (20.07) um fugitivo do presídio de segurança máxima Cone Sul, em Vilhena (RO). Elias Sebastião da Silva, conhecido popularmente como “Elias Maluco” é considerado de alta periculosidade e será recambiado para a cidade de Ji-Paraná (RO). A fuga da cadeia, localizada às margens da BR 364 (cerca de 15 Km de Vilhena), aconteceu no início do mês (01.07). Durante a madrugada, cinco presidiários do Pavilhão “A” conseguiram serrar as grades e alcançar a área externa do presídio”. A informação é da PJC-MT.

- Maluco Beleza.

Voltando ao Casão II

“A prisão em Mato Grosso aconteceu após denúncia anônima informando o paradeiro de Elias aos policiais civis de Rondolândia. Foi realizada uma força-tarefa com o efetivo local a fim de identificar o esconderijo do fugitivo. Ao ser abordado, o criminoso não ofereceu resistência à prisão. Elias participou de um esquema de homicídios em Ji-Paraná (RO), onde a mandante seria a fazendeira Neila Nunes Marques. Em Rondônia, o caso ficou conhecido como “A Dama da Morte”, segundo a PJC-MT.

- Gente fina, de volta “pra casa”.

Last Updated ( Monday, 05 September 2016 19:53 )

 

De 31 dezembro/2016 para trás

O prefeito Gilmarzinho da Ecoplan (PSD) já começa a organizar a sua administração para o começo do fim. Quer fazer história como o construtor de um caminho administrativo sem volta, o da necessária recuperação econômica do município de Nob

Last Updated ( Thursday, 14 July 2016 21:03 )

À beira do caminho

A modorrenta e impassiva política ou a falta dela, como se está se vendo atualmente, tem deixado muita gente com os pruridos em estágio desagradável. A sensação é estranha com relação ao que pode acontecer com o tucanato paroquiano, mais mis

Last Updated ( Sunday, 19 June 2016 12:25 )

TRINCHEIRA XLVII

Bola Fora

A contratação de um narrador esportivo para abrilhantar o evento esportivo municipal em Rosário Oeste causa preocupação. O narrador esportivo trabalhou com a equipe de esporte anterior e recebeu direitinho. O último secretário de Espo

Last Updated ( Thursday, 21 July 2016 21:00 )

Uma conquista que a muitos alegra

Uma conquista que a muitos alegra

“A verdadeira felicidade está na própria casa, entre

as alegrias da família”. ( Leon Tolstoi ).

 

Frases feitas, frases produzidas pela imaginação do indivíduo, mesmo sem ser um pensador renomado, frases de efeito; frases reais, aquelas utili

Last Updated ( Wednesday, 08 June 2016 18:09 )

Pragmatismo x Empirismo

O novo caminho velho estabelecido a partir de algumas siglas partidárias em Nobres está deixando as paredes (cheias de ouvidos) das reuniões internas e vazando a opinião pública acerca de um puritanismo nunca antes visto na política local.

As an

Last Updated ( Tuesday, 07 June 2016 18:38 )

Mamão com açúcar?

Afinal, qual seria o posicionamento público do PSDB, que iria além das cercanias partidárias em relação ao nome que deve apresentar à sucessão municipal aqui em Nobres? Alguns adversários “de ninguém”, já que não há candidatura posta

Os 51 Anos de Nobres

Longe daquele êxtase e da festança exagerada de 2012, quando o gestor público trouxe para Nobres a renomada dupla mineira Victor e Leo, de nível nacional, acalentando o sonho da reeleição, em 2016, a programação do aniversário é modesta.

Last Updated ( Thursday, 12 May 2016 19:13 )

TRINCHEIRA XLVI

Realinhamento
O PMDB, através do seu principal interlocutor, o advogado Donizeu Nassarden, não anda muito satisfeito com o que tem visto em termos de condução política e se propôs a abrir um canal de negociação com vistas a se aproximar do PSD






Last Updated ( Wednesday, 08 June 2016 18:39 )

Page 8 of 40

TRINCHEIRA LIX

Segundo Tempo A reeleição é um processo complexo e de difícil entendimento, mas no caso específico de Nobres, em 2.020, deste é possível tirar muitas lições e talvez a maior delas terá sido a “guerra’ que vem sendo travada pela recolocação no serviço público. Quem perdeu quer um lug

Novas caras, velhas ilusões

O ano de 2.021 começará com um processo político e administrativo novo, com alguns novos vereadores e um pensamento velho, onde alguns acreditam que conseguirão promover uma revolução no cenário político local. São os entusiasmados novos edis, eleitos para o primeiro mandato com a cabeça a